Site diz que pelo menos uma das assinaturas da apostila é inválida- O que fazer?

Boa noite a todos, li aqui no fórum que através do link https://apostil.cnj.jus.br/pt/validation é possível verificar a validade dos apostilamentos. Infelizmente, quando descobri isso os documentos para o processo de minha mãe já haviam sido enviados para Portugal, mas, mesmo assim, resolvi experimentar o site e qual não foi minha surpresa ao encontrar a seguinte situação: Após digitar o código e o CRC (números que ficam abaixo do QR Code) de algumas das certidões enviadas apareceu na tela a informação: Apostila é válida" (com uma bolinha verde). Porém, ao fazer o download da assinatura da apostila, o documento em PDF dizia que "pelo menos uma das assinaturas é inválida" (com uma bolinha vermelha e um X). O que isso significa? Afinal a apostila tem validade ou não? Isso pode gerar alguma exigência na análise das certidões? De que forma os conservadores verificam a validade dos documentos enviados? O QUE DEVO FAZER? POR FAVOR, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR?

Comentários

• @verifel , relaxe.

O processo de uma das minhas sobrinhas caiu em exigência porque o "aleatório do selo da certidão não combinava".

Fiz a verificação do selo no site do TJ e, de fato, o selo da certidão era de outro documento. Foi erro do cartório. Eles trocaram o documento, sem ônus.

Se a apostila está válida, não terá problema!!

• editado April 2021

Obrigada pela informação, @Leticialele. Fiquei muito triste com essa situação, pois afinal levei tanto tempo para organizar tudo! Você acha que devo já providenciar a troca dos documentos antes que caia em uma possível exigência ou devo aguardar para ver se isso realmente vai acontecer? Ou, pelo que eu entendi na sua resposta, a apostila sendo válida não haveria problema e não geraria exigência. Seria isso mesmo?

Detalhe: Todas as apostilas em que isso aconteceu foram assinadas pelo mesmo oficial do cartório (que por sinal era o oficial titular responsável pelo cartório). Como ele poderia trabalhar sem uma assinatura eletrônica válida? Imagino quantas outras pessoas ele também prejudicou com essa conduta.

• editado April 2021

O que você acha, @Leticialele?

• @verifel , acho que você deve aguardar!

Quem faz a apostila também verifica a assinatura!

O sistema de conferência das assinaturas dos escreventes é integrado.

Como eu disse, relaxe! Vai dar tudo certo!

Se quiser, para maior tranquilidade, verifique o selo da certidão . Aqui no Rio é em: http://www4.tjrj.jus.br/Portal-Extrajudicial/consultaselo/

• Muito obrigada, @Leticialele. Não querendo abusar da sua boa vontade, vc saberia me dizer se neste site se pode verificar somente os selos de certidões do Rio ou se pode ver também de outros estados? As apostilas do processo de minha mãe foram feitas em Belém-PA

• editado April 2021

@verifel , se as certidões são de Belém, Pará, pode verificar aqui: https://consultas.tjpa.jus.br/consultaprocessual/pages/validadeselo/index.jsp

Os Tribunais de Justiça de cada Estado têm locais próprios para consulta de selos em certidões

• Mais uma vez te agradeço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.