Terminei a fase 6 e meu pedido foi aprovado e aguarda a criação de um Registro de Cidadão Portugês.

Bom até a fase 6 do meu processo eu caminhei com a minhas pernas, mas agora creio necessitar da ajuda de vocês, no tocante a fase 7, gostaria de saber na verdade como ela acontece e se existe um tempo para que eu me manifeste, sob pena de perder todo o meu processo.

Gostaria de saber se quando eles forem realizar a confecção do registro do novo cidadão Português no Registro Civil de Portugal, se eles nos enviam a Certidão de Nascimento pelo correio.

Como acontece dai para a frente essa fase, Carteira de identidade, Passaporte, Certidão de Nascimento, se tudo isso eu vou até ao Consulado Geral de Portugal e solicito tudo com eles?

Muito obrigado.

Comentários

  • guimossguimoss Member
    editado April 9

    @Alexandre Cerqueira

    Boa tarde,

    Com a nova lei, Portugal envia a certidão de nascimento enviada, com a nacionalidade averbada.

    Se vc não quiser esperar muito, depois de um tempo, vc pode tentar fazer um pedido pelo civilonline.

    Se ja esta aprovado, não há risco de vc perder o seu processo.

    Meus parabens pela conquista!

  • @Alexandre Cerqueira , estou na mesma situação, como já foi dito o registro será criado e uma cópia enviada a você, depois que a Fase 7 estiver verde, você já pode pedir uma cópia pelo Civil Online se não quiser aguardar a chegada pelo email.

    Quando a fase 7 estiver terminada e você já tiver registrado em Portugal, pode agendar o pedido do Cartão Cidadão no Consulado, e quando receber o cartão pedir o Passaporte Português; estas etapas devem ser feitas na sequencia, pois precisa da Certidão para pedir o Cartão de do Cartão para pedir o Passaporte; até consegue agendar algumas coisas no mesmo pedido, mas o processo será nessa ordem. Se estiver ou for para Portugal pode pedir tanto o Cartão como o Passaporte lá; é mais rápido e mais barato, mas tem que ser presencial e pode você entrar tanto como brasileiro ou como português (apresentando a Certidão portuguesa).

    Agora a parte ruim: os tempos de cada etapa...bom, mesmo com algumas pessoas conseguindo um registro de nascimento rápido, a média é de 3 meses (no meu caso já esta indo para o 4 mês, e nada), depois tem o agendamento no consulado que é muito variado e depende de sorte ou persistência (as vezes alguns dias outras alguns meses), mas raramente é rápido; depois de ir lá, mais uns 2 meses para chegar o Cartão Cidadão e depois disso mais uns 15 dias para o Passaporte.

    Resumindo, fazendo tudo por aqui: um pouco mais de 6 meses até receber o Passaporte, se estiver ou for a Portugal, depois que tiver o registro resolve tudo em no máximo 3 semanas...estou sempre falando dos prazos médios sem as taxas de urgência.

    Se alguém tem outros prazos, por favor me corrija...eu com certeza vou gostar de prazos menores.

  • Guimoss e Vlad Lopes, muito obrigado pelas orientações, eu agradeço a todos vocês que são "faróis" em meio a tanta informação e caminhos que devemos seguir.

    Agora sigo mais tranquilo aguardando o e-mail que eles irão me enviar com as informações do meu numero de registro de Cidadão Português para que eu siga para o consulado e realize os tramites consulares.

    Meu muito obrigado pela orientação de todos vocês

    Alexandre Cerqueira

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Alexandre Cerqueira , sugiro que você já comece a tentar o agendamento no Consulado.

    Se, até a data em que você conseguir marcar, ainda não tiver recebido a certidão portuguesa, não tem problema. De qualquer modo você tem que apresentar um documento com foto. O próprio Consulado consulta sua certidão online!!

  • Leticia boa tarde!

    Muito obrigado pela sua mediação, e como o meu consulado fica no Rio de Janeiro, sei que ele é muito solicitado, portanto amanhã mesmo já vou ligar marcando um agendamento.

    Atenciosamente,

    Alexandre Cerqueira

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @Alexandre Cerqueira , você tem que agendar pela Internet - "Agendamentos online"

    Faça seu cadastro e tente, diariamente, em torno das 10h da manhã!! https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/

  • @Vlad Lopes Sabe informar como que eu faço para tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte diretamente em Portugal? Já saiu a minha cidadania e estou com passagem marcada para Portugal em novembro. Estou na dúvida se tento tirar por aqui (Brasília) ou se aguardo para tirar em Portugal.

    Obrigado.

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @tiagoemello , melhor fazer em Brasília.

    Tivemos o relato recente de uma forista, informando que está tendo dificuldades para agendar horário para fazer o cartão cidadão em Portugal, por causa das restrições de atendimento.

  • @tiagoemello já comece a tentar agendar na Embaixada

    Desde 1º/6 estão aceitando agendamento para solicitação simultânea de CC + passaporte. Estou tentando há alguns dias agendar, mas ainda não consegui nenhum horário livre.

    Apesar da informação oficial de que novos horários são liberados somente no primeiro dia útil do mês, de vez em quando eles liberam alguns horários cancelados. Em maio, depois de uma semana tentando, consegui agendar para fazer o CC no começo de julho e também tinham sido liberados horários para o fim de maio.

  • Obrigado @Leticialele e @gsilvestre !!!

    Estou tentando aqui marcar um agendamento para tirar logo os dois doc´s em Brasília, mas o site sempre informa que não tem data.

    Vou continuar tentando aqui. Melhor seria já chegar lá com a documentação e tentar tirar o NIF por lá, né!?

  • LeticialeleLeticialele Member, Moderator

    @tiagoemello , você só terá NIF se tiver conta bancária em Portugal, ou um representante fiscal.

    Tenho cartão cidadão e passaporte e não tenho NIF

  • @tiagoemello estou na mesma situação, aqui em SP não consigo achar uma data decente pra fazer a documentação, confesso que depois de uns dias até parei de tentar.

    Então decidi olhar de vez em quando, se der sorte marco aqui mesmo, se não acontecer isso, vou deixar pra fazer quando for a Portugal; mas no meu caso é muito tranquilo porque a cidadania e a documentação é um desejo pessoal e não uma necessidade (pelo menos por enquanto); por isso posso esperar até um momento mais sossegado aqui ou mesmo lá em Portugal....minha vitória de conseguir a cidadania já foi alcançada, o resto farei quando der...e para viajar o passaporte brasileiro me serve muito bem.

    Como disse a Leticialele um outro forista disse que esta dificil agendar documentação em Portugal também; então entendo que o melhor a fazer é continuar tentando por aqui até uma data razoável antes da sua viagem, se até lá não der, buscar uma forma de agendar lá, para o mais próximo da sua chegada.

    Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.