Demora de quase 2 anos para nacionalidade de crianças.

Olá, fiz minha nacionalidade em 2009 e o processo demorou 4 meses.

Recentemente fiz dos meus filhos, ambos pequenos (1 e 4 anos), mas está muito lento. Comecei em julho de 2019. Só consegui marcar a entrega dos documentos em fevereiro de 2020 e até então o processo está parado. No site, vejo que está “Processo encaminhado ao Sector” até hoje.

é normal essa espera de quase dois anos? Sei que com a pandemia, tudo ficou muito atrasado e lento. Mas por ser nacionalidade de filhos pequenos e por estar há mais de dois anos parado, será que tem algo errado?

alguém já fez processos de crianças pequenas? É lento assim?

muito obrigado

Comentários

  • Estou pensando em ir para Portugal fazer por lá, será que seria mais rápido?

    estou só aguardando isso pra me mudar pra lá, achei que fosse demorar meses, não anos rsss

  • @leandropsi , você fez pelo Consulado? Qual?

    Se tivesse mandado para o ACP, já seriam portugueses há muito!

  • Fiz no consulado de São Paulo, cidade onde eu moro.

    O que seria ACP? Será que vale a pena recomeçar?

    Muito obrigado pela resposta :)

  • editado April 2021

    @leandropsi , mande um email para a Ouvidoria do Consulado e questione a demora! Não é normal!

    Informe a eles os prazos que constam no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    "Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses." (grifo meu)

    Não recomece, ACP é Arquivo Central do Porto, uma Conservatória portuguesa.

  • Vou mandar um e-mail questionando, muitíssimo obrigado pela ajuda Letícia.

  • Mandei o e-mail, a resposta não me ajudou muito:

    "Nos últimos meses recebemos uma quantidade de pedidos muito superior à nossa capacidade de execução. Tendo em conta a redução de recursos humanos alocados por conta do Covid-19, o tempo estimado de análise e conclusão poderá ser superior ao normal.

    Assim que for executado, o status no site será atualizado e receberá informações automáticas."

    Será que tem algum problema fazer direto em Portugal? estarei lá no mês que vem com a família.

  • @leandropsi , o problema é que seus filhos ficariam com 2 processos de nacionalidade ativos!

    A não ser que você consiga anular o que está em andamento.

    Pode ser que, com seu email, peguem o processo e o finalizem logo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.