Formulário 1C: "assinatura do declarante reconhecida presencialmente"
Olá pessoal, bom dia!
Dei uma olhada nos outros tópicos que esclareceram muitas coisas, mas ainda tenho umas questões:
Estou solicitando a atribuição de nacionalidade, irei fazer o processo no Brasil, e estou com dúvidas em relação a assinatura do formulário. Nele, no espaço para assinar a instrução é "assinatura do declarante reconhecida presencialmente", gostaria de saber se é válida a assinatura feita e autenticada em cartório brasileiro ou se precisarei ir a algum consulado/vice consulado para realizar a assinatura.
Outra questão: meu documento de identificação e minha certidão de nascimento devem ser autenticadas e apostiladas (apostila de HAIA) ou somente apostiladas? A certidão portuguesa de meu pai consegui emitir digitalmente na Conservatória dos Registos Centrais Lisboa, devo imprimi-la e enviar junto ou só preencher o nº de assento no formulário?
Agradeço muito a atenção e se alguém puder me ajudar!
Obrigada
Comentários
@anacarolinaarnez :
Para reconhecer a firma por AUTENTICIDADE, tem que levar o Formulário preenchido a qualquer Cartório de Notas e assinar na presença do funcionário.
O documento de identificação tem que ser mandado em cópia autenticada e apostilada;
A certidão por cópia reprográfica tem que mandar a original apostilada.
Quanto à certidão de seu pai, pode apenas preencher o número do assento no Formulário.
Oi Leticia, obrigada pelas orientações, me ajudou muito!
Depois vou enviar para Portugal pela DHL, como vi sugestões aqui no Fórum. Sabes se mando para Lisboa, para Porto ou é indiferente?
Obrigada novamente!
@anacarolinaarnez , processo de filho você manda para o Porto, com certeza!! Lisboa é, de longe, a mais demorada!!
No Porto, leva uns 6 meses.
opa, ótimo então!! espero que dê certo!! obrigada!!