De Avó para neto ou de mãe para filho?
Raul Domingues
Member
Olá!
Gostaria de saber de vcs qual melhor caminho a seguir, sou neto de portugueses.
Faço o processo de cidadania pulando uma geração (minha mãe no caso) ou faço o processo de nacionalidade da minha mãe primeiro e depois consigo o meu direto dela?
Dizem que processo de avós para netos demoram cerca de 2 anos e precisa ser aprovado.
Já o processo de Mãe para filho demoram uns 6 meses e é certo.
Outra coisa, tem alguma diferença(beneficio) pegar direto de pais portugueses do que de avós? Tirando o fato do processo ser mais rápido...
Desde já obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Raul Domingues , se sua mãe está viva, faça o processo dela como filha!
É muito mais rápido e, estando todos os documentos corretos, é um direito garantido (jus sanguinis), e não pode haver oposição (do Ministério Público, por exemplo). Além disso, como neto, você não pode ter servido, voluntariamente, ao Estado Brasileiro, a não ser que tenha exercido funções técnicas.
O primeiro passo é ver onde seus avós se casaram e quem foi o declarante do nascimento de sua mãe.
Se os avós forem portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento deles em Portugal (aconteceria o mesmo se o processo fosse de neto).
Se sua avó é brasileira, no entanto, e seu avô foi o declarante do nascimento de sua mãe, não precisa transcrever o casamento. mande o processo dela para o Arquivo Central do Porto e, em uns 6 meses, ela "nascerá" em Portugal!!
Depois, você transcreve o casamento dela e manda o seu pedido de nacionalidade. A conclusão dos processos será em mais ou menos 1 ano!
Muito mais vantajoso que mandar o processo como neto!
@Leticialele , eu tenho a certidão de casamento portuguesa dos bisavós portugueses. Preciso tirar a certidão de nascimento de um deles ou posso usar a de casamento para fazer o processo de cidadania de pai para filho?
@Mero , você precisa da certidão de nascimento de um deles, de preferência do que foi o declarante do nascimento do filho.
Mas, se não encontrar, pode mandar a do outro, junto com a certidão de casamento portuguesa.
Mas a certidão de nascimento é um documento obrigatório!
@Leticialele , Obrigada!
Obrigado pela dica.
Meus avós são portugueses e se casaram lá mesmo.
Documentos da minha avó para o processo de cidadania da minha mãe seria no caso apenas uma Cópia da Certidão de Nascimento e transcrição de Óbito?
@Raul Domingues , se sua avó nasceu após 1911, uma cópia simples obtida no civil online, basta. O casamento, se ocorreu em Portugal, estará averbado na certidão. A certidão da avó com o casamento averbado é o único documento português necessário para o processo.
Não precisa da transcrição de óbito.
Da sua mãe, a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro.
Obrigado Leticia!