Tirar segunda via de RG durante a pandemia

Boa noite,

Alguém tem algum relato/experiência/sugestão de como tirar a 2a bia do RG nessa pandemia?

O procedimento normal me parece muito arriscado a idosos nesses tempis de Covid.

Alguém conseguiu uma segunda via, levando uma foto 3x4 ou algo do gênero?

Obs: No Rj, alguns RCPNs fazem. O 3o (Avenida Graça aranha), o 9o (São Cristóvão), o 5o (Botafogo, este é perto do Consulado) e o 4o (Catete).

Qualquer sugestão é bem-vinda.

Obrigado

Comentários

  • Ninguém precisou tirar um RG nessa pandemia?

    Como foi feito?

    Obrigado.

  • @guimoss , o 3 RCPN do Rio faz, sim. Estive hoje lá e verifiquei isso.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    Obrigado, @Leticialele.

    Vc sempre é bastante prestativa aqui no fórum.

    Eu já tinha conhecimento do 3o rcpn e alguns outros.

    A minha preocupação é como um idoso vai tirar a foto presencialmente, já que para isso teria que tirar a mascara e ter o risco de se expor ao Coronavirus.

    Eu sei que, no site do DETRAN, tem um aviso de que, se a câmera nao estiver funcionando, poderia levar a foto 3x4.

    Alguém já conseguiu dessa maneira ou pode relatar uma experiência diferente para o fórum?

    Um relato de alguém que tenha de 03/2019 até hoje, ou seja, durante a pandemia, conseguido tirar a fotografia em segurança?

    Obrigado a todos

  • editado April 2021

    @guimoss

    Acho que sua preocupação não tem fundamento. 99,9% é o que a pessoa toca com as mãos, e depois leva a mão aos olhos, ou ao nariz.

    O problema não é tirar a máscara para a fotografia. Nenhuma pessoa se contamina por tirar a máscara por alguns minutos, a menos que aquele fotógrafo esteja contaminado e tossindo ou falando a menos de 2m dele.

    Ele se contamina é tocando na maçaneta da porta, no botão do elevador, no botão do bebedouro de água, ao cumprimentar alguém, ao manusear dinheiro, o RG, o cartão bancário, ao usar uma caneta pra assinar o recibo ou documentos. Coisas que passam despercebidas. E também em banheiros públicos, se tocar objetos e a torneira.

    Tenha sua própria caneta. Álcool nas mãos e na ponta dos dedos (esfregando por 30 segundos) a cada vez que mudar de ambiente, e ao entrar no carro. Evitar ambientes fechados por períodos prolongados, para reduzir exposição. Usar uma boa máscara cirúrgica descartável (não são bonitas, mas são 5X mais eficientes que as de tecido).

    É muito mais provável que pessoas da casa (familiares e empregados) sejam os que trarão contaminação, pela proximidade, pelo tempo junto, e pelo relaxamento, porque ninguém consegue viver o tempo todo em estado de alerta.

    Olhe a sua volta... Se você estiver num lugar com 50 pessoas, pelo menos uma delas estará contaminada e ainda não sabe. Isso não significa que as outras 49 vão sair dali contaminadas. Somente se houver contato, conversar próximo, tocar em objetos, coisas assim. Mesmo se acontecer, mas logo em seguida lavar as mãos, ou melhor ainda passar álcool nelas, dificilmente será contaminada. Já pensou num ônibus? São 50 passageiros. :-)

    Ao entrar em casa, vá direto lavar as mãos. Se for o caso, troque de sapatos e/ou de roupa. Em um caso extremo, tome um banho caso tenha ido a um ambiente muito hostil. Um hospital, laboratório, aglomeração intensa.

    Seja feliz, tome as precauções necessárias, mas não deixe de fazer o que precisa. Haja de acordo com o risco, mas sem excessos.

  • @gandalf @Admin

    Boa tarde,

    Primeiramente, obrigado por responder ao que postei e por oferecer muitos dados importantes sobre os tipos de máscaras.

    Desculpe, mas eu discordo. Postos do DETRAN e cartórios, geralmente, são locais pequenos, apertados e sem circulação, o que aumenta a chance de contágio, especialmente aos mais idosos ou aos parentes que se desloquem a esses locais e depois, tenham contato com os idosos.

    O tempo é de cautela e tirar a máscara fora da residência famlliar é, ao meu ver, altamente não recomendável, o que inclui os locais que mencionei.

    Dessa forma, existem 3 caminhos alternativos:

    1) O administrativo, no Detran (seja nos postos ou pelo atendimento remoto, tentando buscar uma alternativa - como levar a foto 3x4) ou nos cartórios, onde me informaram ter uma sala especial só para a foto.

    2) O legislativo - a comunidade aqui (Acho que já vi pessoas do RJ, SP, BA, AM, PA) poderia se unir e mandar mensagens aos Deputados Estaduais (responsáveis por legislar sobre os cartórios), pedindo uma lei sobre o tema.

    No RJ, há dois projetos de lei sobre o tema (depois irei abrir um tópico sobre isso). Poderíamos mandar mensagens em conjunto para os parlamentares, num ato de participação cívica.

    E essa pandemia teve vários precedentes, como o legislativo, o judiciário, aulas e a medicina, que ocorreram de forma online.

    E isso seria bom para toda a sociedade, especialmente os mais idosos, além de eliminar muita burocracia desnecessária.

    3) a via judicial - seria possivel impetrar um Mandado de Segurança ou uma Ação Popular sobre o tema.

    Acho que podemos nos unir e pensar numa alternativa razoável para esse problema que afeta a todos.

    Isso já aconteceu várias vezes por aqui, como parecer que a @Leticialele encontrou, a notícia que o consulado do Rio aceitava pedidos pelos correios, e muitos outros casos.

    Muito obrigado pela atenção

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Como cidadão, e na minha opinião estritamente pessoal, acho que neste momento a exigência no comparecimento físico em lugares fechados é inaceitável, e nenhum esforço deve ser poupado para evitá-la, especialmente tendo em vista os números calamitosos no Brasil.

    Como administrador do fórum, acho que o foco do espaço deve se manter na discussão sobre o processo de nacionalidade portuguesa, e não ser utilizado diretamente para a organização política/cívica. Isto posto, especialmente neste caso que é uma questão de saúde pública, não vejo problema em uma discussão ser criada para convidar membros da comunidade a participar de uma petição em outra plataforma, como por exemplo o change.org, ou um grupo de mídia social com este fim.

  • @Admin precisei ler ,4x , para ver se havia lido certo.

    Parabéns.

  • @Admin

    Embora as informações mencionadas não sejam minhas, mas recomendações gerais do CDC (informações de utilidade pública da agência norte-americana), eu concordo com você que não devem servir como motivação política de nenhum tipo. Sendo assim, peço que meu post anterior seja removido, evitando maiores polêmicas sobre o tema.

    Afinal para nacionalidade não há motivo para atropelos. Já que foi posta de lado por vários anos pelas partes interessadas, pode muito bem esperar um ano ou dois quando a situação voltar a se normalizar.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado April 2021

    @gandalf não vejo motivo para remover o comentário original com sua opinião que foi expressa com civilidade. A divergência de opinião de forma respeitosa é permitida neste fórum. Peço apenas que todos evitem colocações antagonizantes como a sua última frase, esta sim digna de remoção, que excepcionalmente deixo ficar como um exemplo a todos do que não fazer.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Admin

    Bom dia,

    Agradeço pela decisão ao caso que aqui aconteceu. Foi bem razoável e entendo a sua sua situação em balancear a livre discussão e manter a conversação em termos calmos e serenos.

    Eu abri esse tópico para escutar relatos de pessoas que fizeram uma identidade (em especial no tirar da foto) na pandemia e buscar uma altermativa para esse problema (uso de máscara x rosto descoberto para a foto), como sempre aconteceu aqui no fórum nos mais diferentes assuntos.

    Eu não sugeri nada de conteúdo político, mas entendo que possa haver mal-entendidos nessa área.

    O que sugeri foi simplesmente abrir um canal de comunicação com autoridades públicas (neste caso com os deputados estaduais da localidade de cada um), como a maior parte dos membros deve fazer de forma rotineira com funcionários de cartórios, conservatorias e arquivos de documentos brasileiros e portugueses.

    E assim, poderiamos discutir o projeto de lei, como foi feito de maneira bastante completa e satisfatoria com os projetos de lei da assembleia de Portugal sobre alterações na Lei de Nacionalidade, com os membros tirando dúvidas entre si e diretamente com o Deputado luso-brasileiro Paulo Porto e compartilhando aqui.

    E a emissão de uma identidade recente é uma parte essencial para esse fim, razão pela qual mencionei esse projeto de lei do Estado do Rio, que somente tem esse objeto: a emissão remota de RG ou CNH.

    Quem sabe não existem projetos de lei semelhantes em outros Estados?

    E eles poderiam facilitar a vida dos descendentes portugueses e, de maneira legal e legítima, encurtar o longo caminho para se conseguir a cidadania, que creio ser a razão de existir desse fórum.

    Essa foi uma forma de contribuir com essa comunidade, como fizeram (e sempre fazem) a @Leticialele , o @Guilherme Moreira , @Kleber Silva Aguiar , entre muitos mais.

    Nunca quis causar nenhuma animosidade por aqui, somente oferecer ajuda e informações aos membros, da mesma maneira que sempre me foi oferecida aqui.

    Abraço a todos

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @guimoss sem problemas. Concordo com a relevância da discussão sobre o projeto de lei. Somente a mobilização política é que eu acredito que começa a sair do escopo do fórum. Para ser específico:

    a comunidade aqui (Acho que já vi pessoas do RJ, SP, BA, AM, PA) poderia se unir e mandar mensagens aos Deputados Estaduais (responsáveis por legislar sobre os cartórios), pedindo uma lei sobre o tema.

    Iniciativas assim são parte do nosso dever cívico e pessoalmente aplaudo, somente acho que o fórum não é o lugar. O convite a um grupo externo com esse fim, não vejo problema.

  • @Admin

    Respondi e te marquei no outro tópico.

    Mais uma vez, obrigado.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Obrigado pela compreensão e parabéns pela iniciativa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.