Registro de Portugueses entrada no Brasil

Boa tarde. Minha avó se chama Azurea de Souza Costa (brasileira, nome de solteira) e sua mãe se chamava Emilia de Souza Costa e era portuguesa.

Minha avó nasceu em 10/12/1924 e foi registrada no dia 02/06/1925, não sabemos o cartório do registro de nascimento, mas do casamento é da 12 cirscuncrição, Freguesia de Iraja e Jacarepaguá. Não temos documentação, porque depois que sua mãe morreu, com 15 dias meu bisavo se casou novamente e minha avó foi criada por parentes. Minha avó está com 96 anos, Gostaria de ajudá-la a resgatar suas memórias e também conseguir minha cidadania.

Agradeço se algúem puder me informar o tel do cartorio ou qualquer outra informação

Comentários

  • @ClaudiaS2021 , Tente contato com o Cartório do registro de casamento dela e pergunte sobre o registro de nascimento. Acredito que eles devam ter essa informação. Tem um site chamado Family Search onde é possível pesquisar documentos de imigrantes gratuitamente. Talvez lá, possa ser que encontre algo dos seus bisavós.

  • @ClaudiaS2021 , Claudia, veja se este pode ser o cartório de Jacarépaguá:

    Nome Oficial: 12ª circunscrição do registro civil – jacarepaguá

    Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.

    Area de abragência: Jacarepaguá

    Fax: (0xx21) 3392-1596

    Email: 12rcpn@gmail.com

    Endereço: Av. Geremário Dantas, 142 – Loja -A

    Bairro: Tanque – Jacarepaguá

    Distrito: Rio de Janeiro

    Cidade: Rio de Janeiro

    CEP: 22735-015

  • Muito obrigada. O telefone que encontrei na internet, está incorreto, vou tentar o informado. Tentei no Family search não encontrei nada. Acredito que os pais dela da Emilia e ela entraram no Brasil antes de 1910.

    Pais: José de Souza Alves e Maria de Oliveira Rocha.

    Procurei através do myheritage também não encontrei na busca gratuita

    Agradeço a disponibilidade

  • Pessoal boa noite. Preciso de ajuda. Paguei pelas pesquisas no cartorio 6 RCPN - RJ, mas não encontrei o Registro de nascimento da minha avó ou do óbito da mãe dela. Não tenho como gastar mas dinheiro procurando em cartórios. Consegui alguns dados novos.

    Jose de Souza Alves era viúvo veio de Portugal direto para o Rio de Janeiro, para Inhauma com os filhos: Emilia de Souza (Alves), Crispim, Americo, Isolina e Maria

    Foram sepultados no cemitério de Inhauma o José de Souza Alves e a Emilia

    Emilia morreu em casa, no dia 24/março, não sabemos o ano correto talvez entre 1938 e 1940.

    Nome de casada da Emilia: Emilia de Souza Costa

  • @ClaudiaS2021

    Deixe sua arvore genealógica um pouco mais organizada, indicando o grau de parentesco com você e onde nasceram. Quanto mais dados melhor.

    O jeito descrito acima ficou meio confuso.

    Abraços

  • Obrigada pelo conselho.

    Portugeses:

    Meu tataravo: Antonio de Souza Alves, já veio para o Rio de janeiro viúvo - sepultado cemiterio de Inhauma RJ

    Minha tataravó: Maria de Oliveira Rocha, morreu em Portugal

    Minha bisavó Emilia de Souza da Costa, casada, sepultada no cemitério de Inhauma RJ, morreu em casa 24/03 período estimado 1938 a 1940

    Brasileira:

    Minha avó: Azuréa Costa da Silva (nome da casada) - Ela está viva e foi registrada em cartório em 02/06/1925

    Nome de solteira minha avó - Azuréa de Souza Costa

    Já tentamos achar o registro de batismo da minha avó, mas a igreja Sagrado Coração de Maria não encontrou. Como foi batizada as pressas porque foi desenganada pelo médicos, acredito que a igreja pode não ter registrado o batismo

  • @ClaudiaS2021


    Mandei no privado o registro de casamento da sua avó, foi só o que encontrei.

  • Bom dia. Finalmente descobri qual o cartório que minha bisavó casou-se. 7 Pretoria, sendo que é dificil falar com eles e quando conseguimos ,a informação é so indo lá e tem que saber a data exata, minha pagou mas informou a data errada. Alguem sabe como poos conseguir o registro de casamento de Augusto Teixeira da Costa Emilia de Souza Alves (nome de solteiro). O nome dos pais dela Joaquim de Souza Alves e Amelia de Souza Alves são os nomes que constam na certidao de dois filhos. Já tentei vários sites de busca

    Nascimento Emilia 1906 estimada

    Ano provável do casamento cartorio: entre 1916 e 1925

    Gostaria encontrar o registro de matrimonio na Igreja - fiz busca em sites mas não encontrei nada

  • @ClaudiaS2021 , a 7ª Pretoria, nesse período é o atual 11º RCPN - Av. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro - RJ, 20751-002

    Tel: (21) 2269-8672

  • Pessoal boa noite. Venho mais uma vez pedir a ajuda de vocês. Já solicitei a busca 3 vezes no cartório da 11 RCPN uma verdadeira dor de cabeça. Já me mandaram para outros cartórios em que já fiz busca, que são pagas. Segundo minha avó ela foi registrada lá, Neste mesmo cartorio estão os registros de dois outros irmãos da minha avó e constam que os pais Augusto Teixeira da Costa e Emilia de Souza Alves casaram-se lá.

    Minha avó foi registrada lá em 02 de junho de 1925. Alguém pode me ajudar com esta busca? O nome dela de solteira Azuréa de Souza Alves

    Pedi para pequisarem o casamento dos pais, não fizeram porque não tenho a data exata, estimamos que o casamento tenha ocorrido entre 1921e 1922. Acreditamos que Emilia casou-se com 15 e 16 anos.

    **Dica para quem precisa de segunda de via tem que ter a data extata de óbito, casamento ou nascimento desta pretoria é ir direto à Cascadura. A pesquisa e a segunda via é feita por lá. Os telefones que constam na porta do cartório é 2289-6179/3273-3836. As 3 vezes que fui lá só tinha uma pessoa atendendo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.