Atribuição para filho de portugues
Olá,
Quando pai e mãe são portugueses, é melhor enviar as duas certidões de nascimento?
No formulário C1, pode colocar o X nos dois campos (pai e mãe)?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Olá,
Quando pai e mãe são portugueses, é melhor enviar as duas certidões de nascimento?
No formulário C1, pode colocar o X nos dois campos (pai e mãe)?
Comentários
@LilianSouza , mande apenas a certidão do português que foi o declarante do nascimento.
@Leticialele estou fazendo via atribuição por neto.
Contudo, acabei de conseguir a certidão de baptismo somente da avó (que não foi a declarante na certidão do meu pai). Terei problemas se enviar somente a certidão dela?
Sei que o avô é português, mas não temos nenhuma informação sobre ele, e o nome é muito comum.
@FabioFG , se seus avós não casaram em Portugal, terá que transcrever o casamento deles!
E, para isso, vai precisar da certidão do avô. Coloque os dados em um post, pode ser que alguém ajude a procurar!!
@Leticialele , nem um dos dois foram o declarante, mas se casaram em Portugal e já localizei a certidão de casamento.
nesse caso, tanto faz mandar a certidão do pai ou da mãe? Não é melhor mandar as duas?
@LilianSouza , pode mandar uma e a certidão de casamento
Olá boa tarde! @Leticialele
Meu pai tirou a nacionalidade dele ( com um advogado ) e eu gostaria de saber qual o procedimento para eu tirar a minha sozinha.
Ele tirou pela conservatória de Guimarães.
Desde já agradeço.
@twaltzmonteiro , basta mandar os documentos para o Arquivo Central do Porto (ACP):
Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;
Sua Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação (emitidos há menos de 10 anos);
Pagamento de emolumentos de 175 euros https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e reconheça a firma por autenticidade no Cartório.
Envie tudo para o ACP e, em uns 6 meses, será portuguesa
@Leticialele , Bom dia!
Vou pedir a cidadania para minha avó (filha de português viva). Preciso enviar também a certidão de casamento dela para justificar a mudança de sobrenome? Se sim, precisa ser apostilada e de inteiro teor?
@LilianSouza , sim, tem que ser inteiro teor e não precisa apostilar.
@Leticialele , boa tarde!
Qual seria a melhor forma de fazer o reconhecimento presencial de assinatura? Pode ser em qualquer cartório do Brasil, ou será necessário ir ao consulado?
Outra dúvida. minha avó (requerente) tem 93 anos. É necessário fazer e enviar prova de vida, ou somente se eles pedirem? Quais são as formas de fazer prova de vida?
Obrigada!!!
@LilianSouza , o reconhecimento da assinatura por autenticidade pode ser feito em qualquer Cartório. Tem que assinar na frente do funcionário. Se a pessoa ainda não tem firma no Cartório em que comparecer, abrem na hora (cobrando, é óbvio).
A Prova de Vida tem que ser feita no Consulado que atenda à região de residência de sua avó.
@Leticialele , é necessário fazer a prova de vida antes de enviar o processo?
@LilianSouza , sim. A prova de vida é enviada junto com o processo.
Olá, @Leticialele ,
O formulário 1C tem validade? Estou terminando de juntar os documentos e queria saber se já poderia pagar de uma vez.
Obrigada!
@BiaF_Fonte , não tem validade, quando é pago com cartão de crédito. Mas não demore muito para mandar os documentos!!
@Leticialele muito obrigada pela resposta.
Quando fiz o processo de atribuição do meu pai, precisei retificar o nome do meu avô. Quando ele chegou ao Brasil, ao se registrar o fez com a primeira letra do nome com W, sendo que no sei assento de nascimento é com V. Por isso, retifiquei toda a documentação do meu pai e a minha que consta o nome dela meu avô. Deu tudo certo com a atribuição do meu pai.
Agora estou fazendo a minha. Na minha certidão por cópia reprográfica, consta o nome do meu avô com a letra errada, a retificação aparece na de inteiro teor digitada.
Será que envio a de inteiro teor digitada?
Obrigada desde já!!!
@BiaF_Fonte , W e V não seria motivo para retificação.
Mas, já que você fez,,, mande a reprográfica e a inteiro teor.
Puxa, foi orientação do advogado na época.
Obrigada mais umas vez @Leticialele
Cometi um erro. Entrei no link, paguei o formulário e o que recebi deles foi o formulário 1D, mas eu preciso do formulário 1C, pois sou atribuição para filho de português.
Preciso pagar outro formulário?
Vocês acham que há possibilidade de "conserto"?
Estou bastante desesperada!
Obrigada!!!