Descobri Freguesia da Bisavó

Olá gente, eu estou querendo a cidadania portuguesa, minha bisavó é portuguesa e eu não tenho a informação da freguesia, alguém pode me ajuda?

(todas as informações)


Comentários

  • @lauracarvalhh

    Bisavó?

    O sobrenome está diferente, mas como você pode ver, ela veio "casada".

    Esse sobrenome pode ser o do primeiro marido, que teria falecido e a sua bisavó teria se casado com o segundo marido que consta na certidão de óbito acima.

    Se você pedir o passaporte (ou tentar localizar o batismo e o matrimônio na torre do tombo ou pedir uma pesquisa no arquivo distrital de vila real), vc pode descobrir se o marido mencionado tem o sobrenome "trindade".

    Dessa forma, o seguinte passaporte pode ser da sua bisavó (Rosária de Jesus, filha de Manuel Cardoso):

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    121079 Rosária De Jesus Trindade Mesão Frio Porto Manuel Maria Cardoso Ana de Jesus Alves Doméstica 42 Rio de Janeiro Casado

    DISTRITO: VILA REAL

    CONCELHO E/OU FREGUESIA: MESÄO FRIO.

    Obs: fusão de freguesias. Caso não ache na freguesia homônima do Concelho, pode procurar nessas:

    Boa sorte!

  • Olá, me ajudou bastante. Não consigo ver se é realmente ela, eu tinha a informação que meu avô era português, mas agora eu não sei mais pq não achei informações sobre ele.

    achei algo relacionado, não sei ao certo se é ela mesmo. O nome do meu bisavô era David Martins de Carvalho, pensei que poderia ter ligação.


  • @lauracarvalhh

    A sua imagem provavelmente esta correta.

    Agora vc tem dois caminhos:

    1) buscar o livro de batismo da freguesia de girabolhos (concelho de seia, Distrito de Guarda) na data aproximada do nascimento dela (1880 a 1881, se a idade no óbito estiver correta), no site da torre do tombo;

    2) Pedir esse inventário pelo site do Arquivo Distrital e ver se tem a data de nascimento da sua antepassada. Tem um modelo aqui no fórum que pode te ajudar.

    Por fim, coloque @+nome de quem vc quer mandar a mensagem, pois o sistema avisa que há uma mensagem para a pessoa marcada.

    Boa sorte

  • Muito obrigada, me ajudou bastante.

  • Olá, minha bisavó é portuguesa e eu não estou conseguindo localizar a certidão/ certidão de batismo, alguém pode me ajudar?

    na foto tem os dados da minha bisavó


  • @lauracarvalhh , você pediu a reprodução, para descarregar pela web, do processo de inventário? Pode conter informações valiosas!

  • Pedi, mas não está baixando, o site deu problema.

  • Boa noite..procuro a certidão do meu bisavô

    José do Nascimento Almeida

    Filho de Antonio de Almeida e Anna Joaquina

  • @lauracarvalhh

    Boa noite,

    Vc fez a mesma pergunta em dois tópicos distintos.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17500/descobri-freguesia-da-bisavo#latest"

    É melhor manter o mesmo assunto no topico já criado para isso, para nao confundir os demais membros do grupo.

    Obrigado

  • @lauracarvalhh

    Tem certeza? Fez o pagamento?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @guimoss juntei os tópicos em um só.

  • @lauracarvalhh , você tem que pedir a reprodução ao Arquivo Distrital. Use a opção "Descarregar pela web"

    Eles vão fazer um orçamente, você tem que aprovar e pagar.

    Depois disso, ou mandam por email os documentos para serem baixados ou um link para que você baixe.

    É simples, cobram apenas uns cêntimos por folha.

  • lauracarvalhhlauracarvalhh Member
    editado March 2021

    Achei outro documento que cita a minha bisavó , meu bisavô e meu avô. Não estou conseguindo ler, se alguém conseguir ler e se conter informações sobre o local de nascimento ou o ano de nascimento deles me informe. @Leticialele


  • @lauracarvalhh , é a certidão de casamento de Edilberto de Oliveira Santos, filho de Antonio Pacheco da Costa Santos e de Amélia Oliveira Santos, com Hermínia Correa Pimentel, viúva de Antonio Pimentel do Rego e filha de Manoel Correa, português e de Judith Mendes Correa, brasileira.

    Não tem nada de seus bisavós!!

    Pode mandar o link? Pode estar na página seguinte!

  • @lauracarvalhh , está na página seguinte. Vou transcrever para você. Aguarde um pouco!

  • editado April 2021

    @lauracarvalhh :

    "Aos vinte e sete de julho de mil novecentos e quarenta e quatro nesta Capital e na sala de casamentos do Pretório onde se achava o Meritíssimo Juiz Doutor Paulo presentes as testemunhas legais do ato adiante qualificadas e assinadas às treze horas e dez minutos receberam-se em matrimônio segundo o regime de comunhão de bens DAVID MARTINS DE CARVALHO JÚNIOR e AUGUSTA GONÇALVES DE CARVALHO que passará a chamar-se Augusta Martins de Carvalho. Ele brasileiro, nascido nesta Capital em vinte e quatro de abril de mil novecentos e vinte e um, solteiro, auxiliar de escritório residente a Rua Venancio Ribeiro cento e cinquenta e dois, filho de David Martins de Carvalho e Rosária de Jesus, portugueses. Ela nascida nesta Capital em trinta e um de outubro de mil novecentos e vinte e dois solteira residente à Rua Venancio Ribeiro cento e trinta e três filha de Manoel Gonçalves Carvalho e Carlota de Jesus de Oliveira, portugueses. Os editais foram publicados em trinta de junho findo tendo sido apresentados os documentos da lei. E para constar lavrei o presente termo que lido assinam o Juiz, nubentes e testemunhas ................"


    O casamento foi na 8ª Circunscrição

  • lauracarvalhhlauracarvalhh Member
    editado April 2021

    Muito obrigada, me ajudou bastante, agora eu tenho conhecimento que os dois eram portugueses, tanto meu bisavô quanto minha bisavó (rosaria e david), vou ver se encontro mais sobre o local de nascimento dos dois, Rosária está dificil achar, vou tentar com o david e ver se acho algo. Esta uma peleja só, mas muito obrigada pela a ajuda@Leticialele

  • @lauracarvalhh , os bisavós maternos , ao que parece, também eram portugueses!

    Por que você não conseguiu aquele processo de inventário?

  • editado April 2021

    @lauracarvalhh , pelo óbito, o David Martins de Carvalho não era casado. O nome do filho, David Martins de Carvalho Júnior está declarado na certidão.

    Morreu em 5 de dezembro de 1945, aos 68 anos. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-624Y-BD?i=27&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7QGC-JDMM

    Imagem 28/308

    Óbito do filho: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DW1Z-LD?i=253&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79SC-88N2

  • lauracarvalhhlauracarvalhh Member
    editado April 2021

    sim, eu tenho os documentos mas não tenho muitas informações do local de nascimento, preciso disso pra tentar a cidadania né. Eu fiz a solicitação daqueles documentos, estou aguardando aprovar, vou ver se vai dar certo né.@Leticialele

  • @lauracarvalhh , sim, para fazer essa busca, tem que ser meio detetive.

    Você reparou que a Rosário foi a inventariante do Antonio Martins de Carvalho Júnior? É muita coincidência ela ter sido casada com o David Martins de Carvalho. Há, apenso, o inventário de maria Miquelina, que faleceu em 1891. O Antonio Martins de Carvalho Júnior, era o inventariante. Deve haver alguma relação entre o Antonio e o David. É muita coincidência a Rosario ser a inventariante em 1911!!

    O da Maria Miquelina está aqui: http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1334834

    Se você pediu a reprodução para descarregar pela web, vai conseguir!

  • lauracarvalhhlauracarvalhh Member
    editado April 2021

    Pensei o mesmo, não tem como um não ter ligação com o outro, tem muitas informações que batem, só preciso achar a ligação de cada um, vou tentar entender esse inventário, pesquisar o máximo pra encontrar informações deles.

    Ja solicitei a reprodução, só falta aprovarem. Obrigada pela ajuda, tem me ajudado bastante, estou me sentindo até no FBI kkk ❤️@Leticialele

  • @lauracarvalhh , eu também, meio Sherlouca Holmes! hahahahaha Adoro pesquisar!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.