Limbo nas datas dos documentos disponíveis RJ

Prezados, tudo bem? Estou com uma dúvida sobre disponibilidade para desarquivamento de habilitação de casamento no RJ. Meu trisavô português casou-se no Rio em 1906, e encontrei sua certidão no 1º RCPN e solicitei 2ª via.

Acontece que, mesmo na certidão de inteiro teor, não encontro informação da sua cidade de origem. Ninguém da família sabe, nem os netos dele que estão vivos (um desses netos sendo minha avó, de quem pretendo tirar a cidadania).

Pensei em solicitar o tal desarquivamento. Mas o cartório não tem mais. o Arquivo Nacional (pelo site) só consta ter dados a partir de 1939, e a Cúria Metropolitana só diz ter registros até 1889.

Alguém sabe onde mais posso procurar? Estou intrigada sobre esses registros que estão "no limbo".

Comentários

  • Olá. Estranho porque a coisa de 2 anos pesquisei na cúria do Rio os processos de 2 casamentos. Um de 1925 e outro 1936. É eles tinham de muitos anos desde o início de 1900.. depois de um certo tempo todas as paróquias tem q enviar os processos p lá. Vc foi pessoalmente lá na Catedral no Arquivo no subsolo?

  • Ah no arquivo nacional pedi cópias de um processo de casamento ocorrido em 1931. Eles mandaram cerca de 19 folhas num pdf. Onde encontramos o local de nascimento do bendito Português. Apesar de dizer q era de Leiria na declaração q fez p casar colocou São Pedro do Sul em Viseu. Manda um email p arquivo nacional podem te ajudar

  • @moura_schmidt , peguei o processo de habilitação de meus avós no Arquivo Nacional, era de 1920!!

  • @TeresaFarias17 não tentei ir presencialmente na Catedral. Em ligação, me disseram que só estão atendendo solicitações de busca por e-mail. Mas bom saber que achou lá!

  • @Leticialele você foi presencialmente ou buscou pelo site deles?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.