Atribuição mãe para filha (Retificação/Óbito/Conservatória) - Ajuda!

Boa tarde, pessoal

Como estão?

Estou iniciando o processo de atribuição de cidadania portuguesa, de mãe para filha, e gostaria de tirar algumas dúvidas para definir qual seria a melhor forma de prosseguir com esse processo.

Minha avó, filha de um português com uma italiana, é cidadã portuguesa desde 2009. Infelizmente, ela faleceu em 2018 e, mais recentemente, o seu cartão cidadão perdeu a validade (2020).

Fui informado que, para dar entrada na solicitação, precisaria atualizar todos os documentos de minha avó. No caso, precisaria fazer a transcriação de óbito dela para notificar Portugal do seu falecimento. É necessário realizar essa transcriação?

Além disso, outro ponto que fui informado é que teremos que realizar retificações na certidão de nascimento e casamento de minha mãe pois o nomes de minha bisavó e avó estão diferentes, dos que constam nos livros de registros de Portugal, nesses documentos. Os erros são esses:

Nome da minha bisavó: Maria Emilia Martins

Nome que está no documento da minha mãe: Maria Emilia Gaspar

Nome da minha avó: Emília Guelfe Pedro Gaspar 

Nome que está no documento da minha mãe: Emilia Pedro Guelfe Gaspar 

É necessário fazer essa retificação ou não?

Por fim, gostaria de entender se o melhor caminho é realizar esse processo sozinho e diretamente em uma conservatória ou se devo buscar ajuda de um profissional/Consulado. Amigos me aconselharam a fazer direto pela conservatória, sem passagem pelo consulado pois esse acaba mandando direto para Lisboa e travando, e sozinho, mas tenho receios. O que é melhor?

Se conseguirem me ajudar, agradeço demais!

Obrigado!

Abs

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.