Dúvida em pesquisa nos aquivos distritais

Olá pessoal,

Estou querendo realizar uma busca nos Arquivos Distritais de Vila Real. Li a parte do fórum onde explica direitinho o processo e vi os vídeos que eles disponibilizam, mas tenho uma dúvida. Pelo que entendi, eles realizam a pesquisa primeiro e depois te cobram para mostrar os resultados. Há possibilidade deles fazerem a pesquisa, te cobrarem e depois responder que não acharam nada?

Agradeço a atenção,

Obrigado

Comentários

  • @edsartorato , sim. Por que você próprio não procura nos livros disponíveis? https://tombo.pt/d/vila-real

    Tem que ter paciência e perseverança, mas os resultados são compensadores!

  • Ola @Leticialele , obrigado pela resposta. Eu gostaria de pesquisar, mas nesta freguesia não tem livros disponíveis online do ano do nascimento dele.

  • @edsartorato , você quer dizer que não encontrou nada, ou que não tem a imagem do documento?


    Se existe o registro, mas sem a imagem, você pode solicitar uma cópia não certificada para investigação.

  • Ola @eduardo_augusto , não encontrei nada. No Arquivo de Vila Real, quase não há buscas de certidões de batismo pelo sistema online. Por exemplo, se eu busco certidões de batismo entre os anos de 1900 e 1920, o sistema acha apenas 4. Então, acabei partindo para os livros e buscando registro por registro no período próximo à data de nascimento que eu tenho (06/12/1903). Mas nas Freguesias de Vilarinho das Cotas e Vale de Mendiz, onde eu tenho maior esperança, não há imagens dos livros a partir de 1900.

    Eu pensei em pedir a cópia para investigação, mas como eu não tenho o local exato (se é Vilarinho das Cotas, Vale de Mendiz ou outro Vilarinho em Vila Real), acredito que eles vão me pedir para fazer uma pesquisa.

  • @edsartorato , faça três pedidos distintos, um para cada freguesia, um a cada dia.

    Em informações adicionais, coloque que não tem certeza de que a freguesia é aquela declarada. Não peça pesquisa, peça o assento a ser descarregado pela web.

  • Ok, @Leticialele , vou fazer assim. Obrigado!!

  • @edsartorato , eu também estou enrolado, minha mãe "uma vez, há muito tempo" viu um documento do meu bisavô que dizia que ele era de trás-os-montes. Mas ja nao temos mais acesso a esse documento, e "vila real" é um lugr bem grande!


    Espero que voce tenha sorte!

  • @eduardo_augusto , Trás -os-Montes, além de Vila Real, abrange Bragança e parte dos Distritos de Viseu e Guarda...

  • @eduardo_augusto Sim, é bem grande. E o de Bragança, que bem lembrou a @Leticialele , também é grande. E os nomes são muito iguais. Por exemplo, no documento de imigração de meu bisavô consta que ele nasceu em Vale-Vilarinho. Só Vilarinho, existem 15 ou 16 freguesias em Portugal - dessas 7 em Vila Real e 5 em Bragança. Estou procurando em Portugal, mas estou também atrás de mais informações aqui no Brasil para refinar a busca. Talvez seja mais fácil você ir atrás de mais dados do local aqui no Brasil antes de procurar em Portugal.

  • @edsartorato , pois é, se eu tivesse começado essa busca uns 10 anos atrás, as coisas seriam diferentes. Nenhum dos filhos do meu bisavô é vivo, e nenhum dos netos do meu bisavô o conheceram. Assim eu só tenho o que está nas minhas mãos.

    Eu sei que estou perto - afinal "só" me falta registro de batismo/nascimento dele, mas onde encontrar esse documento, eu não sei...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.