Documento 1C, dúvida de consulado e preenchimento.

Olá amigos, estou aqui para tirar algumas dúvidas que não encontrei precisamente nas outras discussões.

Eu estou tirando os documentos solicitados para dar entrada no processo de cidadania do meu pai, que é filho de português, e depois vou solicitar a minha pelo mesmo caminho.

Atualmente não tenho tanta pressa, mas pelo consulado do RJ, que é onde posso dar entrada, não tenho conseguido fazer o agendamento. Então, quero ir pelo processo de enviar diretamente para Portugal.

Já estou retirando os documentos necessários, como:

. Certidão de Inteiro Teor em cópia reprográfica (apostilada);

.Identidade (apostilada);

Quanto ao documento 1C - a minha dúvida é na parte de preenchimento do meu avô, pois no site do IRN diz que é facultada a certidão caso eu saiba à conservatória, o assento e o ano do assento dele. Eu sei o assento e ano, e também a conservatória, porém só sei o nome, que é a conservatória de Penalva do Castelo. Lá no 1C, aparece dois dígitos em branco, não sei se é uma sigla ou número que se preenche nesse caso, o que deve ser preenchido ali? Alguém saberia o número de Penalva do Castelo?

Outra dúvida é com relação a sempre ver alguém falando de transcrição de casamento do pai... Não entendo muito se preciso fazer isso ou não, nem mesmo onde devo procurar sobre isso. Sei que meu avô é nascido no Brasil e tem sua cidadania portuguesa, tanto que sei os dados de registro dele, e meu pai é quem é o filho dele, como saber se preciso fazer alguma transcrição de casamento ou não?

Comentários

  • @isaquebraga , se seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    A transcrição só é necessária se foi um terceiro ou o cônjuge brasileiro o declarante.

    Quanto aos dois "quadradinhos" que aparecem antes de Conservatória do Registo Civil, deixe em branco. Escreva apenas Penalva do Castelo.

    Os quadradinho existem porque há cidades em que há mais de uma Conservatória (ex: Lisboa, Porto, e tem que dizer se é 1a, 2a, etc)

    Se você não vai mandar a cópia simples do assento do seu avô, complete todos os campos - Freguesia, Concelho, País, data do nascimento, assento nº do ano de XXXXX

  • @Leticialele Muito obrigado pela ajuda, compreendi direitinho. Tenho só mais uma pergunta, se puder me ajudar. Se alguém da outra parte da minha família já fez essa transcrição (alguns primos meus já tem a nacionalidade, mas não sei quem foi o declarante do nascimento dos meus tios), é necessário eu fazer uma nova, ou uma só feita por alguém já foi suficiente?

  • @isaquebraga , se a transcrição já foi feita, não precisa fazer novamente!

    A transcrição do casamento aparece como averbação na certidão de nascimento.

    Se você não tem como perguntar a nenhum dos primos quem foi o declarante de seus pais ou se a transcrição já foi feita, há a opção de pedir uma certidão de seu avô pelo civil online e verificar. Custa 10 euros e chega em até 24h após a confirmação do pagamento!

    Verifique, antes, na certidão de nascimento por cópia reprográfica de seu pai (você vai precisar dela para o processo) e veja se seu avô português foi o declarante. Se foi, não se preocupe com a transcrição.

  • @Leticialele Muito obrigado, estou entrando em contato com meus primos e até tios para obter a informação. Quanto ao meu pai, acabei encontrando a certidão antiga aqui e vi que minha avó quem foi a declarante dele.

  • @isaquebraga , se foi sua avó brasileira, terá que haver a transcrição do casamento.

    É melhor esclarecer com seus primos!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.