Mudança de Sobrenome

Boa noite,

Gostaria de ajuda de vocês.

Estou na busca da cidadania portuguesas para minha mãe, mas ao achar os assento de nascimento dos bisavós, descobri que após o casamento em 1913 no Rio de janeiro eles assumirão um sobrenome diferente do assento português:

Bisavô: Assento português ( Manoel Moura) - após ao casamento: Manoel Moreira de Souza

Bisavó: assento português (Brígida Monteiro) – após ao casamento: Brígida Monteiro de Souza

Constatei essa divergência ao verificar as certidões de nascimento dos filhos no Brasil.

Alguém pode me ajudar como devo proceder?


Desde já agradeço 

Comentários

  • @mariavictor , naquela época, as crianças eram batizadas apenas com o primeiro nome. Quando casavam ou faleciam é que os nomes usados na vida adulta eram fixados.

    Veja se os nomes dos pais são os mesmos tanto no batismo quanto no casamento.

    Se estiverem, não há problema . Se casaram no Brasil terá que transcrever o casamento deles.

  • Ok vamos ver se entendi..

    Mesmo sendo Manoel Moura na certidão de casamento e Manoel Moreira de Souza na certidão de nascimento do Filho brasileiro, se o assento de nascimento e a certidão de casamento estiver com os nomes dos pais idênticos posso dar prosseguimento no processo?

  • @Leticialele Ok vamos ver se entendi..

    Mesmo sendo Manoel Moura na certidão de casamento e Manoel Moreira de Souza na certidão de nascimento do Filho brasileiro, se o assento de nascimento e a certidão de casamento estiver com os nomes dos pais idênticos posso dar prosseguimento no processo?

  • @mariavictor , pelo que você disse, era Manoel Moura no assento português e Manoel Moreira de Souza no casamento!

    Se está Manoel Moura no casamento, tem que retificar!!

  • @Leticialele Muito obrigado pelo esclarecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.