Exausta de procurar... Alguém me ajuda? :)

AlanaAlana Member

Olá, sou nova aqui no fórum...

Cresci ouvindo que meu bisavô contava que veio de Portugal. Família simples, de agricultores com pouco ou nenhum estudo...

Achei a certidão de óbito do meu avô, ainda aguardo a resposta sobre a do meu bisavô... Mas não consta local de nascimento do meu bisavô na certidão do meu avô...

O nome é muito comum, estou há mais de 1 semana pesquisando exaustivamente nos sites...

Os nomes que tenho do meu bisavô e avô (2 nomes para cada, houve retificação de nomes, isso seria sinal de que era mesmo português?)

Não tenho nada além dos nomes por enquanto... aguardando a boa vontade do cartório e aguardando registros da igreja católica onde entrei em contato buscando certidão de casamento... Mas se alguém puder me dar uma luz!!!

Joaquim Vieira da Silva Primo (retificado)/ Joaquim Evaristo da Silva Esposa: Antonia Maria de Jesus

PROVÁVEL NOME DA MÃE: Senhorinha Maria de Jesus

Comentários

  • @Alana , faz ideia da data em que seu bisavô veio para o Brasil? Veio casado? Em que ano seu avô nasceu?

  • AlanaAlana Member

    @Leticialele minha mãe disse que ele devia ter por volta de 16 anos, solteiro... Ele faleceu em 1958 já um pouco idoso...

    Então acredito que antes de 1900!

  • AlanaAlana Member

    @Kleber Silva Aguiar gostaria de ter a honra da suas ajudas fantásticas, como vi em outros tópicos suas contribuições!

  • @Alana há tempos o Kleber deu uma sumida , última atividade dele no fórum foi em dezembro 2020 .

    Inclusive enviei MP para ele para saber se está tudo bem com ele .

    Temos outros feras no grupo também.

    @guimoss @Guilherme Moreira @gandalf

    Além de outros que não consegui marcar .

    Vale lembrar que 1 semana pode se dizer pouco tempo de busca , eu estou há 5 anos a procura de casamento do meu trisavo , porém não irei precisar do casamento mais para realizar transcrição.

    Boa sorte .

  • AlanaAlana Member

    Obrigada @scarvalho210 boa sorte!

  • @Alana

    Boa noite, há varias combinações possiveis de resultados:

    1) Joaquim Vieira da Silva

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    13865Joaquim Vieira da SilvaFelgueirasFelgueirasSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrolha30Rio de JaneiroCasado

    17326Joaquim Vieira Da SilvaMarco de CanavesesPortoJustino da SilvaMaria VieiraAgricultor18Rio de JaneiroSolteiro

    37937Joaquim Vieira da SilvaMaiaMaiaSiSiSi12Rio de JaneiroSolteiro

    60801Joaquim Vieira Da SilvaSão MartinhoCastelo de PaivaBento VieiraJoaquina MariaTrabalhador56Estados Unidos do BrasilCasado

    62716Joaquim Vieira Da SilvaPortoPortoJoaquim Vieira da Silva&bnsp;Trabalhador56São PauloCasado

    80185Joaquim Vieira da SilvaGondomarGondomarLudovino Vieira da Silva&bnsp;Pedreiro21Rio de JaneiroSolteiro

    84849Joaquim Vieira Da SilvaAlmaçaMortaguaSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador45Rio de JaneiroCasado

    102808Joaquim Vieira Da SilvaAlmaçaMortaguaSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador48Rio de JaneiroCasado

    113132Joaquim Vieira Da SilvaGuimarãesPortoJosé Vieira da SilvaCustódia da SilvaTrabalhador23Rio de Janeiro

    257638Joaquim Vieira Da SilvaAlmaçaMortaguaSem IndicaçãoSem Indicação Trabalhador58BrasilCasado

    301560Joaquim Vieira da SilvaMaiaMaiaJoaquim Vieira da Silva&bnsp;Pedreiro29Rio de JaneiroCasado

    310703Joaquim Vieira da SilvaSanta Maria da FeiraSanta Maria da Feira&bnsp;&bnsp;Pedreiro29Rio de JaneiroSem Indicação

    315406Joaquim Vieira Da SilvaMaiaMaiaRodrigo Moreira da SilvaDelfina PereiraPolidor16Rio de JaneiroSolteiro

    321349Joaquim Vieira da silvaMaiaMaiaJoaquim Vieira da Silva&bnsp;Pedreiro38Rio de JaneiroCasado

    326295Joaquim Vieira Da SilvaAlmaçaMortaguaSem IndicaçãoSem IndicaçãoTrabalhador48Rio de JaneiroCasado

    329698Joaquim Vieira da SilvaCinfãesCinfãesSiSiSi13Rio de JaneiroSolteiro

    421086Joaquim Vieira Da SilvaSanto TirsoSanto TirsoManuel VieiraAna MariaProprietário43Rio de JaneiroCasado

    Tinha alguns com o nome dos pais diferentes, mas me pareceu que vc estava com dúvidas, enrao coloquei todos.

    O joaquim vieira é o bisavo e o joaquim evaristo, avo, certo?

    Senhorinha é o nome da mae do bisavô, certo?

    Agora, procure nessas freguesias acima, no ano estimado de nascimento, com uma margem de erro de 1 ou 2 anos para mais ou para menos.

    Bos sorte!

  • @Alana

    2) Sobrenome "primo":

    60262Albertina Silveira PrimoValpaçosValpaçosJoão Manuel PrimoMaria da Conceição SilveiraModista21SantosSolteiro

    96995Manuel José Lourenço PrimoVale de CambraVale de Cambra&bnsp;&bnsp;Armador56Rio de JaneiroCasado

    101266Custodio Pereira PrimoSouseloCinfãesRicardo Pereira PrimoMaria de JesusSem Indicação13Rio de JaneiroSem Indicação

    102512Manuel José Lourenço PrimoFornosSanta Maria da FeiraManuel José Lourenço&bnsp;Lavrador57Rio de JaneiroCasado

    121859Joaquim Pereira PrimoSouseloCinfãesJosé Pereira PrimoFrancisca de JesusLavrador21Rio de JaneiroSolteiro

    148446Adelino Marques PrimoSem IndicaçãoViana do CasteloAntonio Marques PrimoRosa Martins Vitorino CoutoLavadeira21Sem IndicaçãoSem Indicação

    216129Manuel José Da Costa PrimoVila do CondeVila do CondeJosé Joaquim da CostaFlorência Francisca Dos SantosNegociante43Porto AlegreSolteiro

    234719Avelino PrimoVila Boa de OusilhãoVinhaisJosé Gonçalves RoqueCândida GonçalvesNão Indica22BrasilSolteiro

    271250Manoel José D´Almeida PrimoS.joao de LoureAlbergaria-a-velhaJoão José D´almeidaSem IndicaçãoLavrador40Rio Grande do SulCasado

    284929Manuel Pereira Pinto PrimoGaiaPortoSem IndicaçãoSem IndicaçãoNegociante38Rio Grande do SulSolteiro

    351647Frederico Augusto Luís PrimoViana do CasteloViana do CasteloIncógnitoIncógnitoPedreiro36Rio de JaneiroCasado

    366070Abel Primo Abraveses Viseu Sem Indicação Sem Indicação Lavrador 25 Brasil Casado

    427772Joaquim Adrião da Rocha PrimoPortoPorto&bnsp;Camila Rosa Dos SantosMarítimo44ParáSolteiro

    432411António José Ferreira PrimoMatosinhosMatosinhosManuel José Ferreira&bnsp;Negociante50Rio Grande do SulSolteiro

    441166Manuel Joaquim Teixeira PrimoSeiaSeiaSiSiNegócio36MaranhãoCasado

    Aqui, vc pode buscar nas freguesias que tem alguem com o sobrenome "primo".

    Boa sorte

  • AlanaAlana Member
    editado April 2021

    @guimoss muito obrigada! Os "dois" Joaquim são nomes do meu bisavô (consta os 2 no cartório, mas foi retificado então creio mesmo se tratar de português)

    Sim, Senhorinha, segundo a certidão de óbito que encontrei online (ainda não obtive a segunda via) informa.

    Freguesia o que é? Seriam as cidades informadas? Grata pela atenção!!!

    p.s. Ele veio bem jovenzinho, um adolescente pelo que parece.

  • @Alana

    3) "Senhorinha de Jesus" , como titular do passaporte:

    299932Senhorinha De JesusArmamarArmamarAntónio PedroRosalina de JesusDoméstica43Rio de JaneiroCasado

    4) Senhorinha de Jesus como "mae do titular do passaporte":

    8617Maria De JesusOliveira de AzeméisPortoAntónio de AlmeidaSenhorinha de JesusDoméstica17Rio de JaneiroSolteiro

    117718Natividade De JesusArmamarArmamarJosé Dos SantosSenhorinha de JesusFamiliar14Rio de JaneiroSolteiro

    201294Maria De JesusBaiãoPortoManuel Pereira RibeiroSenhorinha de JesusDoméstica37SantosCasado

    Aqui, as mulheres podem ter usado apenas o nome da mãe.

    Boa busca!

  • @Alana

    Portugal - Brasil

    Distrito - Estado

    Concelho - Cidade

    Freguesia - Bairro

  • AlanaAlana Member

    Te agradeço imensamente! Estou esperançosa que as igrejas que entrei em contato encontrem alguma certidão de casamento com as informações precisas! ;)

  • AlanaAlana Member

    @guimoss onde conseguiu esses registros? não localizei nada assim... estou já tonta de tantos sites de remessas, distritais... ufa!!!

    Onde eu devo ir? Desculpe e prometo q é a última pergunta!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Alana

    5) sobrenome "evaristo da silva" como titular e pai no passaporte. Em alguns tb há o sovrenome "fermandes"

    47247José Evaristo Da Silva RibeiroFornosSanta Maria da FeiraJosé Evaristo da SilvaSem IndicaçãoLavrador25Rio de JaneiroCasado

    143528Clementina Rosa Evaristo da SilvaCucujãesOliveira de AzeméisJosé Evaristo da SilvaMaria Rosa Evaristo da SilvaCozinheira21São PauloSolteiro

    187810Delfim Fernandes Evaristo da SilvaSão Martinho da GândaraOliveira de AzeméisJoaquim Fernandes Evaristo da SilvaMaria de Oliveira Santos&bnsp; &bnsp;&bnsp;

    218108Manuel Evaristo da SilvaGondomarGondomar&bnsp;&bnsp;Trabalhador33Rio de JaneiroSolteiro

    267510Manuel Evaristo Da SilvaCucujãesOliveira de AzemeisJosé Fernando Evaristo da SilvaAna Margarida de JesusTrabalhador Agrícola12Rio de JaneiroSolteiro

    347261João António Evaristo Da SilvaS.martinho GandaraOliveira de AzemeisJosé Evaristo da SilvaSem IndicaçãoLavrador12Rio de JaneiroSolteiro

    418199Agostinho Fernandes Evaristo da SilvaOliveira de AzeméisOliveira de AzeméisManuel Fernandes Evaristo da SilvaMaria Rosa de JesusCanastreiro27Rio de JaneiroCasado

    6) tem alguns em que os titulares nao vieram para o Br, mas o pai se chamava joaquim fernandes evaristo da silva ou os mesmos sobrenomes e eram tds da mesma localidade:

    82857Quitéria Evaristo da Silva ou Maria Quitéria de Oliveira SantosSão Martinho da GândaraOliveira de AzeméisJoaquim Fernandes EvaristoMaria Oliveira SantosDoméstica26FrançaCasado

    174154Delfim Fernandes Evaristo da SilvaSão Martinho da GândaraOliveira de AzeméisJoaquim Fernandes Evaristo da SilvaMaria de Oliveira SantosLavrador18FrançaSolteiro

    187810Delfim Fernandes Evaristo da SilvaSão Martinho da GândaraOliveira de AzeméisJoaquim Fernandes Evaristo da SilvaMaria de Oliveira Santos&bnsp; &bnsp;&bnsp;

    196682Augusto Evaristo da SilvaSão Martinho da GandraOliveira de AzeméisLourenço da SilvaIsabel Maria da SilvaComerciante42Rio de JaneiroCasado

    277819Abílio Fernandes Evaristo da SilvaSão Martinho da GândaraOliveira de AzeméisJoaquim Fernandes Evaristo da SilvaMaria Oliveira SantosLavrador16FrançaSolteiro

    288937Manuel Fernandes Evaristo da SilvaOliveira de AzeméisOliveira de AzeméisManuel Fernandes Evaristo da SilvaMaria Rosa de JesusSerrador23FrançaCasado

    347261João António Evaristo Da SilvaS.martinho GandaraOliveira de AzemeisJosé Evaristo da SilvaSem IndicaçãoLavrador12Rio de JaneiroSolteiro

    418199Agostinho Fernandes Evaristo da SilvaOliveira de AzeméisOliveira de AzeméisManuel Fernandes Evaristo da SilvaMaria Rosa de JesusCanastreiro27Rio de JaneiroCasado

    Espero que as informações sejam úteis

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Alana

    Esse e o site do cepese. Para fazer algum pedido:

    Para a obtenção da data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo, deverá contactar o CEPESE através do email cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s).

    O pagamento terá de ser realizado obrigatoriamente por transferência bancária, sendo os dados fornecidos por e-mail depois de indicarem o número de IDS pretendidos.

    O valor é 10 euros cada, e, a partir do segundo, 8 euros cada.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Alana

    Para uma pesquisa manual, vc deve ir na torre do tombo e olhar os livros nas freguesias citadas, na data que vc imagina ser a certa com uma margem de erro.

    Ou então,fazer uma pesquisa no Arquivo Distrital da freguesia do passaporte. Vc teria que se cadastrar de forma gratuita,mas a pesquisa é cobrada.

    Abraços

  • AlanaAlana Member

    @guimoss valeu! eu já fui no tombo mas fiquei na dúvida de onde ir novamente rss abraços!

  • @Alana

    Esse é o procedimento:

    1) Voce entra no site da torre do tombo;

    2) No menu ao lado, há os distritos (vc descobre quais pesquisar, pelos concelhos dos passaportes acima)

    3) depois escolhe o concelho e em seguida, a freguesia.

    4) Aí, aparecerão os registros de batismo, matrimônio e obito por data. Voce escolhe a mais conveniente e folheia os livros, procurando pelo seu antepassado.

    Vc deve procurar nesses termos: X, filho de Y e Z, para confirmar que é o registro certo, pois em batisnos, só aparecia o primeiro nome do batizado.

    Boa busca!

  • AlanaAlana Member

    Caro @guimoss obrigada!

    Hoje lembrei de pedir à minha mãe um título de eleitor, único documento que ela possui, de meu bisavô... Ela só tem uma foto, mal tirada...

    Não consigo decifrar a data de nascimento... parece ser fevereiro de 1881 mas somente está visível o "mil e oitocentos"

    O que consta naturalidade da mesma cidade mineira onde votava, porém não achei nenhuma certidão.

    Nomes dos pais (não é Senhorinha! embora a única certidão de óbito que achei constava esse nome)

    Evaristo Vieira da Silva e Jacinta Botelho

    Vou ligar no cartório eleitoral pra ver se me passam o nascimento correto...

  • @guimoss onde vc faz esta busca que apresentou no caso da colega? Tenho nome, filiação, data de nascimento e distrito onde meu bisavo nasceu mas não sei onde procurar. Podes me ajudar? Obrigado!!

    Nome: Jose Edmundo de Seixas

    Nome da mãe: Marina Rita da Conceicao Seixas

    Nome do Pai: Floriano Antonio de Seixas

    Nascimento: 22/08/1889

    Local: Lisboa

  • AlanaAlana Member

    @VanessaAGS você procurou no site da conservatória de Lisboa ou distritais? Sabendo a data e localidade é bem mais fácil.

  • @VanessaAGS

    Você deve olhar nesse endereço, em cobtem os batismos ocorridos no DISTRITO de lisboa, no período de 1885 a 1889:

    "https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5820916"

    Se vc nao achar ai, vc teria que descobrir o concelho e a freguesia (sugiro ver o concelho e a freguesia de mesmo nome).

    Em outros distritos, só é possível buscar na freguesia, mas em llisboa da para buscar nos concelhos e freguesias, o que aumenta os locais de busca.

    Boa sorte!

  • Nos registros de batismo do Distrito de Lisboa na data não encontrei nada.

    Não consigo descobrir o conselho ou freguesia me que nasceu. Como busco os arquivos de Conselho e Freguesia de Lisboa?

    Obrigado.

  • @VanessaAGS

    Sempre na torre do tombo.

  • @Alana

    Te respondi na mensagem privada.

    Espero que ache o que precisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.