Como será daqui há 20 anos?
Eu estava pensando (como diz a minha noiva, isso é um bom sinal)... Já vi alguns casos de pessoas que entraram aqui e já perderam o direito à cidadania pq os ascendentes faleceram e como a grande imigração portuguesa acabou há algumas décadas a tendência é diminuir muito o número de pessoas com direito à cidadania portuguesa.
Creio que em 20 anos existirá poucas pessoas com direito à cidadania, será que haverá outra mudança na lei portuguesa?
Para que a "extinção" de pessoas com direito à cidadania não aconteça é importante que as pessoas que estão querendo a cidadania optem pela atribuição e não pela naturalização ao menos que não tenham direito a essa opção ou que ainda não tenham filhos.
Como há muitos brasileiro no exterior é capaz de aumentar o número de pessoas querendo obter a cidadania Brasileira. Acho que logo deveremos estudar a cidadania brasileira para ajudar os filhos dos membros dessa comunidade.
Que coisa doida.
Creio que em 20 anos existirá poucas pessoas com direito à cidadania, será que haverá outra mudança na lei portuguesa?
Para que a "extinção" de pessoas com direito à cidadania não aconteça é importante que as pessoas que estão querendo a cidadania optem pela atribuição e não pela naturalização ao menos que não tenham direito a essa opção ou que ainda não tenham filhos.
Como há muitos brasileiro no exterior é capaz de aumentar o número de pessoas querendo obter a cidadania Brasileira. Acho que logo deveremos estudar a cidadania brasileira para ajudar os filhos dos membros dessa comunidade.
Que coisa doida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Concordo com vc, não tinha pensado nisso, e acho que muitos tambem não, rssss.
eu acredito que, em breve, Portugal vai mudar as leis sobre nacionalidade, e pra melhor, ha alguns anos atras neto de portugues nao tinha direito por naturalizacao, somente se fosse feito por atribuicao, de pai pra filho, hoje sabemos que mesmo que o pai tenha falecido, o neto consegue.
Desde 2007, foi feito um adendo na lei que se refere a constituicao da nacionalidade brasileira pra filhos de brasileiros nascidos no exterior, que diz que filho de brasileiro nascido no exterior tem direito automatico a cidadania brasileira e foi uma grande luta por parte de varias ONGS onde, ate entao, os filhos eram considerados apatridas muitas vezes ( meu filho seria um dos brasileirinhos apatridas ! Nao era ingles pela lei daqui nem brasileiro pela lei brasileira ). A condicao de brasileiro estava sujeita a confirmacao atraves de dois eventos: residencia no Brasil ate os 18 anos e opcao pela nacionalidade brasileira perante Juiz Federal.
Alias, vc sabe que filhos de estrangeiros que nascem em Portugal, nao tem direito a cidadania portuguesa ? A lei portuguesa eh jus sanguinis ( soh eh portugues se os ancestrais forem portugueses ), a lei brasileira eh jus soli ( todos q nascem em territorio brasileiro sao brasileiros, nao importa a origem dos pais ) e tem alguns paises que tem uma mistura de jus solis com jus sanguini.
A Lei nas Americas nao pode funcionar nunca como a Lei na Europa. Nas Americas predominam a lei da Terra, quem nasce aqui nasce com a cidadania do Pais ou de Pai pra filho quando registrado no nascimento, pelo menos o BR permite desde 1994. Na Europa (Velho Continente) ja predomina a Lei do sangue, que nos beneficiou com direitos dos nossos descedentes, portanto, e impossivel alguem pedir Nacionalidade Brasileira nos mesmo moldes, por sangue. E mais facil morar no BR e pedir Naturalizacao por lacos afetivos ou asilo politico ou de guerra. Quando a agua acabar no mundo todos vao querer e nao vao poder. Nos sim, kkkkkk
Como será que foi feito com o Nelsinho Piquet? Ele é um brasileiro nascido na Alemanha.
a mãe do Nelsinho é holandesa! ele tem passaporte brasileiro e holandês.
Eu entendo, a intencao nao e simplesmente dar uma cidadania. Para brasileiros que queiram morar em portugual, em geral e muito simples morando em portugual e recolhendo seus impostos com o tempo voce passa a ter direito a cidadania. O que se ve normalmente e as pessoas recorrendo a cidadania portuguesa apenas para ter acesso a outros paises do Bloco na realidade o vinculo se quebra, mas as portas de Portugual esta sempre aberta para brasileiros com descendencia ou sem que queiram fazer parte de Portugual. Os acordos entre Brasil e Portugual sao bons, logo quem realmente desejar fazer parte de Portugual sempre tera oportunidade.
Exato, mas para qualquer brasileiro adquirir nacionalidade originaria derivada, neste caso "Domicilius", tera que estar legalmente morando por seis anos em PT. Em outros Paises viaria, Alemanha 7, Suica 10, Uk nao da mais nacionalidade por "domicilius", so permit eternity. E isso