De Avó para neto ou de mãe para filho?

Olá!

Gostaria de saber de vcs qual melhor caminho a seguir, sou neto de portugueses.

Faço o processo de cidadania pulando uma geração (minha mãe no caso) ou faço o processo de nacionalidade da minha mãe primeiro e depois consigo o meu direto dela?

Dizem que processo de avós para netos demoram cerca de 2 anos e precisa ser aprovado.

Já o processo de Mãe para filho demoram uns 6 meses e é certo.


Outra coisa, tem alguma diferença(beneficio) pegar direto de pais portugueses do que de avós? Tirando o fato do processo ser mais rápido...

Desde já obrigado.

Comentários

  • @Raul Domingues , se sua mãe está viva, faça o processo dela como filha!

    É muito mais rápido e, estando todos os documentos corretos, é um direito garantido (jus sanguinis), e não pode haver oposição (do Ministério Público, por exemplo). Além disso, como neto, você não pode ter servido, voluntariamente, ao Estado Brasileiro, a não ser que tenha exercido funções técnicas.

    O primeiro passo é ver onde seus avós se casaram e quem foi o declarante do nascimento de sua mãe.

    Se os avós forem portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento deles em Portugal (aconteceria o mesmo se o processo fosse de neto).

    Se sua avó é brasileira, no entanto, e seu avô foi o declarante do nascimento de sua mãe, não precisa transcrever o casamento. mande o processo dela para o Arquivo Central do Porto e, em uns 6 meses, ela "nascerá" em Portugal!!

    Depois, você transcreve o casamento dela e manda o seu pedido de nacionalidade. A conclusão dos processos será em mais ou menos 1 ano!

    Muito mais vantajoso que mandar o processo como neto!

  • MeroMero Member

    @Leticialele , eu tenho a certidão de casamento portuguesa dos bisavós portugueses. Preciso tirar a certidão de nascimento de um deles ou posso usar a de casamento para fazer o processo de cidadania de pai para filho?

  • @Mero , você precisa da certidão de nascimento de um deles, de preferência do que foi o declarante do nascimento do filho.

    Mas, se não encontrar, pode mandar a do outro, junto com a certidão de casamento portuguesa.

    Mas a certidão de nascimento é um documento obrigatório!

  • MeroMero Member

    @Leticialele , Obrigada!

  • editado May 2021

    Obrigado pela dica.

    Meus avós são portugueses e se casaram lá mesmo.

    Documentos da minha avó para o processo de cidadania da minha mãe seria no caso apenas uma Cópia da Certidão de Nascimento e transcrição de Óbito?

  • @Raul Domingues , se sua avó nasceu após 1911, uma cópia simples obtida no civil online, basta. O casamento, se ocorreu em Portugal, estará averbado na certidão. A certidão da avó com o casamento averbado é o único documento português necessário para o processo.

    Não precisa da transcrição de óbito.

    Da sua mãe, a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro.

  • Obrigado Leticia!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.