Eu preciso fazer a transcrição de casamento?

Boa noite, pessoal. O forum tem me ajudado bastante.

Primeiramente, para facilitar gostaria de dizer minha situação:

Minha avó é portuguesa, Mae do meu pai.

Minha duvida:

Eu separei toda a documentação para fazer a atribuição do meu pai e transcrição de casamento, pra depois fazer minha atribuição. Mas fiquei com uma duvida: eu preciso realmente fazer a transcrição de casamento, uma vez que meu pai é meu declarante na minha certidão de nascimento?

Foi só uma duvida mesmo na tentativa de economizar.

Agradeço muito a ajuda!

Flávio

Comentários

  • @Flávio Copello , antes de fazer a atribuição de seu pai, você tem que transcrever o casamento de sua avó com seu avô brasileiro. a não ser que sua avó tenha sido a declarante do nascimento de seu pai.

    Após a atribuição de seu pai, se ele foi o declarante do seu nascimento até você ter completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele.

  • @Leticialele , isso já foi feito. A irmã do meu pai e meus primos já tiraram cidadania. Só resta meu pai, e eu em seguida. Mas tinha ficado na duvida sobre ter que fazer a transcrição do casamento do meu pai depois da atribuição dele. Ele foi sim o declarante do meu nascimento com menos de um ano de idade.

    Fiquei muito na duvida pq entrei em contato com uma pagina de cidadania do instagram, e o advogado dono da pagina havia falado sobre fazer a transcrição. Acabei achando meio caro, e acabei querendo fazer sozinho como meus primos fizera. Mas ai eu pensei: poxa, se o advogado pediu, deve ser necessário. Mas sei la né.... tem tanta gente querendo tirar vantagem em cima dos outros.

    Obrigado pela resposta.

  • @Flávio Copello , faça sozinho, o processo é muito simples!!

    Mande o processo de seu pai para o Arquivo Central do Porto e, em 6 meses, ele será português.

    Depois que ele estiver com a certidão portuguesa, faça a sua. Não precisa transcrever o casamento de seu pai.

  • Tenho a mesma dúvida, só que em uma situação um pouco diferente.

    Meu avô português, casou com minha avó portuguesa no Brasil, ambos não estão mais vivos. Meu avô é o declarante do nascimento da minha mãe, que não possui cidadania. Eu gostaria de entrar com atribuição por neta.

    Mesmo o meu avô não sendo mais vivo e o nome dele não ter mudado, preciso transcrever o casamento dele?

  • @Nessah , sim, porque ambos eram portugueses

  • @Nessah

    Se sua mãe está viva, você deveria fazer de sua mãe primeiro, e depois a sua, ambos como filhos (art-1C). Gastaria um pouco mais, mas faria em muito menos tempo. A nacionalidade como filhos não tem as restrições que tem como neto. Não depende de aprovação. Não arrisca perder sua nacionalidade. Mesmo que sua mãe não se interesse, e você não tenha irmãos, vale a pena garantir cada geração.

    Esse atalho que você já decidiu não é bom pra você. Não é assim que se economiza. É um barato que sai caro.

    Sim, precisa porque ambos eram portugueses como dito. Precisará mesmo se fizer como filho(a).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.