Certidão de batismo de avô e avó necessárias?
eduardo_dmr
Member
Boa noite a todos.
Agradeço de antemão a todos que postam aqui no fórum, estou pesquisando bastante e várias dúvidas já foram respondidas em outros tópicos.
Após algumas horas de busca consegui localizar a certidão de batismo do meu bisavô português em um arquivo digital.
Entretanto, fui informado por uma advogada de que preciso também do assento da minha bisavó, que também é portuguesa. Ela explicou que dependendo do conservador que pegue o meu processo há chances de que peçam documentos dela também.
Com isso surgiram algumas dúvidas. Caso alguém possa ajudar serei muito grato.
- Preciso realmente da certidão de batismo dos dois portugueses visto que no formulário informo apenas um? Há risco de a aplicação da minha mãe (neta) entrar em exigência pedindo documentos da bisavó?
- Estou cogitando fazer o processo por conta própria a fim de reduzir custos. É arriscado fazer dessa forma em vez de contratar um profissional para me assessorar?
- Meus bisavós vieram para o Brasil com 1 filho e muito provavelmente já casados. Ninguém sabe, com certeza absoluta, se eles eram casados oficialmente em Portugal. Existe alguma forma de buscar a certidão de casamento apenas por nomes e filiação? Tentei no civilonline porém é exigida a data do casamento e eu não possuo essa informação.
- [Caso a reposta da primeira pergunta seja sim.] Minha bisavó era da província Trás-Os-Montes. Existe alguma forma de minimizar o trabalho de busca de sua certidão de batismo? Pois a região engloba mais de um distrito atualmente com muitos concelhos e freguesias.
Muito obrigado desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@eduardo_dmr :
Sendo ambos portugueses, certamente exigirão a transcrição de casamento dos dois, se se casaram no Brasil.
Respondendo às suas questões:
Obrigado pela resposta @Leticialele
Farei agora o pedido pelo civil online da certidão de casamento seguindo o seu conselho. Temos quase certeza de que eles eram casados em Portugal e esse pedido se dá somente por desencargo de consciência.
De qualquer forma a advogada que consultei me passou que eu precisaria da certidão de batismo de ambos os portugueses, mesmo eles sendo casados em Portugal. Essa é minha maior dúvida, pois temos todos os documentos do meu bisavô porém nada da minha bisavó além da certidão de óbito. Você sabe dizer se isso realmente procede?
A gente acredita que ela tenha nascido na província de Trás-Os-Montes porém não temos certeza.
Em contrapartida nosso bisavô nasceu em Braga e como temos um documento do consulado português informando concelho e freguesia consegui localizar a certidão de batismo dele. Consegui encontrar também o registro e pedido de passaporte porém foi feito quando ele tinha 10 anos de idade e não perto da data que vieram ao Brasil
Procurei por registro de passaporte dela nos arquivos distritais em Vila Real, Guarda, Viseu, Bragança e Braga mas não encontrei.
Os dados dela são os seguintes:
Nome: Lucinda da Costa
Nascimento: 24/06/1891
Filiação: Lourenço da Costa Machado e Maria Teresa da Costa
Provavelmente nasceu na província de Trás-os-Montes mas morava em Vila Verde, Braga antes de emigrar para o Brasil.
@eduardo_dmr , se eram casados em Portugal, não tem a menor necessidade de mandar o assento da avó!!!
Infelizmente, quanto a este aspecto, a advogada está equivocada.
@Leticialele
Obrigado!
Dessa forma vou esperar a resposta do civilonline a respeito da certidão de casamento que solicitei e tentar realizar todas as etapas por contra própria.
@eduardo_dmr , perfeito!
se precisar de ajuda, pergunte aqui!