Certidão de batismo de avô e avó necessárias?

Boa noite a todos.

Agradeço de antemão a todos que postam aqui no fórum, estou pesquisando bastante e várias dúvidas já foram respondidas em outros tópicos. 

Após algumas horas de busca consegui localizar a certidão de batismo do meu bisavô português em um arquivo digital. 

Entretanto, fui informado por uma advogada de que preciso também do assento da minha bisavó, que também é portuguesa. Ela explicou que dependendo do conservador que pegue o meu processo há chances de que peçam documentos dela também. 

Com isso surgiram algumas dúvidas. Caso alguém possa ajudar serei muito grato.

  1. Preciso realmente da certidão de batismo dos dois portugueses visto que no formulário informo apenas um? Há risco de a aplicação da minha mãe (neta) entrar em exigência pedindo documentos da bisavó?
  2. Estou cogitando fazer o processo por conta própria a fim de reduzir custos. É arriscado fazer dessa forma em vez de contratar um profissional para me assessorar?
  3. Meus bisavós vieram para o Brasil com 1 filho e muito provavelmente já casados. Ninguém sabe, com certeza absoluta, se eles eram casados oficialmente em Portugal. Existe alguma forma de buscar a certidão de casamento apenas por nomes e filiação? Tentei no civilonline porém é exigida a data do casamento e eu não possuo essa informação.
  4. [Caso a reposta da primeira pergunta seja sim.] Minha bisavó era da província Trás-Os-Montes. Existe alguma forma de minimizar o trabalho de busca de sua certidão de batismo? Pois a região engloba mais de um distrito atualmente com muitos concelhos e freguesias.

Muito obrigado desde já.

Comentários

  • editado May 2021

    @eduardo_dmr :

    Sendo ambos portugueses, certamente exigirão a transcrição de casamento dos dois, se se casaram no Brasil.

    Respondendo às suas questões:

    1. Preciso realmente da certidão de batismo dos dois portugueses visto que no formulário informo apenas um? Há risco de a aplicação da minha mãe (neta) entrar em exigência pedindo documentos da bisavó? Sim, conforme dito acima.
    2. Estou cogitando fazer o processo por conta própria a fim de reduzir custos. É arriscado fazer dessa forma em vez de contratar um profissional para me assessorar? Pode fazer sozinho. Aqui no Fórum podemos ajuda-lo. Um "assessor especializado" vai apenas juntar os documentos que você vai providenciar e fazer o envio para Portugal.
    3. Meus bisavós vieram para o Brasil com 1 filho e muito provavelmente já casados. Ninguém sabe, com certeza absoluta, se eles eram casados oficialmente em Portugal. Existe alguma forma de buscar a certidão de casamento apenas por nomes e filiação? Tentei no civilonline porém é exigida a data do casamento e eu não possuo essa informação. Se já vieram com um filho, certamente eram casados. No civil online, coloque uma data qualquer, com menos de 100 anos. Em "Informações adicionais", diga que não sabe se a data está correta. Coloque, se souber, a data de nascimento de ambos. Custa 10 euros, Se não encontrarem, demoram, mas devolvem o dinheiro!
    4. [Caso a reposta da primeira pergunta seja sim.] Minha bisavó era da província Trás-Os-Montes. Existe alguma forma de minimizar o trabalho de busca de sua certidão de batismo? Pois a região engloba mais de um distrito atualmente com muitos concelhos e freguesias. Coloque aqui todos os dados de sua bisavó. Sempre há quem ajude. Procure, também, o passaporte de seu bisavô, onde irá aparecer de onde vieram. Muito provavelmente se casaram na cidade em que sua bisavó nasceu.


  • Obrigado pela resposta @Leticialele

    Farei agora o pedido pelo civil online da certidão de casamento seguindo o seu conselho. Temos quase certeza de que eles eram casados em Portugal e esse pedido se dá somente por desencargo de consciência.


    De qualquer forma a advogada que consultei me passou que eu precisaria da certidão de batismo de ambos os portugueses, mesmo eles sendo casados em Portugal. Essa é minha maior dúvida, pois temos todos os documentos do meu bisavô porém nada da minha bisavó além da certidão de óbito. Você sabe dizer se isso realmente procede?


    A gente acredita que ela tenha nascido na província de Trás-Os-Montes porém não temos certeza. 

    Em contrapartida nosso bisavô nasceu em Braga e como temos um documento do consulado português informando concelho e freguesia consegui localizar a certidão de batismo dele. Consegui encontrar também o registro e pedido de passaporte porém foi feito quando ele tinha 10 anos de idade e não perto da data que vieram ao Brasil

    Procurei por registro de passaporte dela nos arquivos distritais em Vila Real, Guarda, Viseu, Bragança e Braga mas não encontrei.

    Os dados dela são os seguintes:


    Nome: Lucinda da Costa

    Nascimento: 24/06/1891

    Filiação: Lourenço da Costa Machado e Maria Teresa da Costa

    Provavelmente nasceu na província de Trás-os-Montes mas morava em Vila Verde, Braga antes de emigrar para o Brasil.

  • @eduardo_dmr , se eram casados em Portugal, não tem a menor necessidade de mandar o assento da avó!!!

    Infelizmente, quanto a este aspecto, a advogada está equivocada.

  • @Leticialele

    Obrigado!

    Dessa forma vou esperar a resposta do civilonline a respeito da certidão de casamento que solicitei e tentar realizar todas as etapas por contra própria.

  • @eduardo_dmr , perfeito!

    se precisar de ajuda, pergunte aqui!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.