Ajuda na busca por registro de nascimento/bastismo de português do Distrito de Guarda

Olá, estou a procura dos registros do meu bisavô.

Achei o documento do consulado da cidade onde moro com a identificação do meu bisavô contendo algumas informações, bem como tenho em posse a certidão de casamento dele com minha bisavó. Ajudem-me, por favor. Já busquei em todos os sites de pesquisa e tentei buscar no site do arquivo do Distrito mencionado.

Nome; Afonso Ribeiro (da Cruz)

Filiação: Miguel Ribeiro (da Cruz) e Maria da Luz

Cônjuge: Juliana Pereira da Conceição (solteira) ou Juliana Ribeiro da Cruz (nome casada)

Nascimento; 10/04/1906

Freguesia: Paranhos

Concelho; Ceia (Seia)

Distrito: Guarda

Falecimento: 13/05/1991 em Manaus

Última habitação em Port. segundo a inscrição do consulado: Val (vale) da Igreja

Chegada no Brasil segundo documento do consulado: 07/10/1927

Achei também uma inspeção médica, datada de 20/09/1927, para o visto para vir ao Brasil feita em Lisboa e nela menciona o passaporte de Vizeu de nº 2009 ou 2609 (meio desgastada então não tenho 100% de certeza) e menciona uma suposta naturalidade de Nelas (aparentemente uma vila portuguesa).

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Victor_cruz

    Trisavô?

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    445215 Miguel Ribeiro Da Cruz Sul S. Pedro do Sul Sem Indicação Sem Indicação Negociante 32 Brasil Solteiro

    Onde vc conseguiu as informações a respeito do Distrito de Guarda?

    Essas informações são da Juliana Pereira? Ela era brasileira ou portuguesa?

    É mais provável que seja do Distrito de Viseu, pelo que vc informou e pelos dados acima.

    Boa sorte

  • Victor_cruzVictor_cruz Member
    editado April 2021

    @guimoss

    O Miguel Ribeiro da Cruz é o pai do meu bisavô.

    As informações do distrito de Guarda eu consegui pela inscrição no consulado

    Só desconsiderar o nascimento datado de 1915, pois foi uma rasura feita, por baixo tá 1906.


    A Juliana Pereira da Conceição é esposa do Afonso Ribeiro da Cruz, a partir do seu casamento com ele passou a se chamar Juliana Ribeiro da Cruz. Ela é a minha bisavó brasileira e ele é meu bisavó português. Os pais do português se chamam Miguel Ribeiro da Cruz e Maria da Luz (ambos portugueses).

    Segue também esse documento relativo ao passaporte e inspeção médica para vir ao Brasil (claramente a idade dele aqui está errada), mas a naturalidade, segundo esse registro, é de Nelas e o passaporte de Viseu.

    Será que ele nasceu em Viseu e não em Guarda (como o registro no consulado daqui fala)???


    Outra informação é que ele recebia carta dos familiares e os remetentes eram de Vale de Igreja Paranhos da Beira, Seia, nº 6270, Portugal.

    Muito obrigado pela ajuda com meu trisavô já é alguma informação.


    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    445215 Miguel Ribeiro Da Cruz Sul S. Pedro do Sul Sem Indicação Sem Indicação Negociante 32 Brasil Solteiro

    Essas informações aqui, você conseguiu pelo arquivo distrital de Viseu??? nos passaportes de que ano??

    Muito obrigado

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Victor_cruz

    Trisavó? O nome bate, era da região de Viseu e teve Manaus como destino.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    4423 Maria Da Luz Cabaços Moimenta da Beira António Gonçalo Maria José Sem Indicação 33 Manaus Sem Indicação

    22725 Maria Da Luz Arcos Tabuaço Manuel Joaquim Ana Lucia Sem Indicação 50 Manaus Sem Indicação

    Esses passaportes são do site do Cepese. Um passaporte custa 10 euros e, a partir do segundo, 8 euros cada.

    No processo de emissão do passaporte, há a inclusão da certidão de batismo/nascimento do interessado, o que pode ser útil, se for o seu parente.

    Espero que seja a sua parente!

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Victor_cruz

    Sugestões para o seu caso:

    1) se vc tem o numero do passaporte (ou algo próximo), há a possibilidade de busca no site da torre do tombo. Vc deve buscar no ano de 1927, pelo número do passaporte. Aí, vc descobriria a freguesia e o concelho, bem como a idade, o que facilitaria o encontro do batismo;

    2) vc tera que olhar todas as freguesias suspeitas do nascimento do bisavô (viseu e guarda), no intervalo de +ou- 1 ano da data que vc imagina ser a certa.

    3) vc tb poderia procurar o casamento dos seus trisavós tambem no tombo.pt. Um casamento de "Miguel com Maria" (é assim que aparece no assento) não é tão comum. Busque +ou- 1 ano antes do possível nascimento do seu bisavô. Se vc achar, haverá a indicação do local de nascimento de ambos, ajudando a encontrar seu bisavô;

    4) se a data de 1915 estiver certa, vc poderia pedir pelo civilonline, indicando a data correta, pois tem mais de 100 anos. Custa 10 euros o acesso.

    5) vc poderia realizar uma busca nos AD de Viseu e Guarda, informando os dados. Esse serviço é pago.

    6) vc poderia obter o "termo de justificação" da inscrição no Consulado, se possível.

    Boa busca!!!

  • Eu fui ao consulado é consegui reaproveitar do processo do meu tio avô, eu achei a certidão de batismo do meu bisavô por lá hoje. Eles pediram para coimbra enviar uma 2ª via para usar, vou pagar uns 20 euros. Ele nasceu em Guarda mesmo, mas foi registrado em viseu ou coimbra por alguma razão.

    Muitíssimo obrigado, agora so falta a certidão do filho do português

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.