Retificação de Certidões

Olá a todos, principalmente à @Leticialele,

Espero que todos se encontrem saudáveis.


Primeiramente, gostaria de agradecer a imensa ajuda na busca da certidão de batismo do avô português de minha mãe.

Acabei de encontrá-la!


O caso agora é o seguinte: em tal certidão de batismo (de 1893) consta o nome do avô de minha mãe sem o sobrenome (o que era normal à época, conforme já explicado pela @Leticialele) e da bisavó de minha mãe como "ANTÓNIA DE JESUS" apenas, enquanto na certidão brasileira de nascimento do pai de minha mãe consta o avô de minha mãe como "SILVINO GONÇALVES", ou seja, com o sobrenome, e a bisavó de minha mãe como "ANTONIA DE JESUS GONÇALVES", ou seja, sem o acento agudo em seu primeiro nome e com o sobrenome de seu marido.

Assim, para o processo de obtenção da nacionalidade portuguesa pela minha mãe (lembrando que seu avô era português), tais diferenças exigem alguma retificação nas certidões brasileiras quanto ao nome da bisavó de minha mãe e/ou algum processo / documento adicional que identifique, ao menos, desde quando o avô de minha mãe passou a se apresentar com o sobrenome (além da própria certidão de nascimento do pai de minha mãe, no caso)?


Um abraço,


Gabriel D.

Comentários

  • Informo que o pai de minha mãe não é português.

  • @gahbedantas , no Brasil, a mulher levava o sobrenome do marido!

    Quanto ao acento, esqueça! Meu irmão é Jorge Antonio e virou Jorge António em Portugal... hahaha

    Não há retificação a fazer, no seu caso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.