Ajudem-me! Eu tenho as informações, mas não consigo achar.

Eu estou procurando a certidão da minha bisavó a algum tempo e eu tenho as informações, mas não consigo achar. Já tentei pelo tombo.pt, mas ainda assim não achei. Segue as informações:

Nome: Maria Rosa da Conceição

Pai: Marcelino/Marcelim Gonçalves Martins

Mãe: Ana Rosa

Nascimento: 6/12/1904

Local de nascimento: Vila do conde, Porto, Portugal.

Comentários

  • rafaeltroublerafaeltrouble Member
    editado April 2021

    Vila do Conde tem 21 freguesias, você sabe qual a freguesia que ocorreu o nascimento?

  • @rafaeltrouble Eu, infelizmente, não sei. Porém eu tenho a suspeita de que ela nasceu na freguesia Vila do Conde, porque meu bisavô era da freguesia Póvoa de Varzim e a freguesia Vila do Conde é a única que faz divisa com Varzim e também é a freguesia de outro Concelho mais próxima.

  • Boa noite a todos, em especial a leticialele,

    É a primeira vez que estou acessando.

    Estou querendo tirar a nacionalidade por ser neto de portugueses já falecidos a mais de 100 anos e gostaria de tirar umas dúvidas que são:

    1 Eu preciso ter as certidões de nascimento ou assento de batismo dos meus avós ou basta apenas um deles ?;

    2 - Encontrei a certidão de batismo do meu avô paterno, mas estou com dificuldade de confirmar uma que encontrei que parece ser da minha avó porque não estou conseguindo traduzir o que está escrito, pois pelo que entendi a data de nascimento dela nos documentos que tenho e de 19/02/1907 e neste documento parece ser dezoito, como também, não consigo entender uma anotação na margem.


    alguém puder me ajudar a decifrar o que está escrito me ajudaria muito, passarei algumas informações que tenho:


    Nome - Joaquina

    Filiação - Antônio Pereira e Maria das Neves ( consta na certidão de nascimento do meu pai )

    data de nascimento 19/03/1907

    Concelho de Gaia

    Nome dos pais e padrinhos ??

    Esse foi encontrado na freguesia de Seixezelo (livro 1905-02-12 – 1908-12-30) folha 5 ou registro número 5


    Obrigado a todos


  • corrigindo a data na pergunta numero 2 , é 19/03/1907.

  • @SergioMdeoliveira

    Com certeza é sua avó Joaquina das Neves.

    A mensagem na margem é "sem selo por serem pobres".

    Precisa da certidão de ambos, inclusive porque vai precisar transcrever o casamento que acredito ter acontecido no Brasil.

  • Obrigado, @Guilherme Moreira

    Muito obrigado, mas ainda tenho dúvida, pois a data de nascimento dela é dia 19/03/1907 e lá parece estar escrito dezoito não consigo traduzir aquele escrito.

  • editado April 2021

    @SergioMdeoliveira (por favor, não me chame de sra!!! Me sinto mais velha do que já sou!!!). Eu leio :

    Aos vinte e cinco dias do mês de março de mil novecentos e sete n'esta Egreja Parochial de Santa Marinha de Seixezello, concelho de Gaya, Diocese do Porto

    baptizei sollemnemente um indivíduo do sexo feminino a quem dei o nome de Joaquina, e que nasceu n'esta freguesia de Seixezello às sete horas da noite do dia dezoito do mês de Março de mil novecentos e sete, filha legítima de Antonio Pereira , pedreiro, natural da Freguesia de Pedroso d'este Concelho e Diocese e de Maria das Neves, doméstica natural d'esta Freguesia de Seixezello recebidos na mesma parochianos e moradores no lugar de Cabeça de Cima

    nepta paterna de Marcellino Pereira e Guilhermina de Oliveira

    materna de Joaquim Rodrigues Pereira e Joaquina das Neves

    Foi padrinho Antonio Guedes das Neves , casado, proprietário e madrinha Joaquina de Souza Gomes, casada, proprietária.

    os quais todos sei serem os próprios . E, para constar, se lavrou em duplicado este assento que, depois de ser lido e conferido perante os padrinhos commigo assignaram

    Assinatura dos padrinhos.

    à margem, está escrito "sem sello por serem pobres" assina o vigário.

  • @Guilherme Moreira,

    Verificando a mensagem a margem, você verificou a de outra pessoa ( isabel) a da minha avó esta ao lado página 5 nome Joaquina

  • Obrigado @Leticialele,

    O problema é que os documentos que tenho dela no Brasil a data de nascimento é 19/03/1907 e não dezoito.

  • @SergioMdeoliveira , o @Guilherme Moreira leu o que está à margem do assento nº 5, da Joaquina. Por acaso, no assento anterior tem a mesma observação. O vigário assina Costa

  • @SergioMdeoliveira

    Em ambas a mensagem é a mesma, assinada pelo Pe. Costa que é o pároco que assina tb o assento de batismo.

  • @SergioMdeoliveira , creio que essa diferença de 1 dia é irrelevante. O que precisa observar é:

    nomes dos pais e avós

    local do nascimento.

  • obrigado pela grande ajuda a todos

  • @Ryan_Nova

    252929Maria Rosa Da ConceiçãoVila do CondeVila do CondeMarcelino Gonçalves MartinsAna RosaAgricultora29SantosCasado

    Solicite ao Cepese os dados do passaporte de sua bisavó: itsdatabase (cepese.pt)

  • Boa noite todos,

    Em especial a Leticialele pela tradução da certidão da minha avó , já recebi a certidão vinda de Portugal e está tudo correto.

    Gostaria de saber alguns detalhes sobre alguns passos que vou seguir de agora em diante.

    1 Estou enviando os documentos para transcrever o casamento dos meus avós no Consulado do Rio via correio e pelo o que entendi são os seguintes documentos:

    Certidões de batismo/nascimento do meu avô e da minha avó certificadas com (selo e marca d'água em alto relevo) e assinadas pelo diretor do arquivo;

    Certidão de casamento em inteiro teor digitada e apostilhada com o reconhecimento de firma do escrevente;

    Formulário de solicitação com minha firma reconhecida por autenticidade e apostilhada.

    Teria alguma coisa a mais ?


    2 Depois desse passo, quero enviar os meus documentos solicitando a atribuição de nacionalidade por ser neto com os seguintes documentos:

    Dos meus avós portugueses

    Certidões de batismo/nascimento do meu avô e da minha avó certificadas com (selo e marca d'água em alto relevo) e assinadas pelo diretor do arquivo;

    Assento da transcrição de casamento dos meus avós.

    Do meu pai filho do português ( já falecido e sem ter obtido a nacionalidade )

    Certidão de nascimento do meu pai (filho do português) cópia do livro em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente

    Certidão de nascimento do meu pai (filho do português) digitada em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente

    ** Algumas pessoas estão dizendo que precisa transcrever o casamento - Não entendi ou deve ser engano.**


    Minhas neto do português

    Certidão de nascimento cópia do livro em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente;

    Certidão de nascimento digitada em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente;

    Cópia do passaporte (documento) é preciso apostilhar ?;

    Certidão de Antecedentes Criminais ( não precisa apostilhar ? );

    Formulário D1 com reconhecimento de firma por autenticidade ( não precisa apostilhar ? )


    Por favor estes check lists estão certos ou preciso corrigir alguma coisa ?

    Desde de já agradeço a todos.

    Sérgio

  • @SergioMdeoliveira , se você é neto e vai assinar o Requerimento, tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor (não precisa apostilar) para comprovar a legitimidade em pedir a transcrição;

    Quanto às outras dúvidas:

    Dos meus avós portugueses

    Certidões de batismo/nascimento do meu avô e da minha avó certificadas com (selo e marca d'água em alto relevo) e assinadas pelo diretor do arquivo; Pode mandar apenas uma delas

    Assento da transcrição de casamento dos meus avós. Correto

    Do meu pai filho do português ( já falecido e sem ter obtido a nacionalidade )

    Certidão de nascimento do meu pai (filho do português) cópia do livro em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente Não precisa

    Certidão de nascimento do meu pai (filho do português) digitada em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente Correto

    ** Algumas pessoas estão dizendo que precisa transcrever o casamento - Não entendi ou deve ser engano.** Não tem como transcrever o casamento, seu pai não era português.


    Minhas neto do português

    Certidão de nascimento cópia do livro em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente; Correto

    Certidão de nascimento digitada em inteiro teor, apostilhada e autenticada com reconhecimento da firma do escrevente; Não precisa

    Cópia do passaporte (documento) é preciso apostilhar ?; Sim, cópia autenticada e apostilada

    Certidão de Antecedentes Criminais ( não precisa apostilhar ? ); Não precisa apostilar. Imprima a certidão e, no verso, a validação.

    Formulário D1 com reconhecimento de firma por autenticidade ( não precisa apostilhar ? ) Não precisa apostilar, é um documento português.

    Boa sorte!!

  • muito obrigado, leticialele mas uma vez.

    Então preciso providenciar a minha certidão de nascimento inteiro teor para enviar a transcrição de casamento dos meus avós está eu não sabia. obrigado novamente.

    Sérgio

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.