CERTIDÃO DE CASAMENTO MEUS AVÓS

Preciso de ajuda para localizar Certidão de Casamento de meus avós paternos, mas não tenho a certeza do local.

Tenho o seguintes dados -

Manuel Gonçalves - nascimento 12 de agosto de 1885 - registrado em 30 de agosto de 1885 - Loja de Picoto - Lousã  - Coimbra

Marcelina na Conceição - nascimento 15 de maio de 1892 - registro 29 de maio de 1892 - Catarredor - Lousã -

Coimbra.

Como posso proceder as busca sem local e data do casamento?

Comentários

  • @valmir59

    Boa noite,

    Os filhos nasceram no BR, em PT ou há filhos que nasceram em ambos os locais?

    Vc tem três alternativas:

    1) Folhear os livros de casamento da localidade citada na torre do tombo, a partir do ano em que a sua avó fez 16 anos (1908) e ir subindo até 1911, que é a data limite nos arquivos distritais;

    2) Olhar a data de nascimento do filho mais velho do casal, em que o filho apareça como "legitimo" ou os pais como "casados" (um dos seus pais ou tios), diminuir um ano e fazer as buscas dessa data para trás;

    3) Fazer uma busca no Arquivo Distrital de Coimbra. Esse serviço é pago;

    4) Fazer uma busca na área imagens do FamilySearch, que possui assentos de depois de 1911.

    Boa sorte!

  • Obrigado pela ajuda.

    Existe sim duas filhas nascidas em Portugal, porem, são posteriores a 1911 , já pesquisei também no FamilySearch.

    Vou ter que partir para para as buscas em todos os registros paroquiais no período a partir de 1908., e depois partir para o arquivo distrital.

  • @valmir59

    podia ter informado que a família desembarcou em Santos, que as filhas Maria e Belmira nasceram em Portugal.

    Casamento em 12/11/1907 na freguesia de Lousã.

    Ao que parece os livros de 1907 ainda estão na Conservatória de Lousã: Lousã | tombo.pt

    Pode solicitar no civilonline. Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Guilherme, muito obrigado pela ajuda e orientação.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @valmir59

    Posso perguntar para que vc estava procurando o casamento dos seus avós portugueses?

    Se o casamento ocorreu em portugal, basta vc entrar em contato com o AD de coimbra e pedir para averbar o casamento no assento de batismo daquele que vc usar para a nacionalidade ou dos dois, se vc quiser manter um registro histórico.

    Alguns AD fazem dos dois de forma automatica, quando voce pede de um dos cônjuges.

    Não tem custo e eles fazem de forma imediata, pois todos os registros se encontram no AD de Coimbra.

  • Estou tentado entrar com processo de cidadania portuguesa e ao mesmo tempo conhecer um pouco da historia da família.

    Agradeço sua orientação, vou ver com AD de Coimbra

    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.