Foi registrada com 2 anos

Minha mãe é filha de portuguesa. Minha avó veio para o Brasil com a família quando tinha 17 anos, os três primeiros filhos foram registrados antes de um ano de vida.

Minha mãe nasceu em 1962, mas ela só foi registrada em 1964, já com dois anos completos. E estava vendo que por conta disso ela não poderá requerir a nacionalidade dela. Isso procede? Existe alguma forma de reverter isso?

Alem da certidão de nascimento conseguimos documentos da escola com assinatura da minha avó quando minha mãe ainda era menor..

Por favor me deem uma luz.

Comentários

  • @Fefa26 , com 2 anos ainda é menor, e pode, sim, requerer a cidadania.

    Mas terá que, antes, transcrever o casamento dos pais.

    A não ser que a mãe apareça como solteira na certidão, sendo o pai o declarante. Aí precisa provar com documentos idôneos a participação da mãe portuguesa na vida da filha.

    Se a declarante foi a mãe portuguesa e ela era solteira, não precisa de documento adicional.

  • Fefa26Fefa26 Member
    editado April 2021

    Então minha avó está como solteira. E sim meu avô foi o declarante, e já conseguimos documentos da escola da minha mãe assinado pela minha avó originais. Já conseguimos até apostilar.

    Quais são os próximos passos que tenho que seguir... estou perdida!!

  • @Fefa26 , basta mandar os documentos de sua mãe, juntando os documentos da escola, para o Arquivo Central do Porto, pelo artigo 1C.

    O primeiro passo é conseguir a certidão de nascimento da avó portuguesa.

  • Eu tenho todos os documentos já.. só fiquei com medo de mandar e o processo não ser aceito pq falaram que não conseguiria por conta do registro da minha mãe ser de 64.

  • Eu estava tentando fazer todo o processo por uma advogada que tem escritório em Portugal, quando ela viu a certidão da minha mãe que está registrada em 1964, ela disse que não conseguiríamos pedir pois ela nasceu em 1962, é que iríamos perder dinheiro por isso minha preocupação. Mas já tenho todos os documentos

  • @Fefa26 , sua mãe foi registrada ainda na menoridade. Ela tem direito à cidadania portuguesa, sim!

    Só precisa comprovar, com documentos idôneos, que a mãe participou de sua vida na infância!

  • Esse formulário eu tenho que preencher diretamente no cartório? Reconhecer firma, autenticidade??? Como devo proceder?

  • @Fefa26 , preencha o formulário sem rasuras e leve ao Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário, para reconhecer a firma por autenticidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.