Atribuição para filho de portugues

Olá,

Quando pai e mãe são portugueses, é melhor enviar as duas certidões de nascimento?

No formulário C1, pode colocar o X nos dois campos (pai e mãe)?

Comentários

  • @LilianSouza , mande apenas a certidão do português que foi o declarante do nascimento.

  • FabioFGFabioFG Member
    editado April 2021

    @Leticialele estou fazendo via atribuição por neto.

    Contudo, acabei de conseguir a certidão de baptismo somente da avó (que não foi a declarante na certidão do meu pai). Terei problemas se enviar somente a certidão dela?

    Sei que o avô é português, mas não temos nenhuma informação sobre ele, e o nome é muito comum.

  • @FabioFG , se seus avós não casaram em Portugal, terá que transcrever o casamento deles!

    E, para isso, vai precisar da certidão do avô. Coloque os dados em um post, pode ser que alguém ajude a procurar!!

  • @Leticialele , nem um dos dois foram o declarante, mas se casaram em Portugal e já localizei a certidão de casamento.

    nesse caso, tanto faz mandar a certidão do pai ou da mãe? Não é melhor mandar as duas?

  • @LilianSouza , pode mandar uma e a certidão de casamento

  • Olá boa tarde! @Leticialele

    Meu pai tirou a nacionalidade dele ( com um advogado ) e eu gostaria de saber qual o procedimento para eu tirar a minha sozinha.

    Ele tirou pela conservatória de Guimarães.

    Desde já agradeço.

  • @twaltzmonteiro , basta mandar os documentos para o Arquivo Central do Porto (ACP):

    Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;

    Sua Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação (emitidos há menos de 10 anos);

    Pagamento de emolumentos de 175 euros https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e reconheça a firma por autenticidade no Cartório.

    Envie tudo para o ACP e, em uns 6 meses, será portuguesa

  • @Leticialele , Bom dia!

    Vou pedir a cidadania para minha avó (filha de português viva). Preciso enviar também a certidão de casamento dela para justificar a mudança de sobrenome? Se sim, precisa ser apostilada e de inteiro teor?

  • @LilianSouza , sim, tem que ser inteiro teor e não precisa apostilar.

  • @Leticialele , boa tarde!

    Qual seria a melhor forma de fazer o reconhecimento presencial de assinatura? Pode ser em qualquer cartório do Brasil, ou será necessário ir ao consulado?

    Outra dúvida. minha avó (requerente) tem 93 anos. É necessário fazer e enviar prova de vida, ou somente se eles pedirem? Quais são as formas de fazer prova de vida?

    Obrigada!!!

  • @LilianSouza , o reconhecimento da assinatura por autenticidade pode ser feito em qualquer Cartório. Tem que assinar na frente do funcionário. Se a pessoa ainda não tem firma no Cartório em que comparecer, abrem na hora (cobrando, é óbvio).

    A Prova de Vida tem que ser feita no Consulado que atenda à região de residência de sua avó.

  • @Leticialele , é necessário fazer a prova de vida antes de enviar o processo?

  • @LilianSouza , sim. A prova de vida é enviada junto com o processo.

  • Olá, @Leticialele ,

    O formulário 1C tem validade? Estou terminando de juntar os documentos e queria saber se já poderia pagar de uma vez.

    Obrigada!

  • @BiaF_Fonte , não tem validade, quando é pago com cartão de crédito. Mas não demore muito para mandar os documentos!!

  • @Leticialele muito obrigada pela resposta.

  • Quando fiz o processo de atribuição do meu pai, precisei retificar o nome do meu avô. Quando ele chegou ao Brasil, ao se registrar o fez com a primeira letra do nome com W, sendo que no sei assento de nascimento é com V. Por isso, retifiquei toda a documentação do meu pai e a minha que consta o nome dela meu avô. Deu tudo certo com a atribuição do meu pai.

    Agora estou fazendo a minha. Na minha certidão por cópia reprográfica, consta o nome do meu avô com a letra errada, a retificação aparece na de inteiro teor digitada.

    Será que envio a de inteiro teor digitada?

    Obrigada desde já!!!

  • @BiaF_Fonte , W e V não seria motivo para retificação.

    Mas, já que você fez,,, mande a reprográfica e a inteiro teor.

  • Puxa, foi orientação do advogado na época.

    Obrigada mais umas vez @Leticialele

  • Cometi um erro. Entrei no link, paguei o formulário e o que recebi deles foi o formulário 1D, mas eu preciso do formulário 1C, pois sou atribuição para filho de português.

    Preciso pagar outro formulário?

    Vocês acham que há possibilidade de "conserto"?

    Estou bastante desesperada!

    Obrigada!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.