Nome diferente na certidão de nascimento, o que fazer ?

Olá pessoal, boa tarde.

Sou nova aqui na página, e estou tentando juntar as documentações necessárias para o processo de atribuição do meu sogro filho de português. Porém estou com muitas dúvidas, e me sentindo perdida . E como decidimos fazer o processo por conta , está ficando muito complexo .

Conseguimos a certidão de nascimento do avô do meu sogro, e certidão de nascimento e de casamento do pai do meu sogro , transcritas já no Brasil. Porém o nome de batismo do pai , está diferente na certidão do meu sogro . O nome é Alexandre Pedro choupina , e no registro do meu sogro foi registrado Alexandre choupina .

Minha dúvida inicial é se terei problemas no processo, por conta deste detalhe . E se sim, como posso solucionar isso !?

Comentários

  • @emyllene , quem foi o declarante do nascimento do seu sogro? Foi o pai português? Os nomes dos avós estão todos corretos?

    Se seu sogro é filho, não precisa da certidão de nascimento do avô. Apenas do pai português!!

  • Fazendo uma breve pesquisa pelo fórum e Google , descobri que provavelmente teremos que fazer a retificação da certidão de nascimento do meu sogro , isso eu consigo fazer direto no cartório, ou vou precisar de um advogado para um pedido judicial ?

    Obrigada !!

  • @emyllene , como consta o nome do pai de seu sogro no casamento? Quem foi o declarante do nascimento do seu sogro? Os nomes dos avós estão corretos?

    Seu sogro pode ir ao Cartório em que foi registrado e perguntar se aceitam fazer a retificação administrativa, usando a certidão de casamento como base. No cartório, dirão o que é necessário. Não creio que precise de retificação judicial. O próprio Juiz vinculado ao Cartório, ouvido o MP, pode autorizar a retificação.

  • @Leticialele o declarante foi o pai português, o nome dos avós estão corretos , somente o nome do pai mesmo está errado, em todos os documentos do pai português consta o nome composto Alexandre Pedro , porém em nenhum documento do meu sogro consta o Pedro. Fui ao cartório e consegui fazer a retificação da certidão, sem burocracia :) . Também pedi a cópia original da certidão de óbito do pai dele que não tínhamos, preciso transcrever ela também para o processo ?

    Outra dúvida, fizemos a retificação somente da certidão, será necessário fazer do documento (RG) também?

    Optamos por fazer o processo de atribuição do meu sogro , para depois pedir a do meu marido , depois de pesquisamos bastante , vimos que essa seria a forma mais fácil de conseguirmos.

    Muito obrigada pelo suporte @Leticialele

  • @emyllene , terá que fazer novo RG ou CNH, com base no nome que consta na certidão de nascimento. Os documentos têm que combinar!!

    Sim, fazer a atribuição como filho é muito mais rápido e garantido do que fazer como neto! Pelo ACP, leva de 5 a 6 meses.

    Boa sorte!

  • @Leticialele nossa como é burocrático ne , mas espero que de tudo certo!!

    Você sabe me dizer se eu conseguir entregar os documentos pessoalmente no ACP , se o processo pode ser mais rápido do que pelo correio ?

    Obrigada novamente !!

  • @emyllene , creio que, por causa da pandemia, as Conservatórias estão com o atendimento presencial reduzido e feito mediante agendamento prévio.

    É indiferente mandar pelos Correios e entregar pessoalmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.