Alguem sabe o que aconteceu com o cartorio de Cascadura (12ºRcpn)?

Boa noite,

Amigos estou tendo problemas pra encontrar a certidão de nascimento de minha mãe.

Ela disse que foi registrada em Cascadura(RJ) pelo local que ela me informou era o 12º RCpn, cartório esse que não existe mais, pelo outro cartório de Cascadura (11º Rcpn), fui informado que os registros do 12º foram passados para o cartório do Norte shopping, porem lá fui informado que só os registros de firma foram pra lá, e eles não fazem ideia de pra onde foram os registros de nascimento.

Alguem conhece a historia do 12º Rcpn que se localizava na Av Ernani Cardoso, nº 21, Cascadura RJ? Sabe pra onde foram os registros feitos lá?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Comentários

  • Entre em contacto com a ARPEN-RJ. É o orgao q fere Cartorios. Eles tem toda informação sobre cartorios e notariados. Vao conseguir te informar. Ja me ajudaram varias vezes.

    http://www.arpenrio.com.br/

  • @fernandes , o 11 RCPN fica em Pilares:

     Av. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro - RJ, 20751-002

    Telefone(21) 2599-9451

  • @fernandes tente se dirigir, como a @Leticialele informou, no o 11 RCPN fica em Pilares. Lá é o cartório central da região. Talvez por lá eles possam te dar uma ajuda. Chegando lá, sobe direto pro 2º andar e verifica no guichê

  • Muito abrigado amigos, vou lá em Pilares, vou tambem tentar contato ARPEN-RJ, assim que eu tiver uma solução posto aqui.

    Muito agradecido mesmo.

  • Tem o cartório de cascadura na Rua Sidônio Paes,38 ! Lado da Suburbana! O cartório paguei fazer busca não acharam , insisti aí acharam!

  • Amigos, estive hoje no cartório de Pilares, e não está lá o registro de minha mãe.

    Realmente os registros de nascimento do antigo 12⁰, foram pra lá, mas só os registros de 1968 em diante, o da minha mãe é de 1951.

    Lá não souberam me informar o que aconteceu com os registros anteriores.

    Escrevi no sábado pra Arpren-rj e estou no aguardo de alguma resposta.

    O cartório da rua Sidônio de pães não também diz que não está lá.

    Agradeço de verdade a atenção de vocês.

    Mas se mais alguém tiver alguma idéia...

  • @fernandes , procura no site do detran-rj! http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

    Coloque todos os dados, use o captcha e depois "enviar"

    Vai mostrar exatamente onde está a certidão.

  • @fernandes eu paguei busca de nascimento do meu pai me deram um protocolo, voltei uma semana dps pq era o prazo e falaram que não acharam... aí do nada uma funcionária levantou pegou um livro e falou pode estar aqui e encontrou! Então vá lá de novo e peça que tem muita coisa que não está online nesse cartório! Se vc fizer busca pela Família Search tem coisas desse cartório mas não tem todos os livros! Meu pai faleceu em 1975 e provavelmente está lá mas o livro não está online! Boa sorte! Sidônio Paes, 38 Cascadura!

  • @fernandes , ligue para a Corregedoria e reclame. Procurou no site do detran?

  • fernandesfernandes Member
    editado April 2021

    oi Leticialele, Procurei no site do Detran, não tem nada lá também. Vou dar mais um credito a Arpren, se não me responderem vou pra corregedoria. Vc sabe o contato deles?

  • Olha, desculpe o vocabulário mais o 11RCPN é uma merda! Meus dois pais e o casamento deles tão lá. Precisamos na família dos documentos deles para um processo legal (n era de nacionalidade) e penamos para conseguir. Quando finalmente eles emitiram estava cheio de erros. Ainda tive que brigar exigindo ver o livro porque não cabiam os erros de grafia que apareciam na certidão do meu pai inteiro teor e no casamento inteiro teor.

    se arpen não lhe der uma posição logo abra uma reclamação no TJ-RJ na corregedoria. Rapidamente vão se mexer.

  • Amigos , olhando pela "não sei que gesima" vez os livros no arquivo nacional, encontrei a danada da certidão, só que o registro foi feito em um cartório na rua Nerval de Gouvêa, 453, Cascadura, ou seja, não é no cartório que eia falou, (na rua Ernani Cardoso), e nem na Sidoneo de Paes.

    Na certidão esta escrito "11ª circunscrição - Inhaúma 6ª zona, Rua Nerval de Gouvêa, 453, Cascadura. Agora é buscar para onde foram os registros desse cartório.

    Outra coisa que percebi é que tem erros, como por exemplo: diz que ela nasceu no dia 09/12/1952, esse registro foi feito no dia 01/02/1952, e ela nasceu em 1951. Outro erro é quanto a filiação, consta o nome de meus avos direitinho, porem diz "brasileiros" quando na verdade brasileiro é só a mãe, o pai era portugues, ele não adquiriu cidadania brasileira, morreu como português.

    Mas graças a Deus, encontrei esse caminho.

  • Boa tarde amigos,

    Agora o problema é encontrar para onde foram os registros desse cartório : 11ª circunscrição - Inhaúma 6ª zona, Rua Nerval de Gouvêa, 453, Cascadura.

    A Arpen-RJ desconhece o que houve com os tais registros, mandou eu procurar os cartórios:

    11 RCPN (Pilares), lá só tem registros a partir de 1968.

    14 RCPN (Madureira) não tem nada.

    06 RCPN (Jacarepaguá) Também não tem nada.

    Alguém tem alguma ideia?

  • @fernandes , os registros da 11ª Circunscrição estão no 11º RCPN.

    Não sei quem deu essa informação a respeito de registros só a partir de 1968, já obtive certidões de lá de 1950!!

  • Pois é, eu vacilei em não guardar o nome da atendente, acho que pq ela foi bem atenciosa, ai me passou uma certa confiança.

    Mas essa semana ainda vou insistir lá em pilares e em Cascadura, ambos são 11ª né?

  • @fernandes , sim;

    Em Cascadura: Rua Sidônio Paes, 38 - Cascadura, Rio de Janeiro - RJ

    Em Pilares: Av. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro - RJ

  • E ai meninas, resolveram a certidão de vcs ?

  • @Leticialele Na 11ª RCPN me informaram que os livros da antiga 12ª RCPN, que estavam sendo mantidos na 11ª RCPN, foram enviados para a 15ª RCPN.

    Os livros de nascimento da antiga 12ª RCPN estão nos seguintes cartórios:

    • 15ª RCPN (Av. Braz de Pina, 150 - Shopping da Penha) - Registros a partir de 01/01/1926;
    • 6ª RCPN (Av. Geremario Dantas, 142) - Registros de nascimento anteriores a 01/01/1926.

    Consegui localizar a certidão do meu avô, que é de 1923, na 6ª RCPN.

  • @deboragol , ótimo!

    Obrigada por avisar!!

    @CarlosASP , é bom saber disso, também, já que é viciado em procurar certidões... hahaha

  • @Leticialele @deboragol

    Obrigado pela informação!

    A coisa do 15 RCPN é para PARTE da antiga 12 circunscrição.

    Aconteceu quando foi criado o novo 15 RCPN no fim de 2021, desmembrando do 11 RCPN a seguinte região:

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    A área que foi para o 6 RCPN já estava lá desde 2012, conforme a tabela abaixo (mas cuidado que essa tabela não reflete os desmembramentos de 2021 - o de parte do 11 RCPN para o novo 15 RCPN; e de parte do 14 RCPN para o novo 16 RCPN)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    A área do atual 11 RCPN é:

    11° RCPN - Maré, Cidade Universitária, Cajú (parte), Manguinhos, Benfica (parte), Bonsucesso, Ramos, Higienópolis, Del Castilho (parte), Engenho de Dentro (parte), Inhaúma, Cachambi (parte), Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Tomas Coelho, Cavalcanti, Abolição, Quintino Bocaiúva, Piedade, Encantado, Água Santa, Engenheiro Leal, Cascadura (parte);

    Aqui está a lei que fez esses desmembramentos - mas só foram implementados no fim de 2021:

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/69d90307244602bb032567e800668618/c943210eb033da58832581cb005d5046?OpenDocument

    Sempre digo para quem tem certidão na antiga 12a circunscrição (denominação usada entre 1940 e 2012): hoje em dia pode estar em quatro RCPNs diferentes, dependendo do bairro que era:

    6° RCPN - Jacarepaguá (área que fazia parte da antiga 12ª Circunscrição);

    11° RCPN - Maré, Cidade Universitária, Cajú (parte), Manguinhos, Benfica (parte), Bonsucesso, Ramos, Higienópolis, Del Castilho (parte), Engenho de Dentro (parte), Inhaúma, Cachambi (parte), Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Tomas Coelho, Cavalcanti, Abolição, Quintino Bocaiúva, Piedade, Encantado, Água Santa, Engenheiro Leal, Cascadura (parte);

    12° RCPN - Barra da Tijuca;

    15° RCPN - Vila Kosmos, Vila da Penha, Vicente de Carvalho (trecho), Penha Circular, Penha, Bras de Pina, Vista Alegre, Cordovil, Colegio (parte), Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna, Olaria;

    Alguns bairros são ainda mais complicados, pois parte foram para um RCPN e parte outro. Exemplos são Madureira, Marechal Hermes e Bento Ribeiro - dependendo se estavam ou não entre a linha da Central e a Estrada Intendente Magalhães (há uma observação sobre isso na imagem no link acima). E muito de Madureira era da 14a circunscrição (e hoje em dia no 14 RCPN)

    E essa complicação adicional de datas, pois reflete quando foram criadas sucursais etc.

    Ou seja, dá trabalho achar certidões nessa região do Rio.

  • Nossa, uma verdadeira confusão essa distribuição dos acervos...

  • Pessoal, estou com problemas também para localizar a certidão do meu tio e da minha mae que eram da 11º RCPN, não estão lá e não estou localizando.


    Sugestão é tentar então o 15 RCPN, isso?


    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.