Formulário 1C: "assinatura do declarante reconhecida presencialmente"

Olá pessoal, bom dia!

Dei uma olhada nos outros tópicos que esclareceram muitas coisas, mas ainda tenho umas questões:

Estou solicitando a atribuição de nacionalidade, irei fazer o processo no Brasil, e estou com dúvidas em relação a assinatura do formulário. Nele, no espaço para assinar a instrução é "assinatura do declarante reconhecida presencialmente", gostaria de saber se é válida a assinatura feita e autenticada em cartório brasileiro ou se precisarei ir a algum consulado/vice consulado para realizar a assinatura.

Outra questão: meu documento de identificação e minha certidão de nascimento devem ser autenticadas e apostiladas (apostila de HAIA) ou somente apostiladas? A certidão portuguesa de meu pai consegui emitir digitalmente na Conservatória dos Registos Centrais Lisboa, devo imprimi-la e enviar junto ou só preencher o nº de assento no formulário?

Agradeço muito a atenção e se alguém puder me ajudar!

Obrigada

Comentários

  • @anacarolinaarnez :

    Para reconhecer a firma por AUTENTICIDADE, tem que levar o Formulário preenchido a qualquer Cartório de Notas e assinar na presença do funcionário.

    O documento de identificação tem que ser mandado em cópia autenticada e apostilada;

    A certidão por cópia reprográfica tem que mandar a original apostilada.

    Quanto à certidão de seu pai, pode apenas preencher o número do assento no Formulário.

  • Oi Leticia, obrigada pelas orientações, me ajudou muito!

    Depois vou enviar para Portugal pela DHL, como vi sugestões aqui no Fórum. Sabes se mando para Lisboa, para Porto ou é indiferente?

    Obrigada novamente!

  • @anacarolinaarnez , processo de filho você manda para o Porto, com certeza!! Lisboa é, de longe, a mais demorada!!

    No Porto, leva uns 6 meses.

  • opa, ótimo então!! espero que dê certo!! obrigada!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.