Orientação sobre documentos necessários

Caros, espero que estejam todos bem.

Meu bisavô era português e eu e meus primos estamos nos organizando para juntar todos os documentos para fazer a nacionalidade portuguesa dos nossos pais (netos de português). Esse fórum é maravilhoso, riquíssimo em informações - inclusive foi por aqui que aprendi o caminho para localizar a certidão de batismo do meu bisavô (obrigadooo). São muitas informações e eu acabo me confundindo demais. Podem me ajudar, por favor, e dizer o que mais falta eu fazer para dar entrada na nacionalidade da minha mãe?


Tenho os seguintes documentos:


°certidão de batismo do português (estou providenciando pelo arquivo distrital do Porto);

°certidão de óbito do português (tenho);

°certidão de nascimento do filho do português - pai da minha mãe - (vou pedir segunda via no cartório da minha cidade, a mesma onde ele nasceu);

°certidão de óbito do filho do português - pai da minha mãe - (tenho);

°certidão de nascimento da minha mãe - neta do português - (vou fazer segunda via também);

°certidão de casamento da minha mãe - neta do português - (tenho) / obs: minha mãe é divorciada, isso altera alguma coisa?

°RG da minha mãe - neta do português - (tenho).


°Quando eu fizer o processo de nacionalidade, esses documentos devem ser cópias autenticadas, correto? Essa autenticação é simples ou tem alguma autenticação específica para esses documentos?

°Meu bisavô foi casado com brasileira (creio que ele se casou no Brasil, apenas). A certidão do casamento dele também será exigida no processo de nacionalidade para a minha mãe - neta dele -? Não tenho esse documento.

Desculpe pela ignorância mas, como disse, são tantas informações que fico até confuso. Muito obrigado pela atenção/ajuda de vocês.

Comentários

  • @joaophelipe :

    °certidão de batismo do português (estou providenciando pelo arquivo distrital do Porto); Peça uma via certificada para o processo de cada neto

    °certidão de óbito do português (tenho); Se for para fixar o nome na vida adulta, ok

    °certidão de nascimento do filho do português - pai da minha mãe - (vou pedir segunda via no cartório da minha cidade, a mesma onde ele nasceu); Certidão inteiro teor, apostilada

    °certidão de óbito do filho do português - pai da minha mãe - (tenho); Não precisa

    °certidão de nascimento da minha mãe - neta do português - (vou fazer segunda via também); Tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada

    °certidão de casamento da minha mãe - neta do português - (tenho) / obs: minha mãe é divorciada, isso altera alguma coisa? Mande a certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar APENAS se no RG de sua mãe ainda aparecer o nome de casada. Se o RG estiver com o nome de solteira, não precisa)

    As certidões têm que ser mandadas originais.

    °RG da minha mãe - neta do português - (tenho). Cópia autenticada e apostilada. tem que ter menos de 10 anos de emissão

    Se sua mãe ou algum tio tiver mais de 70 anos, tem que fazer prova de vida no Consulado Português que atenda à área em que moram.

    Junte os demais documentos exigidos:

    Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE, no Cartório;

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, preferencialmente com cartão de crédito virtual. Neste caso, vai receber, no email cadastrado, o Formulário dito acima, com o recibo impresso no cabeçalho. Mande, junto com os documentos, impresso, o email que encaminha o Formulário, que serve como recibo.

    Mande os processos para a CRCentrais - Lisboa, por DHL. É mais segura e rápida, nesses tempos de pandemia!

    Sua mãe e seus tios podem enviar os processos, completos, separados em envelopes, em um único envelope de envio. Aceitam até 5 processos por remessa.

  • @Leticialele muito obrigado pelas suas informações!

    Você disse que tenho que enviar os documentos originais ao fazer o processo de nacionalidade. Aqui, no meu caso, são uns 4 tios que querem fazer mas cada um vai fazer no seu respectivo tempo, quando a grana permitir. Daí penso: se eu mandar os documentos do meu bisavô, do avô, meu outro tio não vai conseguir fazer o processo dele até que os documentos originais do bisavô sejam devolvidos?

    Exemplo: tenho todos os documentos em mãos. Minha mãe vai fazer o processo de nacionalidade mês que vem (exemplo). Meu tio vai fazer o processo no fim do ano mas eu já terei mandado os documentos originais do bisavô pra fazer o processo da minha mãe. E agora? rs

  • @Leticialele muito obrigado pelas suas informações!

    Você disse que tenho que enviar os documentos originais ao fazer o processo de nacionalidade. Aqui, no meu caso, são uns 4 tios que querem fazer mas cada um vai fazer no seu respectivo tempo, quando a grana permitir. Daí penso: se eu mandar os documentos do meu bisavô, do avô, meu outro tio não vai conseguir fazer o processo dele até que os documentos originais do bisavô sejam devolvidos?

    Exemplo: tenho todos os documentos em mãos. Minha mãe vai fazer o processo de nacionalidade mês que vem (exemplo). Meu tio vai fazer o processo no fim do ano mas eu já terei mandado os documentos originais do bisavô pra fazer o processo da minha mãe. E agora? rs


    Fiz um print da tela para mostrar o pedido que fiz ao Arquivo Distrital do Porto para obter a certidão de batismo do meu bisavô. Poderia, por gentileza, ver se o pedido está certinho? É só pra eu não pagar duas vezes em caso de fazer o pedido errado :D

    Mais uma vez, muito obrigado!!!

  • editado April 2021

    @joaophelipe , as Conservatórias não devolvem os documentos!!

    Como são 4 tios, tem que pedir 4 vias da certidão autenticada ao Arquivo Distrital! Uma para cada processo. Cada processo tem que ir completo, sem compartilhamento de documentos.

    Creio que, quando se trata de mais de uma via, a primeira custa 20 euros e as demais são mais baratas.

    Meu primo pediu a de nosso avô, duas vias, a primeira custou 20 euros e a segunda, 15.

    Pode pedir um orçamento ao Arquivo Distrital. Se não concordar, basta não pagar. Em 10 dias eles cancelam o pedido e você faz outro, com uma certidão só, se for caso.

    Eu pediria um orçamento, pode ser que, dividindo por 4, saia mais em conta para cada um.

  • @Leticialele muito obrigado pelas suas informações!

    Você disse que tenho que enviar os documentos originais ao fazer o processo de nacionalidade. Aqui, no meu caso, são uns 4 tios que querem fazer mas cada um vai fazer no seu respectivo tempo, quando a grana permitir. Daí penso: se eu mandar os documentos do meu bisavô, do avô, meu outro tio não vai conseguir fazer o processo dele até que os documentos originais do bisavô sejam devolvidos?

    Exemplo: tenho todos os documentos em mãos. Minha mãe vai fazer o processo de nacionalidade mês que vem (exemplo). Meu tio vai fazer o processo no fim do ano mas eu já terei mandado os documentos originais do bisavô pra fazer o processo da minha mãe. E agora? rs


    Fiz um print da tela para mostrar o pedido que fiz ao Arquivo Distrital do Porto para obter a certidão de batismo do meu bisavô. Poderia, por gentileza, ver se o pedido está certinho?

  • @Leticialele te agradeço imensamente, mais uma vez! Um abraço!

  • editado April 2021

    @joaophelipe , se você pediu 4 vias, está correto. Vão acrescentar 4 euros por covid (? é novidade para mim) e 6 euros para envio pelos correios.

    Aceite o orçamento.

    Esses documentos não têm validade de apenas 1 ano, como no caso dos brasileiros.

    Sim, sua mãe pode fazer o processo dela agora e seus tios no fim do ano. Não há problema algum!!

    Boa sorte para todos!! Um abraço!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.