Problemas na retificação

Pessoal, preciso de ajuda na seguinte situação:

Meu avô brasileiro JOSÉ BARBOSA PORTO, na certidão de nascimento consta apenas como JOSÉ e o pai dele aparece apenas como JOÃO BARBOSA. Porém na certidão de casamento do meu avô consta que o pai se chama JOÃO BARBOSA PORTO. Além disso, há uma divergência quanto ao ano de nascimento do meu avô e por isso já vou solicitar a retificação da certidão de casamento.

A minha dúvida é se com a nova certidão de nascimento (que vou protocolar o pedido de retificação do casamento) em que o nome do meu bisavô aparece apenas como JOÃO BARBOSA, ao se retificar a certidão, o nome do meu avô tb será modificado para apenas JOSÉ BARBOSA. Isso poderia ter impacto em todos os outros documentos do meu pai e meu, certo? Ou será que não teria problema na continuidade dos processos?

Não sei se me fiz entender...

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!

Comentários

  • @kkporto

    Boa noite,

    O bisavô é português ou brasileiro?

    Quem é o português que de onde surge o direito da nacionalidade?

    Vc terá que ver como está na certidão de nascimento brasileira ou portuguesa do bisavô. Essa é que vai determinar o que é correto e deverá corrigir as demais.

    Vc ainda terá que transcrever o casamento dos seus bisavós, se este ocorreu no BR e um deles era português.

    Não creio que terá que retificar a de nascimento - onde aparece só o primeiro nome - se os pais e avós estiverem qualificados de forma correta.

    Isso é comum em assentos portugueses de batismo e esses casos são resolvidos, mandando uma certidão brasileira apostilada para fixar o sobrenome (por ex, o casamento do seu avô).

    Outra alternativa - que eu recomendo no seu caso especial - seria vc AVERBAR o casamento dos seus avós (depois da retificação que vc mencionou) na certidão de nascimento do seu avô.

    Deixe mais detalhes sobre os seus antepassados, em especial, nacionalidade e locais de nascimento e casamento para uma ajuda melhor.

    Abraços

  • Oi @guimoss , obrigada pelo retorno. A minha avó, esposa do JOSÉ BARBOSA PORTO, que é a portuguesa. Já tenho todos os documentos certinhos e empaquei no momento da transcrição do casamento deles porque não conseguia encontrar a certidão de nascimento do meu avô. Quando encontrei, a certidão apresentou divergências com as informações presentes na certidão de casamento e de óbito, como por exemplo, o ano de nascimento que constava como 1923 ao invés de 1922. Por isso, vou ter que retificar a certidão de casamento para que a data de nascimento do meu avô esteja correta neste documento e não caia em exigência no processo de transcrição em Portugal.

    Mas como falei anteriormente, o meu medo é que quando solicitar a retificação da certidão de casamento o cartório altere o nome do meu avô apenas para JOSÉ BARBOSA (sem o PORTO), tendo em vista que o nome do pai dele na certidão de nascimento está apenas JOÃO BARBOSA. Como na certidão de nascimento do meu pai WILSON DA SILVA PORTO e na minha tb aparecem o nome do meu avô como JOSÉ BARBOSA PORTO, será que se fizerem essa alteração vou ter problemas durante o processo?

  • @kkporto , se é apenas pela data de nascimento divergente, eu não faria a retificação!!

  • Sério, @Leticialele ? Acha que não vai dar problema, no processo de transcrição de casamento, o ano de nascimento das certidões de nascimento e casamento estarem divergentes?

    Nossa se for assim, melhor ainda... menos trabalho, dor de cabeça e dinheiro gasto.

  • @kkporto , naquela época, como era tudo feito sem documentos, por declarações, e a maioria das pessoas mal sabiam ler e escrever, esses erros eram comuns.

    Mande o processo, o máximo que pode acontecer é devolverem e pedirem a retificação, o que não acredito!!

  • Obrigada, @Leticialele ! Vou tentar do jeito que está então. :)

  • kkportokkporto Member

    @Leticialele fiz como vc sugeriu e mandei os documentos para o consulado português, no entanto eles acusaram a divergência na data e no nome do pai do meu avô. Vc acha que teria como eu argumentar em resposta ao e-mail deles? Alguma sugestão antes de tentar a retificação?

    "Ao analisar a documentação da transcrição de casamento da sua mãe Vilma Vitória Fernandes da Silva, verifiquei que a data de nascimento do seu pai na certidão de casamento diverge da data de nascimento que consta na certidão de nascimento do mesmo, assim como o nome do seu avô consta João Barbosa na certidão de nascimento do seu pai, e na certidão de casamento, consta João Barbosa Porto.

    Posso devolver a documentação via correio ou, se preferir, poderá comparecer que posso deixar na recepção no seu nome. Confirme por esta via. Pode ser lapso do próprio cartório e, sendo assim, a retificação não deverá ter custos extras."

  • @kkporto , terá que retificar. Aproveite os mesmos documentos que serão devolvidos pelo Consulado e leve ao Cartório em que ocorreu o casamento para pedir a retificação administrativa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.