Dados do meu Avô português estão corretos mas da minha avó brasileira não. Retifico ?

Boa noite Amigos,

Meu avô é português tenho toda documentação dele e ele registrou meu pai na menor idade (dias depois de seu nascimento) mas o nome da minha avó, brasileira, que consta na certidão de nascimento do meu pai diverge do meu.

Exemplo:

Nome do meu avô : Joaquim de Souza oliveira pereira

Nome da minha avó na certidão do meu pai : Maria dos santos Oliveira Pereira

Nome da minha avó na minha certidão: Maria dos santos Souza Pereira


Na certidão de óbito do meu pai consta Maria dos santos Souza Pereira

Na certidão de óbito do meu avô consta Maria Souza Pereira


Aparentemente ouve uma "confusão" na hora da inclusão de sobrenome.

Observação 1: Na certidão de casamento consta o nome dela de solteira: Maria dos santos Rocha por algum motivo ela registrou com o nome que ela adotou depois de casar no papel mas que não consta na certidão (livro)

Observação 2: Todo o registro referente ao português está correto nas certidões de nascimento desde o nome do português até o nome do pai do português (meus bisavós) comprovando o nascimento dele em Portugal.


Preciso retificar ?


Desde ja muito obrigado!

Comentários

  • @andre1231

    Qual o nome da avó na certidão de nascimento e de casamento dela? (nessa ordem)

    Terá que buscar uma composição e se agarrar a ela. A que cause menos dano. todas elas são válidas. Mas não deveria haver múltiplas formas. Veja nos documentos que precisa para fazer a nacionalidade, não em todos os documentos que possui.

    Uma eventual retificação se faz do documento mais antigo, corrigindo os mais recentes, em sequência. Só faça se não tiver como evitá-la.

    Suprimir algum nome da avó geralmente pode ser aceitável, porque na próxima geração o nome da avó vai desaparecer. Apenas tem que caracterizar que se trata da mesma pessoa. Se houver exigência, desde que tenha os documentos, depois você faz as correções. Apenas cuide em minimizá-las, e evitar desdobramentos futuros.

  • andre1231andre1231 Member
    editado April 2021

    @gandalf

    A certidão de nascimento da minha avó (brasileira) eu não tenho apenas do meu avô (português)

    Na certidão de casamento dela consta Maria dos santos Rocha.


    Os documentos que preciso para fazer a nacionalidade são apenas as certidões de nascimento minha (neto do português), do meu pai (filho do português) e do meu avô (português) existe a divergência nos dados da brasileira (minha avó).

    será que entraria em exigência?

    Pois se for observar nos registros o que muda é a informação do sobrenome da avó brasileira: Na minha foi usado o Oliveira e na do meu pai Souza.

    o nome do meu avô Joaquim de Souza oliveira pereira.


    Muito obrigado pelo seu retorno!

  • @andre1231

    Sua avó não conseguiria se casar sem apresentar uma certidão de nascimento. Portanto ela existe, apenas você não achou ainda.

    Eu sou de opinião que em processos de netos, a transcrição do casamento do avô português é obrigatória. A Leticialele acha que poderia não ser necessária. Mas ninguém sabe ao certo.

    1. Se você tivesse os documentos requeridos para a transcrição, eu diria pra seguir em frente. Se pedissem, você faria a retificação e/ou a transcrição do casamento.
    2. Se você retificar antes o nome da avó am sua certidão antes de iniciar o processo, e se eles não exigirem a transcrição do casamento, você se deu bem.
    3. Se houver exigência de uma dessas coisas: você poderá ficar em dificuldade por não ter os documentos.

    Essa avó não está na linha de sangue do português, que é seu avô, e seu pai. Ela é coadjuvante, mas já vi exigirem a retificação mesmo assim.

    Eu acho que lidar com duas incertezas é arriscado. Veja no seu cartório se pode retificar o nome da avó apenas com a certidão de casamento, através de uma "retificação administrativa". Converse diretamente com o tabelião (não com o atendente do balcão). Faça o nome da avó na sua certidão ficar igual ao nome da mãe na certidão de seu pai. É um bom começo.

    Aí voce vai lidar somente com a incerteza da transcrição do casamento, que como o nome é grande e não deixa dúvidas de que seja a mesma pessoa, pode ser que consiga sem ter exigência.

    No entanto, se houver exigência da transcrição do casamento, vai precisar da certidão de nascimento de sua avó brasileira. Seria melhor procurar com mais afinco para o caso de precisar dela.

  • @gandalf


    Entendido, muito obrigado pela ajuda!

  • Bom dia,

    Uma duvida que surgiu, eu tenho minha certidão de nascimento e a certidão de nascimento do meu pai será que com esses documentos o cartório faz a alteração administrativa do nome da minha avó em minha certidão deixando idêntica a do meu pai ?


    O cartório onde nos registramos não fica em nosso estado o contato com o cartório esta sendo por telefone

  • @andre1231 , pergunte ao Cartório que documentos eles exigem para a retificação administrativa. Cada um tem exigências próprias.

    A certidão de nascimento do seu pai (original) , acompanhada de um requerimento, deve ser suficiente para a retificação.

  • @Leticialele

    Tentarei contato com eles na segunda para ver oq dizem. Muito obrigado!

  • O cartório falou que precisa da certidão de nascimento da minha avó (nao tenho esse documento) para poder alterar o nome ou então por vias judiciais.

    Na certidão do meu pai esta diferente da minha acredito que isso devia bastar mas enfim Brasil e suas " particularidades ".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.