Divergência entre nomes

Bom dia. Meu avô é Portugues e o meu pai foi reconhecido Portugues alguns dias atrás. Porém no assento de nascimento Portugues do meu avô diz que o sobrenome dele é MANOEL DO ESPÍRITO SANTO mas no Brasil ele usava o sobrenome ASSUMPCAO, na Transcrição de casamento dele em Portugal já consta o sobrenome ASSUMPCAO e na de Óbito também. Quando chegou o Assento de nascimento Portugues do meu pai diz que o pai dele se chama MANOEL DO ESPÍRITO SANTO, eu vou pedir a minha cidadania portuguesa e na minha certidão de Nascimento o nome do meu avô está como MANOEL ASSUMPCAO mas na certidão portuguesa do meu pai diz que o pai dele é MANOEL DO ESPÍRITO SANTO. Essa diferença entre MANOEL DO ESPÍRITO SANTO E ASSUMPCAO, pode me trazer algum problema?

É o único dado que está diferente da certidão da meu pai Portugues. Todos os dados do meu pai Portugues estão corretos, só o nome do pai dele que tem divergência.

Se eu mandar o assento de nascimento, casamento e óbito do meu avô junto com o meu processo para a conservatória ver que MANOEL DO ESPÍRITO SANTO E MANOEL ASSUMPCAO são as mesmas pessoas, ajuda?

Comentários

  • @Karoooab , como está o nome de seu avô na certidão de nascimento brasileira de seu pai?

    Mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e explique o caso, Deve ter havido um motivo para a omissão do nome. Pode ter sido um engano.

  • Todos os documentos brasileiros o sobrenome dele é Assumpcao. Mas no assento de nascimento em Portugal é Espírito Santo, mas conseguimos provar através de um advogado que eram a mesma pessoa e na Transcrição de casamento e óbito Portugues do meu avô já diz Assumpção e fizemos a cidadania do meu pai com sucesso também, mas diz que o nome do pai dele é MANOEL DO ESPÍRITO SANTO e na minha já diz MANOEL ASSUMPCAO. Entao a gente quer enviar o meu processo diretamente para fazer o processo de atribuição e não sabemos se essa divergência do nome do meu avô pode complicar alguma coisa. Mas o nome do meu pai e os dados dele estão todos corretos, só o nome do pai dele está trazendo um problema

    Mas creio eu que mostrando o assento de nascimento do MANOEL e o assento de casamento que já diz Assumpção , deve tirar as dúvidas deles

  • @Karoooab , sim, mande os documentos suplementares.

  • Boa tarde pessoal,

    Depois que falei pra minha cunhada que poderia fazer o da minha sobrinha diretamente de avó pra neta, ela comentou com um amigo dela sobre isso. Então ele faz a seguinte pergunta pra mim e eu não soube responder. Alguém pode me ajudar?

    Os dois avós dele são portugueses. Quando eles vieram pro Brasil, vieram casados inclusive e já tem a transcrição feita por lá, o sobrenome dela foi registrado errado aqui no Brasil (não sei em qual momento) eu sei que o sobrenome dela ficou diferente no registros de nascimento dele e do pai dele (do filho e do neto). O pai já é falecido.

    Eu não sei se ele tem que retificar o sobrenome da avó na certidão de nascimento dele ou se ele não vai precisar e a conservatória vai levar apenas o nome do avô como ponto fundamental e ignorar o sobrenome errado da avó na certidão dele.....confuso?!

    Obg

  • Boa tarde, Localizei o assento de batismo do meu bisavô, onde consta apenas o nome dele (José), sem sobrenome, e o nome dos pais (Antonio Luis Francisco // Josefa Albina). A questão é que na certidão de nascimento do meu avô, filho do português, o nome dos avôs paternos está diferente do que consta no registro de batismo do seu pai. Os nomes estão como: Antonio Luiz Almeida // Josefa Albina Almeida, detalhe é que eles nem eram casados. Como proceder nesse caso? Tem que fazer retificação ou se consegue provar a descendência desse jeito como está?

  • @CristinaSilva

    Você precisa da certidão de casamento do José, e na falta dela, a certidão de óbito, onde constará o nome e apelido usado na vida adulta, juntamente com o nome dos pais e as datas.

    Tem que buscar nos nomes dos ascendentes de onde veio o Almeida. Os apelidos podem ser livremente escolhidos de qualquer dos pais ou avós. Se for de bisavós ou outros, tem que comprovar documentalmente a origem. Algo que garanta que o "Antonio Luiz" não tinha um irmão ou primo "Antônio Francisco". Tem que caracterizar que é a mesma pessoa. Geralmente a transcrição de casamento é que faz isso, mas não tendo, terá que buscar alternativas.

    Não que esteja errado, nem que tenha que retificar. Só tem que caracterizar (ou explicar) a origem.

    O Antonio Luis, ao casar com a Josefa Albina, adotaram o nome Almeida, e para incluir um tiraram o Francisco (porque a lei requer). Algo assim. Nada demais. Sö tem que achar de onde veio o Almeida.

  • Muito obrigada @gandalf

  • Boa tarde

    Vou transcrever o casamento dos portugueses que ocorreu no Brasil. Na certidão de casamento informaram sobrenome da mãe da noiva como Pereira, na verdade é Pessoa pq elas não adotavam o nome do marido. E também a data de nascimento do noivo está errada. Vc acha q pode haver problema. Vou enviar para o Escritório Consular de Santos.

    Obrigada pela ajuda

    Roseli

  • @Cesarcatu

    A questão do Pereira x Pessoa, pode ser comprovado pelo batismo/nascimento da portuguesa.

    Mas, a questão da data é mais complicada e eles podem devolver os documentos.

    Eu sugiro vc entrar no tópico de Transcrições em Santos e perguntar ao pessoal mais experiente.

    É só colocar "santos" na barra de busca.

  • editado July 2022

    @Cesarcatu

    Terá que retificar usando a última certidão onde aparece o nome correto. procure o cartório, leve o que tem, e pergunte o que precisa.

    A certidão mais antiga tem precedência sobre a mais nova.

    Lei do Temer que dispensa pagamento: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13484.htm

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.