Atribuição para filho de portugues

Boa tarde!

Estava preparando os documentos para abertura de processo de atribuição de cidadania para minha mãe (neta de português), porém fui informada que seria mais fácil e rápido pedir primeiro para minha avó (filha viva de português, atualmente com 93 anos), e depois pedir para minha mãe.

Essa informação procede?

Nesse caso, seria mais rápido dar entrada no consulado ou diretamente na conservatória?

Antes de dar entrada, é necessário fazer o averbamento do óbito da minha bisavó? Quanto tempo demora?

Quem puder me orientar, agradeço.

Comentários

  • @LilianSouza , sim, muito mais rápido fazer primeiro a da sua avó, como filha de português.

    Foi o pais português da sua avó o declarante do nascimento dela? Caso positivo, mande o processo dela, pelo artigo 1C, para o Arquivo Central do Porto.

    Sua avó vai precisar fazer prova de vida no Consulado que atenda à sua residência.

    Não precisa averbar o óbito da bisavó antes do pedido de nacionalidade.

  • @Leticialele , os pais dela não foram os declarantes, porém ambos contam na certidão como pais. Nesse caso, tem algum problema?

  • @LilianSouza , precisa transcrever o casamento dos pais, para estabelecer, juridicamente, tanto a paternidade quanto a maternidade. Transcrevendo o casamento dos pais, não importa quem foi o declarante, se ela nasceu na constância do casamento

  • @eles se casaram em Portugal. Mesmo assim precisa transcrever o casamento?

    outra dúvida, na Conservatória de Porto e mais rápido que em Lisboa? E se fizermos no consulado, demora mais?

  • @LilianSouza , se casaram em Portugal, não precisa transcrever o casamento!

    Porto é muito mais rápida que Lisboa (de longe, a mais demorada).

    Quanto aos Consulados, não sei, mas depende de conseguir agendamento.

  • @LilianSouza

    Se eles se casaram em PT, já deve aparecer a averbação do casamento no assento do português.

    Se não estiver, deve incluir uma cópia xerox simples (ou impressão) do assento de casamento. Se foi depois de 1911, peça no civilonline.

    ACP é a mais confiável. (há outros fatores a ser considerados. tempo não é tudo, mas ACP ganha no tempo também).

    Consulados não se aconselha. É uma outra modalidade de nacionalidade, outra lista de documentos, e não tem como acompanhar. Há quem prefira, entrega os documentos e quando ficar pronto lhe avisam por carta, geralmente um ano depois. Há pessoas que dizem ter recebido em muito menos tempo (contudo, só o agendamento demora meses). Não há como saber.

    ACP tem levado 6 meses para maiores, e o tempo está caindo. Outras conservatórias estão levando mais, e está aumentando.

  • @gandalf , no assento de nascimento não consta nenhuma averbação. Achei bem estranho. Eles se casaram provavelmente em 1910, e os registros de casamento desse ano não estão na distrital de Viseu. Também não consegui encontrar no civilonline, o site mostra uma mensagem que somente constam registros até 100 anos.

    Enviei e-mail para distrital de Viseu e também para conservatória de Tondela, mas ainda não tive resposta.

  • @LilianSouza , você tem que "driblar" o sistema do civil online. Coloque uma data que dê menos de 100 anos (ex: 1926) e, em Informações adicionais, coloque a fata correta ou diga que não tem a data precisa.

  • Bom dia,

    é possível fazer a prova de vida pelo cartório? E me tempos de pandemia não sei como está o consulado de SP.


    caso feito em cartório é necessário apostilamento também por se tratar de um documento brasileiro, correto?

  • TatyanneTatyanne Member
    editado April 2021

    @Malupera Também tenho essa dúvida e pensei no cartório notorial... Se for possível é bem mais simples!

    Mesmo que tenha que apostilar ainda assim é bem mais simples! Esses Consulados só por Cristo!

    Estes dias fui aqui na minha cidade o Cônsul nem sabia dessa prova de vida... Foi outra menina do Consulado de São Paulo que explicou...

    Para mim Santos seria ótimo, mas são bem enrolados!

  • @Malupera . @Tatyanne , A prova de vida feita em Cartório não é aceita! Tem que ser feita no Consulado, infelizmente.

  • Alguem sabe me informar quanto tempo esta demorando os processos de cidadania para filhos de portugueses, onde a documentação foi entregue numa CRC ao invés da ACP? No meu caso é para a conservatoria de Coimbra

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.