Portugal aceita certidão de batismo brasileira?

Pessoal, minha situação é a seguinte:

Meu pai é neto de português e estou tentando tirar a cidadania pra ele.

Já localizei a certidão de nascimento do meu bisavô, que é o Português.

Porém estou com uma EXTREMA dificuldade de localizar a certidão de nascimento do meu avô.

Em todos os documentos fala que ele é natural de Conquista - MG, mas não achei a certidão na cidade, o cartório me enviou uma negativa. Já procurei nos cartórios das cidades vizinhas, desarquivei o casamento e procurei no Family Search, porém não achei nada.

A unica coisa que achei foi uma certidão de Batismo na Paróquia de Conquista, nela consta o nome dos meus bisavós e a data do batismo, que foi exatamente 2 meses após seu nascimento.

Minha pergunta é: Eu posso usar essa certidão de batismo como uma certidão de nascimento se ela for autenticada pelo cartório da cidade?

Quando meu avô nasceu, o registro civil já era obrigatório no Brasil, se eu mostrar a negativa do cartório + a certidão de batismo, será que consigo proceguir com o processo de cidadania?


Informações do meu Avô:

Nome: José Gomes

Data de Nascimento: 09/01/1919

Local: Conquista - MG

Pai: Manoel Gomes

Nascido em Cantanhede - Coimbra

Mãe: Patrocinia Saes Rodrigues (ou Patrocinia Rodrigues)

Nascida em Almeria - Espanha


Agradeço se puderem me ajudar.

Comentários

  • @Bruna_Gomes , acredito que você terá que fazer, via judicial, o registro tardio do nascimento do seu avô.

    Se ele nasceu anos após a implantação do Registro Civil no Brasil, não aceitarão a certidão eclesiástica.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.