Formulário 1C e vale postal

Bom dia, poderiam me informar se o formulário 1c teve alguma alteração de preenchimento de setembro de 2020 até hoje? E se possível queria saber se teve alteração no valor da atribuição de cidadania, que até então era de €175,00.

Comentários

  • @_celsorodriguees , nada foi alterado. Nem no preenchimento nem o valor.

  • Obrigada.

  • editado April 2021

    @_celsorodriguees

    No formulário nada mudou. Na forma de pagamento e de se obter o form sim.

    Antes, usava um form padrão genérico, e fazia o pagamento por Vale Postal.

    Agora o método preferencial é fazer o pagamento por cartão de crédito (onde já vem o valor destacado). O cartão pode ser de qualquer pessoa. Ao fazer o pagamento recebe o form-1C por e-mail, já com o nome do requerente e o recibo de pagamento impresso nele. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande uma cópia do e-mail impresso junto com o processo, para confirmarem o pagamento. Ainda que o recibo esteja impresso no form, por algum motivo (que ainda não entendi), frequentemente pedem pra ver o e-mail de confirmação, e gera atrasos.

    Preenche diretamente no form que tem o recibo, leve ao cartório e assine diante do tabelião para certificar por autenticidade.

    Estou respondendo novamente, porque se tivesse feito o pagamento do modo atual, você não teria perguntado sobre o form ou o valor.

    Se usar o form genérico e certificar, depois terá que mandar os dois forms, um genérico preenchido e certificado, e outro em branco mas que contêm o recibo de pagamento. Também funciona, mas fica meio torto.

    Primeiro tenha os documentos portugueses, que não vencem. Em seguida os documentos brasileiros, que vencem em 1 ano. Em seguida o pagamento pelo cartão. Depois faz as certificações do RG e do form-1C, e mande por DHL. Use o Sedex dos correios somente se não tiver DHL disponível em sua cidade.

  • Boa noite!

    Sou filho de brasileiro com nacionalidade portuguesa. Me tirem uma dúvida, por favor!

    No formulário 1C, no quadro 2, quais as informações que eu coloco nos campos: Freguesia, Conselho, data de nascimento, assento,... ? Não vejo essas informações na certidão do meu pai enviada de Portugal pelos correios.

    Desde já agradeço!

  • @Maycon Rodrigues , coloque assento nº XXXX/XXXX e marque um X em Conservatória dos Registos Civis.

    Deixe o resto em branco.

    Se quiser, mande uma cópia simples da certidão de seu pai e não precisa preencher esse quadro, Marque apenas "Pai português"

  • editado April 2021

    @gandalf o preenchimento do link que você me mandou, no morada e localidade oque tenho que colocar?

  • editado April 2021

    @_celsorodriguees

    Morada é o endereço do titular do cartão. Localidade é o nome da cidade. Essa parte me parece clara.

    Faça o pagamento com cartão virtual, pelo app no celular, ou provavelmente terá uma mensagem de erro ao final, na fase de confirmação. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/241787/#Comment_241787

  • @gandalf entendi obrigado, tenho mais uma dúvida estou enviando os papéis do meu pai, quando o processo dele ser finalizado preciso esperar o cartão cidadão dele ficar pronto ou já posso enviar meus papéis pra minha atribuição.

  • @_celsorodriguees , não precisa aguardar o cartão cidadão dele.

    Para o seu processo. só vai precisar do registo português do seu pai.

    Se foi ele o declarante do seu nascimento até que você tenha completado um ano, não precisa transcrever o casamento dele.

  • Ok, muito obrigado.

  • Boa Tarde,

    Estou resolvendo o processo de atribuição da minha mãe. Já providenciei a certidão de nascimento por cópia reprográfica (apostilada) e o RG (apostilado). Acho que não vou enviar cópia simples da certidão da minha avó, pois tenho os dados do assento do nasicmento dela. Falta só o formulário 1-C e o pagamento da taxa de 175. Porém, estou vendo que a forma de pagamento mudou e o formulário também. Não existe mais a possibilidade pagar por vale postal? Eu preferia porque assim acompanhava a cotação pelo site, no cartão estou insegura do valor que vem. Tentei fazer pleo cartão online do santande deu erro, vi que tem que ficar ligando pra lá para ver se liberam.

  • @fernandamabrandao

    Vale Postal é o passado. Até junho de 2019 era a melhor maneira. Agora não mais.

    Correio não quer mais fazer. Conservatórias não querem receber. Você não ia querer pelo prazo de 30 dias para sacar que está apertado na pandemia. Ainda é uma alternativa possível, mas cada vez mais distante.

    Se fizer o pagamento pelo App no celular você consegue. Os bancos brasileiros estão atrasados na implantação do sistema por conta da pandemia. NuBank funciona, cartão virtual do Santander (que você tem) também funciona. Há outros. Mas tem que fazer pelo app, porque tem uma última etapa de confirmação que o sistema antigo não tinha. Santander tem que ligar no setor anti-fraudes e pedir a liberação antes. Se for pagar pelo computador, deixe o app aberto no celular, e farão a confirmação por ele.

    O form-1C não mudou. Mas pagando pelo cartão já lhe mandam o form-1C com o nome e recibo pre-impresso. Mesmo assim junte ao processo um print do e-mail que recebe com o form após o pagamento.

  • Entendi, pela praticidade é melhor o cartão de crédito né? Vou tentar ligar para o santander antes então. Obrigada @gandalf

  • Ano de 2019 realizei o pagamento do vale postal pelo site com os dados do meu cartão de crédito (físico, do banco Itaú)

    Esse ano, o Itaú liberou no app um cartão virtual (número instantâneo e único para cada compra virtual).


    Vou testar, porque parece que o Itaú já possui essa tecnologia tbm @gandalf

  • Boa tarde Pessoal,

    Procurei no fórum esse meu questionamento, mas não encontrei.

    Fiz o pagamento do vale postal on-line para o meu irmão, porém fiz com meu cartão e no vale o nome do cliente saiu meu nome ao invés do nome dele.

    O processo da cidadania é para ele, o formulário 1C ele já havia preenchido tudo certinho.

    Será que vai dar algum problema ou a conservatória vai aceitar normalmente ?


    obs.: quando preenchi os dados para pagamento coloquei o nome do meu irmão como requerente. O meu nome preenchi somente nos campos ‘NOME PRÓPRIO e SOBRENOME’.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.