Dúvida Sobre Necessidade de Retificação

Prezados, boa noite!

Irei iniciar o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa para minha mãe (filha do português) e ao reunir os documentos verifiquei uma possível inconsistência:

-No assento de nascimento do português consta o nome da mãe (avó da minha mãe) como Maria Idalina Pereira.

-Na certidão de nascimento de minha mãe consta o nome da avó (mãe do português) como Idalina Pereira.

Poderiam por gentileza me auxiliar informando se acreditam que seja necessário retificação da certidão brasileira ou se vale mandar os documentos da maneira como estão?


Aproveitando o tópico, minha mãe recebeu os sobrenomes de meu pai após o casamento, ficando portanto o nome de casada no RG diferente da certidão de nascimento. Neste caso é necessária alguma retificação?


Grato,

Rafael

Comentários

  • @rguerreiro , tem que retificar a certidão de nascimento de sua mãe, usando a certidão portuguesa, apostilada em Portugal.

    Para justificar a troca de nome após o casamento, basta mandar, no processo, uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar). Não há o que retificar com relação a isso.

  • Muito obrigado pelo esclarecimento @Leticialele !

  • Bom dia,

    Tenho uma dúvida, estou começando o processo do meu pai(Edson), porém, verifiquei que na certidão de nascimento dele o nome da Avó paterna (Maria do Carmo) do meu pai tem um sobrenome a mais, esta diferente do nome da certidão de nascimento do meu Avô (Alfredo) que é português. 

    O nome da avó na certidão do Alfredo - consta: Maria do Carmo Capella

    O nome da avó na certidão do Edson - Consta: Maria do Carmo Capella Fontinha

    A dúvida é:

    Preciso retificar a certidão de nascimento do meu pai (Edson), para que conste o nome original da avó, como consta no livro de certidão de batismo do Alfredo.

    Obrigada!

  • @isabelfontinha , Fontinha é o sobrenome do marido? Se for, não tem problema algum!!

  • editado April 2021

    Sim é o nome do marido da Maria do Carmo, no caso o nome dele é Antonio e ele é o pai do meu avô(Alfredo) que é pai do meu pai (Edson).

    Então eu não preciso fazer essa alteração?

    Porque verifiquei que caso eu tenha que fazer precisa ir para o MP, e a certidão do meu pai é la do RJ.

  • @isabelfontinha , se é o sobrenome do marido, não tem problema, não precisa retificar. No Brasil, as mulheres costumam acrescentar o sobrenome do marido.

  • que ótimo, obrigada pela ajuda, vou dar seguimento e informando como esta o processo aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.