Nome de batismo diferente dos demais documentos

Olá! Tenho dúvidas sobre a retificação do nome, para o caso da minha avó, descrito a seguir:

Minha avó: (Maria) Eugenia Gomes, nasceu em Souzelas, 20/12/1882 (registro de batismo com nome de Maria)

Ela veio ainda criança para o Brasil, tenho informações inclusive do navio que chegaram aqui, em 24 de março de 1893. Vieram no navio meus bisavós, com 5 filhos, sendo que uma de 9 anos com nome de Maria e outra de 7 também com nome de Maria. Minha avó era Maria Eugênia mas sempre usou o nome de Eugênia e na certidão de casamento, consta somente o nome de Eugênia. Ela casou em 20/09/1902 e morreu em 1960.

Como na época que ela nasceu, os registros eram os de batismo, só conta o nome de Maria.

Gostaria que me orientassem sobre a retificação, o que eu precisaria fazer para acertar o nome da minha avó e quais documentos. Se seriam na certidão de casamento e de óbito dela, na certidão de nascimento da minha mãe, e em quais documentos mais.

Minha mãe está com 95 anos, e gostaríamos de conseguir a cidadania dela primeiro, como filha de portugueses.

Agradeço desde já!

Comentários

  • @mjvizone , você não vai conseguir retificar o assento em Portugal.

    Terá que provar, com documentos, que a Maria é a Maria Eugênia !

    É possível que o Cartório do casamento exija que se faça uma retificação judicial, pois vai mudar o prenome da pessoa!

    Para o processo, vai precisar de uma certidão da Maria Eugênia certificada pelo Arquivo Distrital e apostilada em Portugal!!

  • Obrigada pelo retorno!

    o problema é que lá só consta o nome de Maria e a filiação.. não consta em nenhum lugar o nome de Maria Eugênia... e aqui no Brasil, só tenho a certidão de casamento onde consta a idade, filiação porém o nome de Eugênia...

    Não tem outra forma do consulado reconhecer que trata-se da mesma pessoa? Tenho os dados inclusive do navio, e a idade bate certinho..

    O meu avô também era português, porém eu não consegui encontrar os dados de nascimento dele.. minha mãe conta que ele dizia que morava numa vila de pescadores, em Monte Mor o Velho, mas não achei... ela conta que era comum eles errarem a idade.. e até a data de nascimento ... e aí fica mais difícil, e se eu encontrasse, não teria o problema de não “bater” a idade que consta na certidão de casamento?

  • editado May 2021

    @mjvizone , você diz que vieram 2 Marias para o Brasil. Conseguiu o processo do passaporte de seu bisavô? Ela deve ter tirado esse nome Eugênia de algum lugar!

    Como era o nome do bisavô?

    E do avô que era de Montemor o Velho?

  • Obrigada novamente por me retornar!

    Nunca pensei em ver o processo de passaporte do meu bisavô.. não sei o que precisaria fazer..

    Abaixo os dados dos meus avós e bisavós. Candida é a minha mãe que está com 95 anos. Meu avô também veio criança pra o Brasil, com menos de 10 anos, talvez uns 6 ou 7 anos...

    Estou anexando um PDF que é a foto do livro de imigrantes, onde consta a chegada do meu bisavô Antônio Gomes, com a família. Também em anexo a certidão da minha avó Eugênia, que aparece com o nome de Maria.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.