Faltando 1 sobrenome do pai em 1 doc / cidade onde nasceu escrita com 1 letra a menos. Retificar?

1) Na certidão de nascimento do meu avô português consta apenas 1 sobrenome do pai dele: "Avelino Padilha". Em outros documentos do meu avô, como certidão de casamento e a identidade de estrangeiro consta o nome completo do pai dele ("Avelino Padilha de Oliveira"). Isso seria considerado um erro na certidão de nascimento do meu avô? Preciso ir atrás do registro de Portugal para corrigir (incluir o "de Oliveira" no nome do pai dele)? 

2) Na certidão de casamento do meu avô português com a minha avô brasileira, está escrito que ele nasceu em "Lovão - Portugal", em vez de "LoRvão" (como consta em todos os outros documentos). Pode causar problema?

Obrigada!

Comentários

  • @padilhamalu , você não vai conseguir retificar a certidão de nascimento do seu avô.

    Se ele foi o declarante do nascimento do filho até que este complete 1 ano, não precisa transcrever o casamento deles.

    para o processo de cidadania, só vai precisar da certidão de nascimento.

    Esse erro de Lorvão - Lovão é irrelevante. Não vale a pena retificar.

  • @Leticialele muito obrigada! Mas você acha que vai dar problema que o nome do pai do meu avô português está incompleto? Não está errado, apenas consta "Avelino Padilha" em vez de Avelino Padilha de Oliveira" (e esse "de Oliveira não veio da esposa", acho que só esqueceram de colocar).

    Foi o meu avô português que registrou a minha mãe brasileira (estou correndo atrás de tirar a cidadania portuguesa dela e depois a minha. Meu avô português e a minha avó brasileira já morreram).

  • @padilhamalu , como consta na certidão de nascimento do seu avô?

    E como consta o nome do avô no nascimento da sua mãe?

  • editado April 2021

    @Leticialele nome do meu avô está certinho na certidão de nascimento dele, é "Antônio Simões Padilha". Também está certinho na certidão de nascimento da minha mãe ("Antônio Simões Padilha")

    Na certidão de nascimento do meu avô, o nome do pai dele está "Avelino Padilha". No da minha mãe, na parte de avô paterno, está "Avelino Padilha de Oliveira"

  • @padilhamalu , algum outro "Oliveira nessas certidões?

    Se você não quiser arriscar, retifique o nascimento de sua mãe , usando a certidão de nascimento de seu avô, para retirar o "Oliveira".

    Ou mandar assim e só retificar se cair em exigência.

  • @Leticialele, hoje tive acesso à certidão de nascimento do meu bisavô português, pai do meu avô português. Ele está registrado em Portugal como "Avelino Padilha de Oliveira" mesmo! Então o "erro"/"omissão" é na certidão de nascimento do meu avô em Portugal, por ter constado só "Avelino Padilha" como nome do pai. Nesse caso, acho que fazer as retificações nas certidões daqui poderia causar problema, porque é o nome certo! O que acha?

  • @padilhamalu , eu não mexeria em certidão alguma!

    Mande uma cópia dessa certidão portuguesa, com o nome "Avelino Padilha de Oliveira", só para esclarecer eventuais dúvidas do Conservador!

    Ainda bem que não precisará retificar... Imagine, trocar todos os documentos!

  • @Leticialele concordo, muito obrigada pela ajuda!

  • @padilhamalu , a certidão do seu avô está informatizada?

    Se estiver, você pode mandar um email para a Conservatória doo local em que ele nasceu e pedir para verificareme, se for o caso, consertarem!

    Coloque como anexo a certidão do bisavô!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.