Preciso de ajuda para encontrar certidão do pai português da minha esposa!
Por favor alguém poderia me ajudar a encontrar certidão do pai português da minha esposa?
Segue as informações que possuímos até então:
Filho: Agostinho de Gouveia
Pai: João de Gouveia
Mãe: Rosa de Jesus de Freitas
Data de nascimento: 16/08/1942
Ele provavelmente nasceu na Ilha da Bandeira.
Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ariandrade , com essa data de nascimento, peça a certidão no civil online
Em Freguesia, Concelho e Distrito, coloque os 3 compatíveis com o lugar em que acha que ele nasceu.
Em "Informações adicionais", diga que não sabe ao certo a Freguesia e o Concelho.
Bom dia @ariandrade
Achei o registro de imigrante dele https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G965-Q7R3?i=180&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVMF-MHNH
Segundo consta, ele nasceu na Freguesia de Porto da Cruz, Conselho de Machito, Distrito da Ilha da Madeira, inclusive o passaporte de vinda para o Brasil, tbm foi emitido na ilha.
No site do Tombo, não consta os registros deste período, porem agora fica mais facil, entre com o pedido direto no arquivo distrital da Ilha da Madeira
Bom dia!
Graças a ajuda de vocês consegui reuni todos os documentos para dar início ao processo da minha esposa. Agora tenho as seguintes dúvidas: para onde devo enviar o processo e como fazer o pagamento usando o cartão de crédito?
No formulário para pagamento com o cartão de crédito e preencho com meu endereço e código postal ou com o código postal da conservatória que vai receber o processo?
Desde já agradeço pela ajuda!
@ariandrade , como é atribuição de filha, pelo artigo 1C, mande o processo para o Arquivo Central do Porto:
Rua Visconde de Setúbal, nº 328
4200-498 – Porto
No formulário para pagamento por cartão de crédito, coloque seu endereço e código postal. Pode mandar para a Conservatória que desejar. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Obrigado @Leticialele !!!! Só pra confirmar se entendi bem sua resposta!
@ariandrade , correto. Pode colocar o seu email e, neste caso, você receberá o formulário. Ou pode colocar o email de qualquer pessoa
Obrigado @Leticialele, fiz o pagamento e recebi o formulário no mesmo minuto!
@ariandrade , perfeito! Boa sorte!!
Boa tarde!
Poderia ter algum problema ao enviar a carteira de habilitação como documento de identificação do interessado?
@ariandrade , se vai mandar o processo para o ACP, pode mandar cópia autenticada e apostilada da CNH.
Vou mandar para o ACP sim, muito abrigado @Leticialele!
Olá!
Enviei o processo da minha esposa pela HDL no dia 29/06 e foi entregue no Arquivo Central do Porto em 02/07 e no dia 12/07/21 recebi a chave de acesso do processo.
Já estou me preparando para dar início ao processo da minha filha de 3 anos. Minha esposa será a portuguesa e eu fui o declarante do registro de nascimento. Nós temos apenas a união estável registrada em cartório. É necessário comprovar que ela é a mãe por meio da certidão de casamento ou a assinatura dela no requerimento será suficiente?
@ariandrade, para a atribuição de sua filha, sua esposa pode firmar uma declaração, com assinatura reconhecida por autenticidade e apostilada, informando que não era casada com você quando a filha nasceu.
Para você solicitar a cidadania portuguesa por aquisição, terá que confirmar e homologar a união estável em um Tribunal português (ação de revisão e homologação de sentença estrangeira), através de advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal.
Bom dia, @Leticialele!
O processo da minha esposa (Gilda) já foi finalizado e já temos o assento de nascimento dela. Solicitei a copia reprográfica reprográfica da certidão de nascimento da minha filha (Ana Luísa) e para minha surpresa consta que Gilda é natural de Pirapora-MG quando na verdade é Montes Claros-MG. Você acredita que posso abrir o possesso da Ana Luísa mesmo com esse pequeno erro no documento, ou terei de corrigir antes?
Desde já agradeço pela atenção.
@ariandrade , peça a retificação da certidão de sua filha, usando a certidão de nascimento brasileira da mãe. Leva de 15 a 20 dias e faz no próprio Cartório do RCPN