Dúvida de prazo após pagar os 175 euros

Boa noite! Estou com quase todos documentos prontos para meu processo de atribuição de nacionalidade, dos meus avós portugueses para mim.

Surgiu uma dúvida, quando eu fizer o pagamento dos 175 euros, tenho algum prazo máximo para enviar os documento após preencher o formulário?

Há problema enviar a copia apostilada do passaporte + do RG? (Ambos tirei recentemente), minha dúvida é se demorará mais o processo se eu enviar os dois ou se será mais rápido.

Uma dúvida simples mas que gostaria de um esclarecimento, fiz o pagamento para renovar as certidões de nascimento minha e do meu pai. Devo mandar para portugal a certidão nova ORIGINAL + copia apostilada, ou apenas a copia apostilada?


Obrigado a todos.

Comentários

  • @A1920

    Não há um prazo estipulado. Mas não conte com isso. Mantenha um prazo razoável de poucos meses. Por isso sempre envie junto impresso o e-mail recebido após o pagamento.

    Basta um documento. RG apostilado é o preferencial, com menos de 10 anos de emissão. Passaporte com filiação é alternativo. Em alguns casos pode ser usado CNH. Sempre válidos, certificados e apostilados. Não invente nada diferente.

    Não entendo do que você está falando. Você tem que pedir no cartório uma certidão original de inteiro teor, certificada, e apostilada. O apostilamento pode ser feito em qualquer lugar do país, não necessariamente no cartório que pediu a certidão certificada.

    Não pode ser uma cópia de uma certidão que você tem. As assinaturas do cartório têm que estar ali na forma original, a caneta, ou não apostilarão.

  • Obrigado!


    em relação à certidão. Eu vou emitir uma nova, inteiro teor, repografica e apostilar. Minha dúvida é se devo enviar que nem o RG ( Apenas a cópia autenticada com o apostilamento), ou envio a certidao original com o apostilamento colado nela

  • editado April 2021

    @A1920 , mande a certidão por cópia reprográfica, original, com apostilamento;

    a identidade é que tem que ser por cópia autenticada, apostilada, pois é um documento único, e você precisa dele!

  • Obrigado! Farei exatamente assim então.


    Vocês acreditam que em 1 ano e meio é possível ficar pronto? Ou talvez deva ter que esperar 3 anos e tal..

  • @Leticialele Vejo que é bem ativa no grupo, tenho uma dúvida nova. Será que com a lei nova para netos, será necessario enviar tambem meu diploma do ensino medio apostilado? Ou nao necessitará?


    Obrigado!

  • @A1920

    Não precisa enviar o diploma se o requerente nasceu no Brasil. É presumido o conhecimento da língua.

    Para netos, 2,5 a 3 anos é o tempo que tem levado atualmente.

  • Outra dúvida! Obrigado pelo tempo de vocês @Leticialele @gandalf ; Sou neto, meu pai não tem a cidadania. Tanto meu avô, como minha avó, são portugueses. Devo enviar a certidão de nascimento dos dois emitida pelo civil online, ou apenas de um deles?


    É melhor preencher o formulário com o avô ou a avó?? Será que tem alguma diferença ao optar por algum dos dois?

  • @A1920

    Você excedeu sua quota de perguntas. Tente novamente mais tarde...

  • @A1920

    Escolha o português que foi declarante do filho.

    Terá que mandar a transcrição de casamento dos avós se eles se casaram no BR.

    Se casaram em PT, mande a certidão de casamento dos avós.

  • A transcrição ja foi feita em portugal. E consta na certidão do civil onlie, ainda assim terei que enviar? @gandalf

  • @A1920 , se já foi feita, consta como averbação na certidão do civil online. Não precisa mandar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.