Cidadania para neto com avós não casados e declarante terceiro, é possível?

Meus avós não foram casados e a certidão de nascimento de meu pai o declarante foi um terceiro, com duas testemunhas. A certidão possui erros , como a alegação que meus avós eram casados e o nome da minha avó trocado com o sobrenome de meu avó. Há alguma possibilidade de obter a minha cidadania como neto nestas condições? Tenho um problema na perfilhação e inconsistência nas informações sobre o casamento e nome de minha avó.

Comentários

  • editado April 2021

    @Marcel1964 , se foi um terceiro o declarante, a transcrição do casamento é o instrumento hábil para estabelecer tanto a maternidade quanto a paternidade.

    Para tentar a cidadania, você terá que apresentar documentos hábeis para comprovar a participação de pai e mãe na menoridade do filho. Especialmente do(a) português (a).

    Sem esses documentos, não vislumbro possibilidade de conseguir a cidadania.

    Talvez, no seu caso, seja melhor consultar um advogado.

  • @Leticialele tudo bem?! Por gentileza, poderia me ajudar com a seguinte dúvida:

    meu pai é neto de portugueses; sua mãe (brasileira) nasceu em 1912 mas só foi registrada em 1917 e o declarante no nascimento foi um terceiro; os pais dela eram portugueses e casaram-se em Portugal (localizei todas as certidões). Você acredita que o fato do nascimento da mãe de meu pai ter sido efetuado após 5 anos e ter sido declarado por um terceiro seria um problema?

  • @fgpires , se os pais casaram em Portugal antes de seu nascimento, não há problema, se seus nomes constam na certidão da filha.

  • @Leticialele obrigado por seu tempo e ajuda!

  • @Leticialele oq eventualmente contaria como "documentos hábeis" para comprovar a participação de pai (português) na menoridade do filho?Uma vez que ele só foi reconhecido na maioridade. (o casal vivia junto, porém ela havia fugido de um casamento anterior e esperou o antigo esposo falecer para que então casassem)

  • @mevieira1984 , se o filho do português só foi reconhecido na maioridade, não pode pedir a cidadania portuguesa, nos termos do Artigo 14 da lei da Nacionalidade.

  • Bom dia a todos, meu nome é Sidnei moro no Rio de Janeiro. Tenho uma dúvida: Sou neto de Português e ele foi casado e ficou viúvo, conheceu uma outra pessoa e teve um relacionamento sem contrair o matrimônio, nesse relacionamento teve 3 filhos um deles é meu pai. Como não tenho certidão do casamento do meu avô e minha avó isso vai dar algum problema no pedido de cidadania?

    A certidão de nascimento do meu pai Brasileiro o meu avô registrou na menor idade o meu pai, e a minha certidão de nascimento que sou neto, o meu pai também me registrou na menor idade. Podem conceder a cidadania mesmo sem meu avô ter sido casado com minha avó?

  • @Sidlouren se foi o seu avô português que foi ao cartório registrar o filho na menoridade não tem problema nenhum. O seu avô nasceu antes ou depois de 1911? Porque conforme a resposta, poderá ser necessário a certidão de casamento ou óbito para fixar o nome do seu avô. O seu pai ainda é vivo? É que se ele for vivo, compensa em termos de tempo pagar dois processos de filho que demorariam um ano os dois, do que um processo de neto, que demora 3 anos

  • Bom dia a todos, meu nome é Sidnei moro no Rio de Janeiro. Tenho uma dúvida: Sou neto de Português e ele foi casado e ficou viúvo, conheceu uma outra pessoa e teve um relacionamento sem contrair o matrimônio, nesse relacionamento teve 3 filhos um deles é meu pai. Como não tenho certidão do casamento do meu avô e minha avó isso vai dar algum problema no pedido de cidadania?

    A certidão de nascimento do meu pai Brasileiro o meu avô registrou na menor idade o meu pai, e a minha certidão de nascimento que sou neto, o meu pai também me registrou na menor idade. Podem conceder a cidadania mesmo sem meu avô ter sido

  • Obrigado amigo por responder e esclarecer as coisas. Meu avô nasceu em 1891e meu pai já é falecido e também foi meu pai que me registrou na menor idade.

  • Obrigado amigo por responder e esclarecer as coisas. Meu avô nasceu em 1891e meu pai já é falecido e também foi meu pai que me registrou na menor idade.

  • @Sidlouren

    Olhe o guia da marcação acima do espaço de mensagens.

    O @nunogomes não receberá a sua resposta se vc não marcá-lo.

    Como não teve casamento, vc deve enviar algum documento para fixar o sobrenome.

    Pode ser um passaporte, RNE, cartão do estrangeiro, o obito.

    Verifique se não há divergências nas certidões brasileiras com o batismo português.

    Tb sugiro que vc informe o nome dos envolvidos, para ajudar na busca.

    Abraços

  • Tenho outra dúvida, devido a conservatória de Lisboa estar com uma alta demanda de processos de cidadania, vi em um canal no YouTube que posso mandar para outra conservatória de uma cidade pequena de Portugal que talvez demore menos isso procede? E vocês conhecem uma outra conservatória que possa demorar me

  • @Sidlouren como o seu processo é de neto, só a conservatoria dos registos centrais (lisboa) é que faz. Agora tem que encontrar o obito do portugues, ou o passaporte para lhe "fixar o nome" uma vez que ele não casou

  • Prezado @nunogomes e quem puder ajudar.

    O meu avô Português não realizou o registro de nascimento do meu pai aqui no Brasil. Foi a minha avó (brasileira) que era casada com ele. Eu tenho a Certidão de Casamento deles e já consegui realizar o assento desse documento em Portugal.

    Dúvida: como não foi ele quem fez o registro do meu pai, a certidão de casamento comprova a participação do meu avó na menoridade do filho dele (meu pai) ?

  • @gilberson o casamento transcrito em Portugal comprova a perfilhação, mande junto a certidão da transcrição do casamento 👍🏻

  • @gilberson


    os avós se casaram antes de o seu pai nascer?

  • @gilberson

    meu pai foi declarado pela minha avó com o agravante de meu avô ter falecido durante a gestação do meu pai.

    Para minha sorte, minha foi bem orientado e entrou com um processo judicial para que o juiz autorizasse a ela registrar meu pai.

    Filhos nascidos no casamento são legítimos, portanto, você não terá problemas, depôs que o casamento seja transcrito, no meu caso tinha um complicador, pois meu avô faleceu no 8 mês da gravidez de meu pai.

    fiz a transcrição de meu avô e juntei as certidões não tive problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.