Busca de documentos em Portugal

Pessoal, boa tarde.

Espero que estejam todos bem.

Como já fui ajudado no passado e graças às orientações de vocês consegui fazer o processo do meu pai e o meu, decidi entrar em contato e pedir ajuda mais uma vez pois não sei mais aonde pesquisar.

Estou auxiliando dois amigos na busca das certidões de nascimento/batismo dos seus antepassados, mas não consigo sair do lugar. Se alguém puder ajudar de alguma forma, serei eternamente grato.

São eles:

1)Manoel da Silva

Nascimento: 15/09/1897

Local: Foz, Portugal

Pai: Manoel da Silva

Mãe: Maria de Jesus

Passaporte de número 114, expedido em Leiria em 16/03/1921. Localizei a folha com o respectivo registro no LIVRO DE REGISTO DE PASSAPORTES Nº 35 - PT-ADLRA-AC-GCLRA-H-D-001-0035_m0582.tif.

Porém, não há nenhuma informação além do nome. Tenho certeza que é este registro pois temos uma cópia do Registro de Estrangeiros.

Chegou no Brasil em 09 de Abril de 1921 no navio Porto, proveniente de Lisboa.

O que eu já fiz: como o local de nascimento é FOZ, e o pasaporte foi emitido em Leiria, comecei a pesquisa pelos arquivos de Coimbra, cogitando o local de nascimento como Figueira da Foz. Não encontrei nada e a própria Universidade retornou dizendo que também não teve sucesso.

Parti então para Foz do D'Ouro. O arquivo distrital do Porto me passou o link dos livros paroquiais da respectiva freguesia, mas novamente não encontrei nada.

Family Search - nada também.


2)Camila dos Santos

Nascimento: 01/11/1891

Local: Trás os Montes

Pai: Manoel Joaquim

Mãe: Virginia da Conceição Fraga

Cônjuge (supostamente português): Angelo David Prado - nascimento 07/09/1888.

Como Trás os Montes é uma região muito grande, comecei pesquisando por Vila Real, mas nada até agora.

Family Search - nada também.


Alguém tem alguma sugestão ou já passou por algo semelhante?


Obrigado,

Miguel

Comentários

  • @MIguel Costa

    Em 1896 a aldeia de Foz pertencia a freguesia de Serra do Bouro, já em 1921 era freguesia do concelho de Caldas da Rainha.

    https://tombo.pt/f/cld13

    O último livro é justo 1897, mas parece que o Manuel não consta. Pode recuar alguns anos ou procurar o casamento dos pais para confirmar que a pista está correta.

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @MIguel Costa

    Bom dia,

    Olha esse passaporte. O dono do passaporte bate, bem como o nome da mãe.

    Talvez seja o manuel pai, ao invés do manuel filho. Ou pode ser alguém da família.

    O do pai não bate, mas como a localidade é de Leira, quis deixar aqui:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    409671 Manuel Da Silva Batalha Batalha Joaquim da Silva Maria de Jesus Agricultor 42 São Paulo Solteiro

    Se você tem certeza da localidade, você poderia fazer uma busca no Arquivo Distrital. O único problema é que o serviço é pago.

    Espero que seja o seu parente e que ajude na sua busca.

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @MIguel Costa

    Você tentou pesquisar no SIAN nos registros de imigrantes da ilha de flores e o dos navios que vieram para o Brasil?

    Se você tem o nome do navio e o ano, a busca deve ser menor.

    Com esses dados, vc pode pedir o prontuario do estrangeiro no atendimento online do Arquivo Nacional.

    Deixe mais dados dos antepassados e descendentes do português (com ressava para os sensíveis) para receber mais ajuda. Quanto mais informação, melhor para a busca.

    Quem sabe numa habilitação de casamento de um parente nao têm uma informação útil?

    Boa sorte

  • @MIguel Costa

    Possivel parente de "Camila", da extinta Provincia de Trás-os-montes:

    174253 Idalina Da Conceição Fraga Vila Real Vila Real José Augusto Fraga Rosalina Laurina Alves Doméstica 25 Santos Casado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.