Registro feito pela avó, mãe com 18 anos

Avó portuguesa, declara o nascimento da mãe com um pouco mais de 18 anos. Tenho direito a pedir a cidadania portuguesa?

Comentários

  • @Rita Cardoso , com a atual legislação, não.

    Apenas a filiação estabelecida na menoridade dá direito à cidadania, nos termos do Art 14 da Lei de Nacionalidade.

  • Na minha opinião depende da data do registro.

    Se foi feito na vigência do código civil português anterior poderia (até 30 de maio 1967).

    Na vigência do atual, não poderia (após 1 de junho de 1967).

  • O registro da minha mãe foi feito por ela, minha avó foi a declarante! Ela nasceu em 09/07/1921 e o registro foi feito em 07/08/1939. O pai era casado com a avó tiveram 11 filhos,época do registro já havia falecido! Todos os antepassados eram portugueses!

  • @Rita de Cássia o caso da sua mãe é bastante similar ao da minha avó.

    nascida dentro do casamento de pelo menos um português (no seu caso ambos)

    registrada com 18 anos e alguns meses pelo português(a) como filho legítimo

    na lei vigente do código civil português a época que a menoridade era 21 anos.


    eu ingressei com o pedido de neta da minha mãe com esse histórico acima. Não temos resposta se será aceito ou não. Levará mais ou menos dois anos ainda. Mas segundo meu entendimento. O registro foi feito na menoridade, e é o que importa.


    se precisar de algum esclarecimento extra pode me mandar mensagem privada :)

  • @leonardocouto obrigada! Vc está fazendo seu processo sozinho ? Eu não entro no fórum a bastante tempo voltei esses dias!

  • Sozinho não. Com a ajuda incrível que tive aqui :)

    mas sim. Sem consultorias.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.