Ajuda busca certidão de nascimento portuguesa

Caros,

Estou com uma dificuldade imensa em encontrar a certidão de nascimento portuguesa de meu bisavô. Será que alguém poderia me ajudar? Na família não há maiores informações, visto que ele faleceu quando meu avô ainda era criança. Todas as informações que tenho são de sua certidão de casamento e certidão de óbito, ambas encontradas em São Paulo/SP.

Os dados que possuo do português são:

Nome: Abel de Souza

Data de Nascimento: 22/04/1885 (certidão de casamento); ou 22/04/1875 (certidão de óbito)

Local de nascimento: Província da Beira Alta, Portugal.

Nome do Pai: José de Souza

Nome da mãe: Maria da Encarnação

Nome da Esposa: Amália Montosa Camacho

Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda,

Att.

João Paulo

Comentários

  • @joaopauloss2013

    Bom dia,

    Acho que encontrei o seu antepassado.

    Há algumas divergências, mas há similaridades.

    Olha as possibilidades:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    171029 Abel De Sousa Lamego Lamego Sem Indicação Sem Indicação Pedreiro 40 Rio de Janeiro Casado

    222398 Abel De Sousa Pinheiro Castro Daire José de Sousa Maria de Almeida Sem Indicação 48 Rio de Janeiro

    286315 Abel De Sousa Penude Lamego Sem Indicação Sem Indicação Proprietario 52Rio de Janeiro Casado

    299928 Abel De Sousa Penude Lamego Sem Indicação Sem Indicação Proprietario e Pedreiro 45 Rio de Janeiro Casado

    Todos esses locais são do DISTRITO DE VISEU, que fazia parte da antiga província da BEIRA ALTA.

    O id 222398 é o mais provável desta lista. O local está correto e a filiação está parecida (abel filho de jose e maria).

    Boa sorte

  • editado March 2021

    @guimoss

    Olá! Agradeço a breve resposta.

    Tentei verificar nas freguesias de Penude, Lamego e Pinheiro, próximo a data de 22/04/1885 se encontrava qualquer registro de batismo do Abel, mas infelizmente não achei.

    Se me permite perguntar, esses registros que encontrou são de onde? Não sei como acessá-los, logo não consegui verificar se as informações vão de encontro com as que tenho.

    Encontrei há algum tempo, um registro no Porto do Rio de Janeiro, de um Português chamado Abel de Souza, que imigrou sozinho ao Brasil em 19/11/1906. Não sei se de fato é ele, mas as datas são "coerentes". Não encontrei nada no Porto de Santos.

    Outra informação que consta na certidão de casamento dele é o ano aproximado da morte de seus pais(José de Souza falecido ~~ 1897; Maria da Encarnação falecida ~~ 1899; Ambos morreram em Portugal).

    Ele se casou em 25/10/1917 em São Paulo - SP, cartório da Mooca. Faleceu em 05/02/1943, em São Paulo - SP.

    Alguma luz? Estou anexando o registro de óbito dele e de casamento.


  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @joaopauloss2013

    Sugestões:

    1) vc deve vasculhar os livros das freguesias citadas de 1875 a 1885 (eu usaria a data do casamento como referência, com uma margem de erro de +ou- 1 ou 2 anos). Se não quiser ou não ter tempo, vc pode pedir para arquivo distrital, mas é um serviço pago.

    2) Vc tem que ver quais distritos atuais fazem parte da antiga província de Beira alta e buscar lá. Viseu faz parte.

    3) vc pode pedir esses passaportes que te informei no cepese. Um é 10 euros e partir de dois, 8 euros cada.

    4) Como as idades nos passaportes são maiores do que as idades no casamento e como eles mencionam "casado" esses passaportes podem ser do seu antepassado, bem como mencionar a esposa.

    ***5) a esposa era espanhola. Como o casamento ocorreu no brasil, vc irá precisar fazer a transcrição do casamento deles em portugal (alguns do forum entendem que se o pai for o declarante e a declaração ocorrer em até 1 ano do nascimento, a transcrição é dispensada - mas isso não é 100%).

    Para isso, vc precisará achar a certidão espanhola de nascimento/batismo dela e FAZER A TRADUÇÃO JURAMENTADA DELA.

    No Consulado do RJ, eles aceitam certidões simples. Outros só de inteiro teor.

    ***Caso nao tenha, vc deve começar a buscar a certidão dela***, pois sem ela vc não poderá fazer a transcrição e sem esta, vc não poderá fazer sua atribuição de neto.

    Vc tb pode pesquisar sobre a cidadania espanhola para netos, mas nesse ponto, não posso ajudar.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @joaopauloss2013

    Sobre a esposa espanhola do português:

    1) Eu notei que os pais dela residem em sp. Vc pode olhar o museu da imigração pelo passaporte deles, no familysearch ou no arquivo nacional (tem o registro de entrada nos portos do Rio e Santos), para achar a naturalidade dos pais e, possivelmente, a dela.

    2) Vc também pode tentar o Consulado espanhol da sua localidade por algum documento deles. Ou pedir instruções para a pesquisa na Espanha.

    3) Na imagem postada, eu vi que a certidão de casamento foi emitida em 03/2021.

    ***TOME CUIDADO COM ISSO***

    Só emita as certidões estrangeiras quando estiver com tudo pronto para fazer um ato exigido por PT, como retificações, transcrições e pedidos de cidadania.

    Além disso, vc só tera a certeza de que os dados de uma certidão não-portuguesa (brasileira e espanhola, no seu caso) estão corretos, SE ELES BATEREM COM OS DADOS DAS CERTIDÕES PORTUGUESAS, ao que parece, nenhuma delas localizadas por você nesse momento.

    ***vc usa a certidao estrangeira para retificar as brasileiras. Pergunte ao cartório que armazena a certidão por mais informações, pois isso varia entre os cartórios***

    E também deve considerar que certidões estrangeiras tem a validade de 01 ano (alguns locais 6 meses).

    Essa que vc postou só terá validade em órgãos portugueses até, no máximo, 03/2022.

    Boa sorte nas suas buscas!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.