BUSCA CERTIDÃO DE BATISMO

Meus queridos estou tentando encontrar a certidão de bisavô português, tentei de diversas maneiras e não encontrei, uma membra do fórum instruiu o Registro Civil da Guarda, porém só consigo fazer o pedido, sem saber se o que irei pagar é pelo documento correto! Estou falando isso pq a prima da minha mãe obteve uma "certidão narrativa" desse mesmo bisavô através do Arquivo Distrital, porém o nome dos pais do português não batem com o nome do avós do meu avô (filho do português) que consta na certidão do meu avô.... alguém pode me ajudar a encontrar a certidão de batismo do meu bisavô?

Meu bisavô:

Henrique Miguel da Motta

Freguesia de Travancinha, Portugal. Município de Seia na província Beira Alta, região do Centro e sub-região da Serra da Estrela

Possível Paroquia Nossa Senhora do Rosário

Pais do Henrique:

Antonio Miguel da Motta

Gracinda da Silva Ferreira


Estou tendo dificuldades inclusive por informações divergentes..... colocarei aqui os arquivos que tenho:

  • Certidão de nascimento do meu avô Nilson Jesus da Motta (filho do português), arquivo anexo em pdf ao final.
  • Registro de estrangeiro\imigração do Henrique Miguel da Motta. Encontrei no FamilySearch, imagem abaixo:


  • Certidão narrativa de nascimento do português Henrique Miguel da Motta (essa certidão foi enviada pela prima da minha mãe (que está dando entrada nos documentos de cidadania) porém se observarem o nome dos pais do português tanto quanto o ano e data de nascimento dele, divergem dos outros documentos...E essa certidão narrativa foi obtida através do Arquivo Distrital.....


Por isso gostaria da ajuda de vcs para encontrar a certidão de batismo do Henrique para que eu veja a informação correta para entrar com o pedido no Registro Civil!


Desde já agradeço muito a todos que puderem ajudar!


Comentários

  • Boa tarde

    Os Distritos só procuram o que você passa, ou seja, não fazem uma busca muito abrangente, porém pode ser apenas uma pessoa que também de chama Henrique e tem familiar com nome parecido, nesse período essas vilas eram muito pequenas e muitas pessoas casavam com pessoas de familia proximas, como vc tem o 2 documentos com o mesmo registro, acho que vale dar uma ignorada desse que o distrito de Guarda enviou, pois é completamente diferente.

    Eu mesma tenho na minha ascendência, irmãos de uma família, que se casaram com irmãs de outra família e aí os filhos tem o mesmo sobrenome.

    Outra coisa, naquele eṕoca também era muito comum o registro ser feito em data completamente diferente da de nascimento, as vezes vc procura por alguem que nasceu em fevereiro de 1900, porém o registro é de meses ou até anos depois.

    NO site do tombo só tem os registros de nascimento até 1893, mas fica de olho que eles sempre estao atualizando e vc pode fazer a pesquisa por conta própria: https://tombo.pt/f/sei24

    Boa sorte aí na sua busca!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.