tempo

Oi pessoal,

Antes de tudo gostaria de agradecer pelas informações que vocês disponibilizam aqui. Ja li bastante e aprendi muito com oque vocês conseguiram reunir. Estão de parabéns.

Sou bisneto de português. Porém tenho um sério problema de tempo para obter essa cidadania. Em fevereiro vou para a europa, e pretendo ficar la por um tempo. Como o visto temporário dura 3 meses, eu teria em torno de 6 meses para conseguir correr todo o processo.
Pelo que pude ver preciso tirar a da minha avó, averbar seu casamento, tirar a do meu pai e a minha.
Vocês acreditam que neste tempo eu consigo isso?
Quanto tempo deve levar?

Comentários

• Bernardo

Para cada atribuição leva em media uns 2 meses, mais ainda tem que fazer averbamentos, então acho que levaria entre 7 a 9 meses, ate sair tudo.Mas mesmo assim, deve dar logo entrada na atribuição de sua avó, quanto mais rapido fizer ,melhor.
  • Obrigado pela informação.

Então ja comecei a correr atrás dos documentos. Achei uma certidão de óbito e uma de casamento do meu bisavô português. Como não tenho todos os dados necessários, pedi sua certidão no portal do cidadão.
    O pedido ainda está em processamento, espero que encontrem.

Quanto aos documentos da minha avó:

- Só tenho sua certidão de casamento e não sei em que cartório ela foi registrada. Eu consigo sua certidão de nascimento de inteiro teor no cartório onde ela se casou? Se não, como posso fazer para encontrar este documento?

- Após obter a certidão eu devo autentica-la no cartório, no itamaraty e depois no consulado, é isso? Serve o escritório do Itamaraty no Rio ou somente lá em Brasília?

- Tenho que ter cópias autenticadas do RG, CPF, TÍTULO, PASSAPORTE, ou serve só de um deles?

- Por ultimo uma pergunta 'burra', mas só para ter certeza: a certidão a ser enviada deve ser a original, não uma cópia, certo?

obrigado!
  • Conselho de quem tem experiencia. Venha como portugues, ou no minimo quando chegar a sua vez. Nao fique um dia ilegal aqui, agora desde junho de 2008 e crime. Quem avisa amigo e. Depois que tiveres aqui entenderas. Desculpe a realidade
  • Obrigado pelas respostas!

Estou tendo problemas em encontrar a certidão de nascimento da minha avó. Na certidão de casamento dela não existem os dados de onde ela foi registrada nem nada do gênero. Fui no cartório onde ela casou e eles não sabem me informar como conseguir esta certidão. Alguém tem alguma dica de onde começo a procurar?

Abraços
  • Bernardo

Pede la no cartorio onde esta o casamento dela, para procurarem nos registros ,que deve ter sim , as vezes ate mesmo a certidão que ela deu entrada para casar.
  • Talita

O problema do Bernardo,é com certidão brasileira.
  • Bernardo

Vc sabe em que município nasceu sua avó? Vc pode pesquisar em todos os cartórios de registro civil, começando pela região/bairro onde ela nasceu (se vc souber). Quem sabe seu pai ou outros parentes tem alguma dica sobre onde ela pode ter sido registrada?

cadastro de cartórios do Brasil:
    http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm
  • Talita

Faz nao. No caso dele tem que procurar a central da certidoes, fica no centro do Rio.. Ve na internet. La eu achei aonde estava agora os livros com o nascimento do meu Pai e certidao de casamento do meu avo em1929, original. A maioria dos cartorios sofreram mudancas, mas o livros estao intactos. Eles fazem busca e te informam aonde esta, com um pequena taxa.
  • Oi pessoal,
    Obrigado pela ajuda de todos!
    Estive sumido pro um tempo, correndo atrás desses documentos em qualquer tempo livre que aparecia.
    Fui no arquivo nacional e o arquivo onde estaria a certidão dela estava em obras.
    Descobri a região onde ela nasceu e buscando pelos cartórios de lá acabei conseguindo tirar hoje a certidão dela.
    Deu um bom trabalho, mas acho que foi a parte mais dificil.

Agora vou deixar mais umas perguntas para vocês, sobre o que resta do processo da minha avó.
    Eu ja tenho:
    - Certidão de nascimento narrativa do bisavô português
    - Certidão de nascimento de inteiro teor, com firma reconhecida, da minha avó.
    Agora acho que só falta:
    - A cópia autenticada da identidade dela, com firma reconhecida e autenticada no consulado.
    - Autenticar a certidão de nascimento dela no Itamaraty e no consulado.
    - Depois é só mandar tudo com o formulário C1 pra conservatória dos Registros Centais.

É só isso mesmo?
    Preciso autenticar a cópia da identidade dela no Itamaraty ou pode ser num cartório qualquer?
    Para a assinatura dela ser reconhecida presencialmente, mesmo enviando o formulário por carta, é só ir ao consulado e assinar na frente de um funcionário?

Agradeço muito, mais uma vez, a ajuda de todos vocês!
  • Bernardo

No itamaraty, somente a certidão de nascimento de inteiro teor de sua avó ,precisará ser legalizada,mas antes tem que reconhecer a firma do funcionario do cartorio que emitiu essa certidão, so depois leva no itamaraty, a xerox do RG é so autenticada, depois esses 2 documentos brasileiros e mais o requerimento 1C, que so será assinado na presença do funcionario do consulado, é que precisam da autenticação do consulado portugues, junta mais a certidão portuguesa que voce ja tem e manda para a CRC de Lisboa, junto com o comprovante do vale postal.
  • pessoal, tenho uma dúvida meio urgente.
    Amanhã vou no consulado com a minha avó pra autenticar os documentos.
    Mas não tinha pensado antes, que a certidão de nascimento dela está com o nome de solteira, e a carteira de identidade com o nome de casada.
    Será que vou ter problemas com isso?

obrigado pela ajuda que tem dado!
  • Bernardo

Não tem problema.Voce pode é pedir uma certidão de casamento de inteiro teor tambem ,com firma reconhecida e depois autenticar no consulado e mandar junto com os doscs dela, assim eles la na CRC ja vem o porque da diferença dos nomes, mas ja que vc ja esta com esses docs prontos, ja autentica esses e depois vc mesmo, sem precisar que sua avó vá, autentica a certidão de casamento no consulado e manda tudo junto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.