começando

Oiii pessoal ... bom eu gostaria de começar o processo para ter a cidadania .. meu pai disse com toda certeza que os avos dele eram portugueses , so que para isso eu preciso perguntar para minha avó se seria verdade e ver o que ela sabe , e eu vou ve-la no natal semana que vem , eu ja dei uma olhada no forum , ja tirei varias duvidas , porem tenho 3 perguntas,a primeira meu pai disse que a mae dele provavel nao tera nenhum documento dos pais dela ,meu pai acha que ela nao tera , ele disse que sabe onde meus bisavos estao enterrados , ´´e um cemiterio aqui na minha cidade , sera que a certidão de obito ajuda em algo para poder começar algo do tipo descobrir em que cidade ou provicia eles nasceram???? eu ja quero saber caso minha vó disser que nao sabe .... pq eu nao vou aguentar ate o natal para saber se ela tem ou nao os documentos .... a outra pergunta ,qt tempo leva para eu ter minha cidadania ????? a terceira se eu fizer o processo no Brasil ou em Portugal ´´e o mesmo tanto de tempo para ficar pronto????
Obrigadaaa
ps: obrigada tb por me add na comu!!!!

Comentários

• Vivian,

primeiro vc tem que saber dados dos seus bisavos, nome, data e local de nascimento.
    O nome deles, na certidao de nascimento da sua avo vc consegue, e se voce tem a certidao de obito tbem ajuda, se vc conseguir os dados de pelo menos um portugues vc ja pode comecar o processo de atribuicao da nacionalidade da sua avo.

Se voce tiver o nome deles e uma data aproximada voce pode tentar encontrar algo no memorial do imigrante em SP, ou ate mesmo na policia federal, e tbem pode sair perguntando pra toda a familia, se sua avo tem irmaos, quem sabe eles saibam alguma coisa ou se tem algum parente em Portugal q tenha algum dado deles.

Qto ao tempo eh dificil dizer, precisa ver se vai ter q fazer transcricao de casamento entre as atribuicoes, se vc vai conseguir encontrar rapido essas certidoes dos seus bisavos, se vai fazer direto em portugal, pelo consulado, etc. Tempo normal de uma atribuicao eh de 2 a 3 meses, depende por onde vc faz. Lembrando q por Portugal eh sempre mais rapido.
  • Portuagal é mais rápido, porém como eu sou cag*** a atribuição do meu pai hj faz 3 meses e ainda não saiu.

Então em relação aos documentos vc deve interrogar a família inteira e pegar todas as certidões possíveis.
  • Serginho,

isso as vezes acontece, eu tbem passei por isso.
  • Serginho

Voce nao e cag*** voce e uma pessoa de sorte porque vejo tanta gente ilegal por aqui sonhando em ter uma cidadania europeia sem ter como sonhando com uma anistia.... E voce so tem que esperar, por que logo vai estar recebendo a sua.
  • TEMPO

A ATRIBUIÇAO DE MINHA MAE FICOU PRONTA EM 4 MESES
    A MINHA NATURALIZAÇAO DEMOROU 7 MESES
    O PRAZO GERALMENTE EH ESSE,ALGUNS PROCESSOS PODEM DEMORAR UM POUCO MAIS, MAS VALE A PENA ESPERAR.
  • Cagg***. Parece coisa de Paulistano, vixi
  • OIii Gente obrigada pelas informações esse fim de semana eu vou na casa da minha vó aiii nao aguento esperar hehehehehehe ... dai eu lembrei tb que tem irmã da minha vó ela deve saber alguma coisa e com certeza ela deve ter os documntos dos pais dela .. eu ja falei para meus pais ligarem hahahahahahaha ... Muitoo Obrigadaaa ... segunda feira eu falo o que eu decobri !!!
    Beijossss
  • mais uma

conversando com a minha cunhada ela disse q tb está interessada tb em tirar cidadania portuguesa ... porem no caso seria por parte da mãe dela ... tem algum problema de ser por parte da mulher???? no caso dela ela iria pegar dos bisavós e os avós aida estão vivos e depois passaria para a mãe dela ate chegar nela .... mas entao vcs acham que ela tb consegue??? eu falei para ela dicionar a comu tb pq dai vamos fazer o processo juntas!!!
    Obrigada!!
  • Vivian

Logico que ela consegue, não importa se o portugues é a avó ou o avô, desde que o filho do portugues esteja vivo, para poder dar a continuidade na descendencia portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.