Preciso de ajuda para encontrar certidão do pai português da minha esposa!

Por favor alguém poderia me ajudar a encontrar certidão do pai português da minha esposa?

Segue as informações que possuímos até então:

Filho: Agostinho de Gouveia

Pai: João de Gouveia

Mãe: Rosa de Jesus de Freitas

Data de nascimento: 16/08/1942

Ele provavelmente nasceu na Ilha da Bandeira.

Desde já agradeço!

Comentários

  • @ariandrade , com essa data de nascimento, peça a certidão no civil online

    Em Freguesia, Concelho e Distrito, coloque os 3 compatíveis com o lugar em que acha que ele nasceu.

    Em "Informações adicionais", diga que não sabe ao certo a Freguesia e o Concelho.

  • Bom dia @ariandrade

    Achei o registro de imigrante dele https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G965-Q7R3?i=180&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVMF-MHNH

    Segundo consta, ele nasceu na Freguesia de Porto da Cruz, Conselho de Machito, Distrito da Ilha da Madeira, inclusive o passaporte de vinda para o Brasil, tbm foi emitido na ilha.

    No site do Tombo, não consta os registros deste período, porem agora fica mais facil, entre com o pedido direto no arquivo distrital da Ilha da Madeira

  • Bom dia!

    Graças a ajuda de vocês consegui reuni todos os documentos para dar início ao processo da minha esposa. Agora tenho as seguintes dúvidas: para onde devo enviar o processo e como fazer o pagamento usando o cartão de crédito?

    No formulário para pagamento com o cartão de crédito e preencho com meu endereço e código postal ou com o código postal da conservatória que vai receber o processo?

    Desde já agradeço pela ajuda!

  • @ariandrade , como é atribuição de filha, pelo artigo 1C, mande o processo para o Arquivo Central do Porto:

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    No formulário para pagamento por cartão de crédito, coloque seu endereço e código postal. Pode mandar para a Conservatória que desejar. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • Obrigado @Leticialele !!!! Só pra confirmar se entendi bem sua resposta!

  • @ariandrade , correto. Pode colocar o seu email e, neste caso, você receberá o formulário. Ou pode colocar o email de qualquer pessoa

  • Obrigado @Leticialele, fiz o pagamento e recebi o formulário no mesmo minuto!

  • @ariandrade , perfeito! Boa sorte!!

  • Boa tarde!

    Poderia ter algum problema ao enviar a carteira de habilitação como documento de identificação do interessado?

  • @ariandrade , se vai mandar o processo para o ACP, pode mandar cópia autenticada e apostilada da CNH.

  • Vou mandar para o ACP sim, muito abrigado @Leticialele!

  • Olá!

    Enviei o processo da minha esposa pela HDL no dia 29/06 e foi entregue no Arquivo Central do Porto em 02/07 e no dia 12/07/21 recebi a chave de acesso do processo.


    Já estou me preparando para dar início ao processo da minha filha de 3 anos. Minha esposa será a portuguesa e eu fui o declarante do registro de nascimento. Nós temos apenas a união estável registrada em cartório. É necessário comprovar que ela é a mãe por meio da certidão de casamento ou a assinatura dela no requerimento será suficiente?

  • @ariandrade, para a atribuição de sua filha, sua esposa pode firmar uma declaração, com assinatura reconhecida por autenticidade e apostilada, informando que não era casada com você quando a filha nasceu.

    Para você solicitar a cidadania portuguesa por aquisição, terá que confirmar e homologar a união estável em um Tribunal português (ação de revisão e homologação de sentença estrangeira), através de advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal.

  • Bom dia, @Leticialele!

    O processo da minha esposa (Gilda) já foi finalizado e já temos o assento de nascimento dela. Solicitei a copia reprográfica reprográfica da certidão de nascimento da minha filha (Ana Luísa) e para minha surpresa consta que Gilda é natural de Pirapora-MG quando na verdade é Montes Claros-MG. Você acredita que posso abrir o possesso da Ana Luísa mesmo com esse pequeno erro no documento, ou terei de corrigir antes?

    Desde já agradeço pela atenção.

  • @ariandrade , peça a retificação da certidão de sua filha, usando a certidão de nascimento brasileira da mãe. Leva de 15 a 20 dias e faz no próprio Cartório do RCPN

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.