Certidão de Nascimento - Bragança - Divergência nos nomes

Busco a certidão de nascimento do meu bisavô português. O nome dele está divergente na certidão de casamento do meu avô e na certidão de óbito dele. Meu avô é vivo porém não se lembra do nome certo do seu pai.

  • Álvaro Manuel do Nascimento (como consta na certidão de casamento do meu avô: Mauro França do Nascimento ) / Álvaro José do Nascimento (como consta em sua certidão de óbito)
  • Nasceu em 1903
  • Filho de Francisco Manuel do Nascimento e Adelina do Nascimento
  • Faleceu em São Paulo, SP em 23 de agosto de 1977 com 74 anos
  • Natural de Bragança, Portugal
  • Casado com Adelina da Conceição França, Natural de Vidigueira, Portugal
  • Filhos: Gilda, José, Mauro, Dirce, Dorival e Cinira

Comentários

  • Encontrei também um passaporte de um português que talvez seja o pai de Álvaro: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1228296

    Mas o nome da mãe não bate e o nome do filho está como José Álvaro, de resto, tudo bate, a idade de àlvaro e o local também! =)

    Será que é o pai dele??

  • Segundo meu pai o Álvaro se chamava José Álvaro

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2021

    @pamprn

    Boa noite,

    Deixe os dados mais organizados. Do jeito que você colocou fica meio difícil de entender.

    Sugiro que vc coloque dessa forma:

    Nome do português (com o nome divergente em LETRA MAIUSCULA) + certidão em que consta o nome.

    Pelo que eu entendi vc tem a certidao brasileira de casamento do avô e a de óbito do seu bisavô português.

    Dúvidas:

    1) o seu bisavô portugues era casado? Se sim, vc tem a certidão de casamento dele?

    2) vc tem a certidão de nascimento do seu avô ou tio-avós? (filho(a)s do português)? Se sim, o seu bisavô português foi o declarante do nascimento deles?

    3) Nas certidões de nascimento, obito e casamento dos seus tio-avós (que vc mencionou acima), se eles eram casados, como está o nome do bisavô?

    4) vc ja localizou o assento de batismo de adelina (sua bisavó)? Seus bisavós se casaram no BR ou em PT?

    As certidões com mais crédito são aquelas em que o português integra ou assina, seja como, participante (nascimento/batisno dele, casamento dele e nascimento dos filhos) ou como testemunha (em certidões de parentes).

    Essas são as que vc tem que procurar para determinar qual variação de nome é a correta.

    As de óbito são as menos críveis, pois, no momento do luto, os declarantes cometem erros ou não conferem erros cometidos.

    Espero ter te ajudado!

  • pamprnpamprn Member
    editado March 2021

    Obrigada pelas dicas @guimoss!! Vamos lá, agora bem organizado.

    Esses são os dados de meu bisavô português:


    Nome:

    ALVARO MANOEL DO NASCIMENTO - ( certidão de casamento de meu avô )

    ALVARO JOSÉ DE NASCIMENTO - ( certidão de óbito dele )

    Conjuge: ADELINA DA CONCEIÇÃO FRANÇA

    Local e Data de Nascimento: BRAGANÇA - Portugal, 1903

    Filiação: FRANCISCO MANUEL DO NASCIMENTO e ADELINA DO NASCIMENTO


    1) Ele era casado com a Adelina da Conceição mas não tenho a certidão de casamento deles.

    2) Não tenho a certidão de nascimento do meu avô.

    3) No RG do meu avô consta o nome do pai e da mãe: Álvaro Manoel do Nascimento e Adelina da Conceição.

    4) Ainda não localizei a certidão de batismo da minha bisavó Adelina. Não sei se casaram-se em Portugal ou Brasil.




  • editado March 2021

    @pamprn , pede a reprodução, a ser descarregada pela web, do passaporte do FRANCISCO MANUEL DO NASCIMENTO.

    Veja em: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1228296

    Âmbito e conteúdo

    Registo n.º32 - f.331v. Filho de: Manuel Amado e de Guilhermina da Conceição; Natural de: Babe-Babe-Bragança; Idade: 28 anos; Literacia: Não sabe escrever; Est. Civil: casado(a); Profissão: Agricultor(a); Destino: Brasil. Acompanhantes: Joaquina Joana Maria; Esposa; 27 anos - José Álvaro; Filho(a); 6 anos - Ana Maria; Filho(a); 4 anos - Amâncio Aniceto; Filho(a); 2 anos.

    Nos processos de passaportes, há a transcrição do assento de batismo de cada um

    O passaporte é de 1909, as idades batem!

  • editado March 2021

    @pamprn , tem um cartão de imigração do Amâncio Aniceto no family Search: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9JP-Q711?i=350&cc=2140223

    Cartão do Álvaro José do Nascimento, os pais são os mesmos :https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99FX-NZV9?i=424&cc=2140223

    Nascimento do Olympio, filho do Álvaro José: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSZ4-B9M9-L?cc=2765317

  • pamprnpamprn Member
    editado April 2021

    Muito obrigada @Leticialele !! Tem muuuitas coisas que batem nesses documentos! A dúvida maior que tenho é que o nome da mãe do Álvaro não bate com o atestado de óbito dele. Mas tem muitas coincidências, anos, cidades, nomes.

    Consegui a reprodução do passaporte do Francisco:

    Vou tentar encontrar a certidão de nascimento do meu avô Mauro e do pai dele, o Álvaro e descobrir o nome certo: Álvaro José ou Álvaro Manoel??

  • @pamprn , pelo passaporte, era José Álvaro!

    Ou o Álvaro Manuel é outro filho que nasceu no Brasil!

    Peça o processo do passaporte ao Arquivo Distrital de Bragança, para descarregar pela web. Normalmente, os processos têm transcrição dos assentos de nascimento!

  • @pamprn , pelo passaporte, é José Álvaro.

    Se houver um Álvaro Manuel, deve ser um filho mais novo que nasceu no Brasil.

    Peça o processo do passaporte ao Arquivo Distrital de Bragança, para descarregar pela web.

  • Mais uma vez, muito obrigada @Leticialele ! Achei que aquele passaporte já era documento final pois enviei um pedido de reprodução e eles me responderam que já estava disponível online e me enviaram esse link com a imagem do passaporte que postei acima.

    Como faço para pedir o processo do passaporte?

  • @pamprn , pelo passaporte, era José Álvaro!

    Ou o Álvaro Manuel é outro filho que nasceu no Brasil!

    Pergunte ao Arquivo Distrital se têm um cópia do processo de pedido de passaporte!

    Diga qual a finalidade - você precisa do assento de batismo e não está encontrando

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.