Transcricao de Casamento

Ola Pessoal,
Eu estou precisando transcrever o meu casamento, mas pelo que pesquisei demorara cerca de 4 meses caso eu decida pedir pelo consulado em sao paulo.
Voces saberiam me dizer , se eu poderia fazer a transcricao do meu casamento por portugal por meio de procuracao?
Pois desta forma seria bem mais rapido e eu nao perderia tanto tempo.
Agradeco desde ja, caso voces possam me ajudar.

Comentários

• Carlos

Se voce tiver alguem em Portugal que possa fazer a transcrição, é so fazer uma procuração publica dando direitos a essa pessoa a fazer o averbamento e transcrição do casamento, essa procuração tem que ter firma reconhecida e autenticada no consulado, juntar a certidão de casamento com firma reconhecida, autenticada no itamaraty e legalizada no consulado , a certidão de nascimento de inteiro teor do brasileiro, autenticada no itamaraty e no consulado e a xerox autenticada do RG do brasileiro e autenticada no consulado tambem e a certidão de nascimento do protugues.
  • Falando em transcricao de casamento, estou indo a Portugal na proxima semana fazer a minha, e so pra dizer que a 1(primeira) Conservatoria de Lisboa esta fazendo transcricao sem precisar de marcacao.
    Ai segue o email q recebi hoje:
    Ex.ma Srª
    Informo V. Exª de que para fazer a transcrição de casamento não é preciso fazer marcação. São necessários a certidão de casamento e a certidão de nascimento do estrangeiro. São 100,00 EUR e não é preciso procuração se for a srº a vir.
    Com os melhores cumprimentos,
    O 1º Ajudante,
    Fernanda de N. Quintal
    Falaram que em 15 dias fica pronta, mas acredito que em menos tempo, eu aviso qto tempo levou.
  • Cibele

Por gentileza nos mantenha informada
    Pois estou indo em fevereiro e irei transcrever meu casamento também direto em Lisboa
    Depois passe os prazos e os endereços
    Muito obrigada
    e boa sorte
    bjusss
  • Ju e Du,

voltei hoje de Portugal e deu tudo certo, ja transcrevi o casamento e me deram prazo de 5 dias uteis pra ficar pronto.

Fui na 1 ( primeira ) conservatoria do registro civil que fica na Av. Fontes Pereira de Melo, numero 7, 4 andar, em Lisboa. A 1 Ajudante e muito simpatica. E os documentos sao aqueles que eu citei anteriormenta, mais nada.

O BI vc tira no centro de documentacao do Areeiro, sai no mesmo dia pagando taxa de urgencia e o passaporte eu tirei na loja do cidadao das laranjeiras.
  • cibeli

voce esta fazendo a transcriçao de casamento e pretente passar a nacionalidade a seus filhos?

Estou perguntando porque quero fazer minha transcriçao de casamento e tentar a cidadania aos meus filhos que ainda sao menores de idade (6 anos e tres anos).

Voce saberia me disser se preciso transcrever o casamento e atribuir a nacinalidade para a esposa e depois aos filhos ,ou como fica esta sequencia?

obrigado
  • RE,

voce pode pedir a nacionalidade direto para seus filhos, sem precisar transcrever seu casamento se foi voce quem declarou o nascimento deles
    Bem, nao custa transcrever o casamento tbem,mas isso nao da direito da sua esposa adquirir a nacionalidade, precisaria residir em Portugal por 3 anos e provar vinculo com a comunidade. ( Se eu conseguir a nacionaidade para o meu marido,sem morar em Portugal,eu dou meu depoimento )
    Abaixo esta o link do IRN, ond tem as nstrucoes pra voce registrar seus filhos.
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da8429/
  • cibele

A esposa do nacional portugues naturalizado nao pode ter direito,somente os filhos ?

ou tem um certo tempo e poderar ter?
  • RE,

o conjuge do nacional portugues, tanto recebido por atribuicao qto naturalizado, tem direito a cidadania apos tres anos de casamento ( deve ser seu caso ) ou uniao de fato.

Ate ai, tudo bem, o problema e que eles pedem prova de ligacao afetiva com a comunidade portuguesa, e ai, e meio q subjetivo, precisa morar em portugal, pagar impostos, conta conjunta e etc. O que posso te dizer, e que conheco uma pessoa que mora aqui em Londres, casada e ja separada de um portugues, que nunca morou em portugal e que conseguiu a nacionaidade, uma luz no fim do tunel.

Vou seguir os passos dela, se ela conseguiu pq nao vou conseguiur ? rsrrs Tem que tentar !
  • cibele

mas me conta como foi que ela conseguiu ,,,,,,,,,,,,,,,

simplesmente mandou os documentos e conseguiu,,,,??????

O caso comprovar o casamento de tres anos eu tenho sete entao nao terei problema?

no caso das crianças é somente encaminhar os documentos deles ,nao precisa comprovar ligaçaocom a comunidade portuguesa?
  • RE,

as criancas sao o mais facil. Alias, hoje liguei no consulado de portugal aqui de londres e eles me disseram que eu apenas tenho que fazer o regisTO dos meus filhos no consulado, nao preciso fazer processo de nacionalidade nenhum, pq eles sao menores. Eles ainda vao me mandar um e-mail pra confirmar o dia q vou la e quais os documentos q preciso.

Mas pode fazer pelo correio, mandar direto pra CRC, como vc e naturalizado tem custo para seus filhos, acho que sao 110 ou 120 euros pra cada um, os documentos estao no link que eu ja passei, ah! nao precisa comprovar vinculo algum, isso e so pro conjuge do nacional portugues.

Qto a minha amiga, ela vai me passar os detalhes bem certinho de como montar o processo, depois eu escrevo, e os seus anos de casado ja sao mais que suficientes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.