Certidão de Nascimento e direito
Boa tarde,
Sei que algumas dúvidas aqui podem ser redundantes, mas cada vez que eu tenho buscado mais informações eu estou ficando mais confuso, então resolvi perguntar diretamente sobre o meu caso.
1 - Minha linha genealógica é: Bisavó (Portuguesa/Falecida) - Avô (Brasileiro/Falecido) - Mãe (Brasileira/Viva) - Eu (23 anos). Pelo o que eu entendi minha mãe tem o direito e eu também teria a partir dela por essa nova lei que foi aprovada, seria isso mesmo ou estou equivocado?
2 - Não possuo a certidão de nascimento dela e já busquei em algumas fontes sem sucesso, poderiam me ajudar por favor?
Nome: Olivia de Almeida Braga
Mãe: Maria Engracia Jorge
Pai: Joaquim de Almeida Braga
Nascimento: 04/09/1908
Local: Vila Real (Portugal)
Ela faleceu dia 09/01/2009 e na certidão de óbito consta 100 anos, então acredito que a data de nascimento esteja correta ao menos com os documentos do Brasil.
Muito obrigado pela ajuda,
Filipe
Comentários
Olá, você pelo menos sabe onde ela nasceu. Teria que ir no site Tombo e de lá procura a cidade e frequesia q ela nasceu e vai olhando... pra vc parece bem mais fácil...
Sim, sua mãe tem direito e logo vc também!!! Boa sorte!
@filipescorsatto
Sabe se Olívia tinha irmãos e os nomes?
@Alana Meu problema está em achar a freguesia, eu tentei ir uma por uma e infelizmente não estou encontrando nada. Pedi o desarquivamento da certidão de casamento dela aqui no Brasil pra ver se nas certidões tem algum dado que especifique alguma coisa melhor sobre o local que ela veio, mas muito obrigado pela ajuda!
@Guilherme Moreira então, perguntei pra única filha dela viva (ela tem 88 anos, então não lembra de tanta coisa sobre a mãe), ela falou que tinha alguns tios, mas que não teve muito contato com eles e não lembra os nomes infelizmente. Ela só diz que a mãe veio de trás-os-montes, vila real.
Este deve ser o passaporte da mãe:
Código(s) de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/39/3020
Título
Registo de passaporte
Nível de descrição
Documento simples
Data(s)
1911-11-10
1911-11-10
Âmbito e conteúdo
Requerente: Maria Engrácia Jorge Idade: 38 anos Freguesia: Torgueda Concelho: Vila Real Distrito: Vila Real Acompanhantes: Zeferino (filho, 12 anos), Engrácia do Patrocínio (filha, 9 anos), Esménia (filha, 6 anos), Olívia da Conceição (filha, 4 anos) e Zulmira (filha, 11 meses) Destino: Brasil
Idioma/Escrita
por
Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
Registo Original
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1070247
@filipescorsatto , o assento deve ser esse: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022A&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022A/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022A_m0073.jpg#
Número 56, de 30 de outubro de 1907
O primeiro casamento da Maria Engrácia Jorge: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-002-037A&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-002-037A/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-002-037A_m0020.jpg#
Número 7, de 14 de março de 1900
Meu Deus!! Muito obrigadoooo! Isso quer dizer que provavelmente ao chegar no Brasil o nome dela foi alterado? No processo de cidadania Portuguesa é necessário fazer todas as retificações de nomes etc?
@Leticialele como eu gostaria de ter essa sorte! Pior que nem na certidão de casamento do meu bisavô consta de onde veio... Nem os pais dele... A moça do cartório me disse que não adianta eu pedir inteiro teor, pois só tem mesmo esses dados... O que vc acha?
Estou triste também porque uma genealogista disse que provavelmente por ele ter tido título de eleitor no brasil, devia ser brasileiro ou naturalizado... mas minha mãe e meu tio contam que ele dizia ter vindo de Portugal em 1906 aproximadamente (ele nasceu em 1984, veio com 12 anos)...
@filipescorsatto , provavelmente ela fixou o nome usado na vida adulta como Olívia de Almeida Braga.
A mãe pode ter casado novamente ao chegar no Brasil, porque o nome do primeiro marido não era esse!
Tem que pesquisar um pouco mais!
@Leticialele mas a certidão de casamento que você me mandou, bate com o nome do pai dela que é Joaquim de Almeida Braga, no caso nos documentos em Portugal ele era Joaquim Veríssimo de Almeida Braga. Provavelmente ao chegar no Brasil, ela acabou colocando o sobrenome do pai e retirou o "da conceição".
@filipescorsatto , sim, desculpe, me fixei no Veríssimo e achei que não fosse a mesma pessoa!
Sugiro que você peça, além da cópia certificada do assento de batismo da Olívia, cópia certificada do casamento da mãe, porque no batismo, a Olivia consta como "filha natural", sua mãe era viúva e , no nascimento dela, não aparece o nome do pai. Só para comprovar em Portugal que se trata da mesma pessoa!!
@filipescorsatto , eu fiquei viciada em procurar assentos antigos... Já achei avós nascidos em 1620!
Se quiser procurar os irmãos da Olívia, basta folhear os livros que estão aqui: https://tombo.pt/f/vrl26
@Leticialele nossa, eu nem sei como te agradecer de verdade. Vou pedir os 2 documentos e ir atrás da cidadania da minha mãe pra depois pegar a minha, obrigado novamente!!
Saberia me informar o que é esse "Armadello" que tem antes de vários nomes?
@filipescorsatto
Arnadelo é um lugar, localidade ou povoação da freguesia de Torgueda:
Vila Real - Google Maps
Era essa Olívia que tinha encontrado. Preferi tentar confirmar pelo nome dos irmãos. A @Leticialele encontrou o casamento e resolveu a dúvida.
Não encontrei o nascimento do Zeferino que teria nascido antes do casamento, nem o óbito do Joaquim Veríssimo que teria acontecido entre maio de 1902 (nascimento da Engrácia do Patrocínio - assento 29) e dezembro de 1905 (nascimento de Ismenia *no batismo está Ismeria* - assento 70).
@Guilherme Moreira , eu procurei o casamento em torno de 1900 por causa da idade do Zeferino (12 anos em 1911).
Fiquei viciada em buscar assentos. Pode???
@Guilherme Moreira nossa, então tem mais específico ainda de onde ela era, estou muito chocado de ter conseguido tantas informações sério, obrigado!
@Leticialele é um hobby que faz muita gente feliz hahaha
Outra informação agora que eu conversei com minha mãe, é que minha bisa sempre comemorava o aniversário dia 25/10, mas nos documentos do Brasil dela estavam dia 04/09. Agora nesse registro, apesar de ser dia 30/10, no texto está escrito que ela nasceu dia 25/10, então tenho 100% de certeza que é ela!!!
Tem várias questões de datas e nomes que vou ter que retificar provavelmente, vou atrás de reunir todos os documentos em mãos para ver o que precisará ser feito.
@filipescorsatto : Para você se divertir!!
Zeferino: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097906 m0037.tif - Nasceu dia 22 dez 1900;
Engrácia do Patrocínio: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097906 m0057.tif - Nasceu dia 10 mai 1902;
Esménia: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022A&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022A/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022A_m0026.jpg# Assento 70 (Isméria) Nasceu dia 6 nov 1905 (a mãe já era viúva)
Zulmira: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022B&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022B/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-022B_m0035.jpg# Assento 77 - Nasceu dia 6 de dezembro de 1910
@Leticialele é muito surreal tudo isso haha muito legal!!
@Leticialele , você sabe com quanto tempo de antecedência a pessoa tinha que solicitar o passaporte, antes de embarcar para o Brasil?
@eduardo_augusto , eu sempre procuro 1 ano antes da viagem, mas creio que a média são 6 meses.
@Leticialele @Guilherme Moreira desculpe incomodar depois de alguns meses haha eu estou procurando que nem louco o óbito do Joaquim Veríssimo de Almeida Braga, mas não encontro em lugar algum! Procurei entre os anos de 1902 e 1905 que é quando sua última filha legítima nasceu e a mãe teve o primeiro filho viúva. Também procurei alguma coisa em São Gonçalo d'Amarante, concelho de Amarante, Porto para ver se tinha algo lá onde ele nasceu, contudo somente achei sua certidão de nascimento e não há a de óbito. Ficarei extremamente agradecido se puderem me ajudar a localizar essa certidão para eu terminar de montar a história aqui da minha família.
Pessoal, que legal chegar neste fórum!!! Meu bisavô é o Zeferino , irmão da Olívia , bisavó do @filipescorsatto !!!!
por favoooor Filipe, vc encontrou mais coisas da família? Vi que a Letícia encontrou a data de nascimento do meu bisavô, mas na imagem não consegui identificar nada :(
@Guilherme Moreira se puder ajudar também!
@Brunapereiradell o que vc quer saber do Zeferino em concreto? Já tem a certidão de nascimento do seu avô/ó, filho/a do Zeferino?
@Brunapereiradell Bom dia!! Que legal que podemos achar parentes distantes assim haha Consegui bastante coisa sim, inclusive já mandei o processo da minha mãe! Se quiser bater um papo depois, estou à disposição!