Busca de Certidão sem saber freguesia ou concelho (possivelmente Coimbra ou Lisboa)

Pessoal, boa tarde.

Já estou faz muitos meses na busca de certidões dos meus antepassados portugueses, mas não encontro nada de nenhum deles. Gostaria de alguma dica / auxílio.

Bom, meu avô conta que a mãe dele é portuguesa (Cândida Gomes de Oliveira, nome de solteira Cândida Gomes de Sá) e minhas tias comentam que ela nasceu provavelmente em Coimbra ou Lisboa. Essa minha bisavó Cândida emitiu uma certidão de nascimento no Brasil em 1955 onde consta que ela nasceu em 1896 (18 de setembro de 1896), porém contraditoriamente nessa certidão fala que ela nasceu no Brasil. - Bahia.


Cândida vivia em convivência marital com meu bisavô Henrique José de Oliveira (o que descobri através da certidão de óbito dela - falecimento em outubro de 1972 - onde por conta das informações do declarante também constou que ela era natural do Brasil erroneamente.


Vejam se podem me auxiliar com essa pesquisa. Conforme dados dos ascendentes que tenho, todos possivelmente são portugueses (exceto Henrique que provavelmente nasceu no Brasil, quando a família já estava instalada aqui e Guilhermina, seu irmão e seu pai - vide abaixo, que nasceram no Egito.


Cândida Gomes de Oliveira (solteira, Cândida Gomes de Sá)

Sua Mãe: Rita Gomes de Sá

Seu Pai: Desconhecido.

Seus avós maternos: Izabel Maria de Sá e Serafim Gomes de Sá.

Seu esposo: Henrique José de Oliveira;

Seu sogro - pai de Henrique: Francisco José de Oliveira

Sua sogra - mãe de Henrique: Guilhermina Andrade de Oliveira (Solteira era Guilhermina de Andrade).


Obs. Meu avô conta que Guilhermina de Andrade era Egípcia e veio para o Brasil com seu pai Manuel Valentim Andrade e seu irmão João de Andrade, todos nascidos no Egito - Alexandria. Eram Judeus, provavelmente se instalaram em Portugal e foram expulsos para o Brasil em sequência.


Agradeço imensamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.