Diligencia oficiosa

Hj a Rosângela viu o processo do meu pai e está em diligencia oficiosa alguém sabe o que significa isso, o que eu devo fazer?
Até agora não recebi nenhuma carta, telefonema e e-mail, será que falta algo, alguém já pássoui por isso?

Estou preocupado.

Comentários

• Serginho

Quando eu estava fazendo a da minha mãe, me informaram isso ,em varias vezes que liguei, não se preocupe,i sso são so informações que eles vão pedindo, sobre os portugueses, isso é um procedimento normal.
  • Eu nunca ouvi isso da conservatoria, mas nao custa perguntar pra atendente, ela explica !
  • o processo do meu pai tb esteve em 'diligencia oficiosa', isso acontece em geral quando esta faltando algum documento ou informacao. Se eh algo que vc deve providenciar eles mandam uma carta, se eh algo que eles mesmos tem que pesquisar, so resta aguardar. Mas eles informam sim o motivo da diligencia.

Serginho, vc nao conseguiu uma copia da certidao de nascimento de seu avo? Nao eh isso que ta faltando?
  • Na da minha mãe não faltava nada, e tambem ficou em diligencia oficiosa, isso são pesquisas que els fazem sobre o portugues, mesmo que esteja com os docs todos certos, não se preocupe.
  • Mandei todos os documentos obrigatórios, pedi para eles pegarem a certidão do meu avô.
    Mandei tbm uma certidão de casamento dos meus avós sem o selo consular ( já que não era necessário) só enviei para confirmarem o nome do meu avô já que na certidão de nascimento dele consta apenas o primeiro nome.
  • Serginho

Não se estresse, isso é normal.
  • Para dar continuidade ao tópico...

A Rosângela viu pra mim que eles estavam esperando a certidão do meu avô chegar em Lisboa, agora parece que vai. Só faltam eles confirmarem que está tudo correto.

Obrigado mais uma vez Rosângela
  • Serginho

Se preparaaaaa, eu acho que essa semana voce vai ter uma otima noticia, aguarde e verá,rsssss.
    Beijos
  • Serginho, ja fica com seus docs prontos, porque assim que vc receber a noticia, pega o numero do acento e ja manda o seu.
  • a proposito, Sandra. Pra quem fica registrado na CRC (como meu pai), qual eh a freguesia e o concelho (pra eu ja botar no formulario)? Amanha ja vai completar 15 dias uteis (3 semanas) que o processo do meu pai ta na fila pra ter o numero de assento de nascimento lavrado.

A atendente da conservatoria disse que deve sair essa semana, entao ja to com a mochila pronta, rs.
  • Lara

A freguesia é o Estado onde ele nasceu e Concelho a cidade.
  • no Brasil isso? achei que no registro portugues ele tb 'nasceria' em nova freguesia e concelho, kkkkk. o que na verdade nao faria muito sentido ne... So o ano do assento eh que vai ser 2008, eh isso? Ou vai ser o ano de nascimento dele?
  • Lara,

o ano do assento sera 2008.
  • Ricardo fica tranquilo, SE vc precisar fazer algo eles te informam por carta, mas é bom vc contata-los pois dai se adianta ao prazo da carta chegar etc etc...

Tenta esse e-mail aqui crcentrais.nacionalidade-e@dgrn.mj.pt ele é direto do setor de nacionalidade, eles demoram um pouco (uns 8 dias) mas te respondem direitinho.

Mas cara se for por naturalização antes de 4 meses nem se estressa, o jeito é esperar mesmo!!
  • Ricardo,

eu falo pela experiencia que tive com 3 atribuicoes. O processo chegando na CRC eles passam para o conservador que avalia a documentacao, nao sei hoje, mas ha um ano atras tinha prazo de 20 dias para comunicar se estava faltando algo, do contrario, se esta tudo ok, o processo e deferido, e ja tem parecer favoravel, por isso muitas vezes em menos de um mes voce escuta que tem parecer favoravel, que esta tudo ok, e que so falta .. . . . a segunda parte, que e a mais demorada, o bendito assento.

Bem, ai pra fazer o assento leva mais tempo, porque eles dizem que nao tem pessoal suficiente pra fazer o registro, muito trabalho e pouca gente, dizem que ta pra sair a qualquer dia, bem, liguei tantas vezes e ate me ofereci pra ajudar a escrever os benditos assentos, enfim, essa a historia que eu tenho pra lhe dizer, em resumo, se faltar algo, nao sei qdo vc mandou, eles vao te falar logo, e se depois de um mes que vc mandou ainda nao tem parecer favoravel, ai voce questiona.

Da minha mae em um mes tinha parecer favoravel, levou mais 2 meses para fazer o registro, a minha em 15 dias tinha sido deferido, levou mais 35 dias para fazer o registro.

Boa sorte pra vc, vai dar tudo certo, nos e que somos ansiosos e queremos tudo pra ontem ! ( e que o diga a minha ansiedade )
  • Quando fiz a da minha mãe,e me informaram que ja estava aprovada, demorou so 1 semana pra me darem o numero de acento.
  • Ricardo

Voce esta se precipitando, pois e muito cedo pra ligar la. Tres semanas e um prazo muito curto, voce so vai gastar ligacao, pois com certeza ele te dirao que nao tem informacao ainda.
    Minha opniao e que voce aguarde mais um pouco, ainda mais nesse mes de dezembro que o pessoal fica mais escasso por la.
  • Ricardo

Cheguei atrazado. mas pode esperar mais 3 semanas, o interessante e ja ter o numero do assento quando eles lavrarem sua certidao de nascimento portuguesa.

Agora percebi neste topico que ninguem respondeu a pergunta sobre "Diligencia Oficiosa". Diligencia oficiosa sao as documentacoes ditas "oficiosas" que a Conservatoria pede aos orgaos competentes. No caso das Naturalizacoes sao certidoes criminais portuguesas, controle de fronteiras e nada consta na interpol. Na atribuicao apenas fronteiras, acho. Ta explicado
  • Valeu Maestro

Acho que essa semana sai a cidadania do meu pai, a Rosângela disse que essa semana eles teriam uma resposta.
    Ansiedade continua.
  • Mais uma vez obrigado Rosângela, vc é a única pessoa que me passa informação de Portugal, aliás eu descobri como que o pessoal da conservatória faz em relação aos e-mails... O critério é simples, quando eles recebem algum e-mail do Sérgio eles apagam na hora.

abraços
  • Exmo. Sr. Wesley Xavier,
    No seguimento do seu e-mail de 07 de Outubro último, informa-se V.Exa. de que, se mantém actualizada a informação prestada por esta Conservatória em 17/09/2008, por esta mesma via, em como o seu processo se encontra em fase de instrução, a aguardar resposta a informação solicitada por esta Conservatória, no âmbito das diligências oficiosas previstas no nº 5 do artigo 27º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, aprovado pelo Decreto-Lei nº 237-A/2006, de 14 de Dezembro.
    Mais se informa V.Exa. de que, caso venha a ser necessário qualquer esclarecimento, documento adicional ou diligência a efectuar por parte do requerente, V.Exa. será notificado por esta Conservatória dos Registos Centrais, para o endereço que identificou no processo.
  • msm situação diligências oficiosas!!! hauhaua
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.