Busca de Certidão de Nascimento em Portugal com poucos dados

Olá,


Espero que estejam bem.

Esgotei as minhas tentativas de coleta de dados outros de meu bisavô, além do seu nome, do nome de seus pais, da data de nascimento e da região de nascimento (Ilha da Madeira).

Esses seriam todos os que tenho e gostaria de uma ajuda com o passo-a-passo de como, do Brasil, tentar encontrar a sua certidão de batismo / nascimento em Portugal.


Agradeço a disponibilidade e atenção.


Gabriel Dantas

Comentários

  • editado April 2021

    @gahbedantas , só resta procurar nos livros disponíveis no tombo.pt! https://tombo.pt/d/madeira

  • Muito obrigado, Leticia!

    Gozado é que o resultado correto é provavelmente um que corresponda a um nome sem o seu sobrenome (assim como ocorre com diversos outros resultados).

    V. acha possível ter sido realizado o registro desta forma mesmo ou, não raro, o banco de dados não corresponde exatamente à certidão?

    Aproveitando, caso o registro tenha sido feito exatamente assim, teria uma ideia sobre como se procede nestes casos com relação ao processo de cidadania? Imagino que, apesar de estranho, a autoridade portuguesa exigirá que todas as certidões da linhagem no Brasil sejam modificadas de modo a constar exatamente como o registro português.

  • @gahbedantas , as certidões de batismo, emitidas antes de 1911, só tinham o primeiro nome do batizado, de seus pais e avós.

    Quando adultos é que fixavam o nome - com o casamento ou no falecimento.

    Assim, para provar que o português é o mesmo da certidão de batismo, o nome dos pais na certidão de casamento ou de óbito têm que coincidir com os da certidão de batismo.

    E, se nas certidões dos filhos está o nome fixado e o nome correto dos avós, não há nada a retificar!!

  • Muito obrigado, @Leticialele.

    Ajuda-me muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.